System Of A Down: causaram barulho na música e na política

Resenha - Steal this Album - System Of A Down

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rodrigo Noé de Souza
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Para a maioria dos fãs radicais do Metal, o New Metal nada mais era que uma mistura de guitarras distorcidas, vocais rapeados e scratches de DJs. Bandas como Linkin' Park, Limp Bizkit e Korn são exemplos mais citados. Porém, as bandas que ajudaram a criar um som mais alternativo ao Metal foram Sepultura (a partir do álbum Roots), Biohazard, Rage Against The Machine e Faith No More. Apesar do estilo ferver no final dos anos 90 e começo do novo milênio, outras bandas preferiram se isolar dessa panelinha: Slipknot e System Of A Down.
79 acessosSystem of a Down: a evolução de "Chop Suey!" entre 2001 e 20175000 acessosSpike: os sete piores solos de guitarra

E foi essa última que preferiu criar uma base sólida ao misturar Metal, Rock, Rap, música oriental e outros estilos. Seus álbuns System Of A Down (1998) e Toxicity (2001) causaram um barulho não só na música, mas também no seu lado político e social, cujas letras criticam o sistema norte-americano, principalmente o então governo de George W. Bush.

Com os ataques terroristas em alta, desde a destruição do WTC, a banda formadas por descendentes de armênios foram mau-vistos pelas autoridades estadunidenses (há quem digam que a Cia estejam de olho neles). Serj Tankian e cia nem ligaram para isso e continuavam soltando seus fogos contra o sistema.

Em 2002, com o auxílio do mago Rick Rubin, lançaram Steal This Album (Roubem Este Álbum). Como uma jogada de marketing, eles imprimiram como se fossem um CDR comum, cujo intuito era para que seus fãs possam baixar todo o conteúdo da banda (basta colocar o CD no PC, acessar o link.

http://www.systemofadown.com/connected

O registro é uma compilação de material que seria utilizado nos seus primeiros trabalhos, mas que foram deixados de lado. Ouvindo-o, dá para sacar que é realmente um álbum completo de estúdio. O som é um pouco de tudo o que a banda representa.

Chic ´N´ Stu abre como uma bala de canhão explodindo nossos ouvidos, uma faixa que remete ao mestre Frank Zappa. O mesmo vale para Innervision, Bubbles, Nuguns, A.D.D., Highway Song e Fuck The System, incomodando até mesmo quem não gosta do então presidente com QI de 80. O lado emocional floresce com Egobrain, Roulette e Mr. Jack. Com Tankian dividindo os vocais com Daron Malakian.

O destaque mesmo é Boom!, que virou um clipe sensacional, dirigido por Michael Moore, mostrando várias manifestações de todo o globo, contra a guerra do Iraque. Valem a pena ver, assim como os documentários desse cineasta.

Sem dúvida, Steal This Album resistirá ao tempo. Se ainda não tem, comprem antes que roubem.

Formação:

Serj Tankian – vocal
Daron Malakian – guitarra/voal
Shavo Odadjian – baixo
John Dolmayan – bateria

Tracklist:

1-Chic 'N' Stu
2-Innervision
3-Bubbles
4-Boom!
5-Nuguns
6-A.D.D.
7-Mr. Jack
8-I-E-A-I-A-I-O
9-36
10-Pictures
11-Highway Song
12-Fuck The System
13-Egobrain
14-The Tawaves
15-Roulette
16-Streamline

Confiram o vídeo de Boom!, dirigido por Michael Moore:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Steal this Album - System Of A Down

3918 acessosResenha - Steal This Album - System Of A Down2446 acessosResenha - Steal This Album - System Of A Down

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 15 de janeiro de 2013
Post de 15 de janeiro de 2013

System of a DownSystem of a Down
Shavo Odadjian diz que gostaria de um novo álbum mas...

79 acessosSystem of a Down: a evolução de "Chop Suey!" entre 2001 e 2017910 acessosSystem of a Down: as mudanças de "Toxicity" entre 2001 a 20171017 acessosSystem of a Down: a evolução da banda ao vivo de 1997 a 2017776 acessosSystem of a Down: resumo da discografia no Disco Voador Rocks0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "System Of a Down"

System Of A DownSystem Of A Down
Brigas durante a gravação de Toxicity

System Of A DownSystem Of A Down
10 álbuns que mudaram a vida de Serj Tankian

EnqueteEnquete
Os 10 melhores shows do Rock In Rio 2015

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "System Of a Down"

SpikeSpike
Os sete piores solos de guitarra

MetallicaMetallica
Foto rara de formação original do grupo

Em 20/08/2005Em 20/08/2005
Iron Maiden é atacado com ovos no Ozzfest

5000 acessosMegadeth: fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo5000 acessosThin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"5000 acessosNo alto do castelo há uma linda princesa...4641 acessosJared Dines: qual a diferença entre metal e o metalcore?5000 acessosBlack Veil Brides: frontman pula na plateia e briga com fã no meio de show2384 acessosSlayer: "Importante não é a melodia, mas a fúria na voz"

Sobre Rodrigo Noé de Souza

Nasci em 1984. Esse ano não é só o início de uma nova democracia, mas também é o ano em que vários discos foram lançados, como Powerslave (IRON MAIDEN), Stay Hungry (TWISTED SISTER), W.A.S.P., Don´t Break The Oath (Mercyful Fate), Slide It In (WHITESNAKE), 1984 (VAN HALEN), The Last In Line (DIO) e, o meu favorito de todos, Ride the Lightning (METALLICA). Sou um aficcionado por Metal, desde AC/DC e ZZ Top, até Anaal Nathrakh e Krisiun. Sou Jornalista, blogueiro, facebookeiro, o que for. Quem quiser saber o que eu escrevo, acessem meu blog: www.esporropublico.zip.net.

Mais matérias de Rodrigo Noé de Souza no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online