System Of A Down: causaram barulho na música e na política
Resenha - Steal this Album - System Of A Down
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 14 de janeiro de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para a maioria dos fãs radicais do Metal, o New Metal nada mais era que uma mistura de guitarras distorcidas, vocais rapeados e scratches de DJs. Bandas como Linkin' Park, Limp Bizkit e Korn são exemplos mais citados. Porém, as bandas que ajudaram a criar um som mais alternativo ao Metal foram Sepultura (a partir do álbum Roots), Biohazard, Rage Against The Machine e Faith No More. Apesar do estilo ferver no final dos anos 90 e começo do novo milênio, outras bandas preferiram se isolar dessa panelinha: Slipknot e System Of A Down.
System Of a Down - Mais Novidades
E foi essa última que preferiu criar uma base sólida ao misturar Metal, Rock, Rap, música oriental e outros estilos. Seus álbuns System Of A Down (1998) e Toxicity (2001) causaram um barulho não só na música, mas também no seu lado político e social, cujas letras criticam o sistema norte-americano, principalmente o então governo de George W. Bush.
Com os ataques terroristas em alta, desde a destruição do WTC, a banda formadas por descendentes de armênios foram mau-vistos pelas autoridades estadunidenses (há quem digam que a Cia estejam de olho neles). Serj Tankian e cia nem ligaram para isso e continuavam soltando seus fogos contra o sistema.
Em 2002, com o auxílio do mago Rick Rubin, lançaram Steal This Album (Roubem Este Álbum). Como uma jogada de marketing, eles imprimiram como se fossem um CDR comum, cujo intuito era para que seus fãs possam baixar todo o conteúdo da banda (basta colocar o CD no PC, acessar o link.
http://www.systemofadown.com/connected
O registro é uma compilação de material que seria utilizado nos seus primeiros trabalhos, mas que foram deixados de lado. Ouvindo-o, dá para sacar que é realmente um álbum completo de estúdio. O som é um pouco de tudo o que a banda representa.
Chic ´N´ Stu abre como uma bala de canhão explodindo nossos ouvidos, uma faixa que remete ao mestre Frank Zappa. O mesmo vale para Innervision, Bubbles, Nuguns, A.D.D., Highway Song e Fuck The System, incomodando até mesmo quem não gosta do então presidente com QI de 80. O lado emocional floresce com Egobrain, Roulette e Mr. Jack. Com Tankian dividindo os vocais com Daron Malakian.
O destaque mesmo é Boom!, que virou um clipe sensacional, dirigido por Michael Moore, mostrando várias manifestações de todo o globo, contra a guerra do Iraque. Valem a pena ver, assim como os documentários desse cineasta.
Sem dúvida, Steal This Album resistirá ao tempo. Se ainda não tem, comprem antes que roubem.
Formação:
Serj Tankian – vocal
Daron Malakian – guitarra/voal
Shavo Odadjian – baixo
John Dolmayan – bateria
Tracklist:
1-Chic 'N' Stu
2-Innervision
3-Bubbles
4-Boom!
5-Nuguns
6-A.D.D.
7-Mr. Jack
8-I-E-A-I-A-I-O
9-36
10-Pictures
11-Highway Song
12-Fuck The System
13-Egobrain
14-The Tawaves
15-Roulette
16-Streamline
Confiram o vídeo de Boom!, dirigido por Michael Moore:
Outras resenhas de Steal this Album - System Of A Down
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A curiosa história por trás de uma das frases mais ofensivas da carreira do Slayer


System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Baixista se considera grato e abençoado por música do System of a Down
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
As bandas que formam o "Big 4" do metal dos anos 2000, segundo a Loudwire


