Resenha - Steal This Album - System Of A Down
Por Alexandre Avelar
Postado em 19 de julho de 2003
New metal? Sim e não. Por ter surgido na mesma geração das bandas de new metal americano, por fazer shows ao lado de Korn e companhia, pelo "tique" de rock alternativo (batidas quebradas etc.), o System Of A Down acabou entrando para a galeria das bandas do odioso new metal.
System Of a Down - Mais Novidades
Por outro lado, ouvindo os três CDs que os caras lançaram até agora, dá para notar pelo menos três características que distanciam o System Of A Down da lama do new metal: primeiro, as músicas são fortes, diretas, agressivas e pesadas - "curtas e grossas" - com uma veia punk/hardcore vem evidente; segundo, as letras são engajadas, políticas e por vezes sarcásticas, o que reforça a impressão de se estar diante de uma banda de crossover punk-metal; terceiro, E MAIS IMPORTANTE, não há aqueles insuportáveis acordes tristinhos melancólicos de Korn e companhia, nem aquele lixo rap/hip hop de Rage Against The Machine, Linkin Park, Limp Bizkit e congêneres, que não perceberam ainda que o Faith No More é coisa do passado, assim como o grunge.
E aí? Já perdeu o preconceito contra o System Of A Down? Não? Ah, já sei: você quer saber se o S.O.A.D é uma banda de Heavy Metal. Agora a resposta é mais fácil: NÃO. É difícil classificar o som da banda: punk? hardcore? metal? Nenhum desses rótulos seria correto para definir uma banda que demonstra tanta ânsia por inovar, por criar coisas novas, ser diferente e original. O mais certo é dizer que se trata de um rock bem pesado, alternando momentos de pura melodia e..., bem não dá para estabelecer muitas regras além disso.
Falando do CD "Steal This Album!" em si, trata-se de uma compilação de músicas que não entraram nos dois primeiros discos do System Of A Down, embora não há nada aqui que lembre um disco de "sobras", pois a qualidade das músicas e das gravações está no mesmo nível do que foi apresentado anteriormente nos outros trabalhos.
O CD não contém encarte, e na contracapa há instrução para obtenção de letras e créditos através de área especial no website oficial da banda. Quer um conselho? Ignore isto, porque o tal link não permite cópia. Prefira o fan-site www.systemofadownonline.com, onde, além de poder copiar e imprimir as letras, há um link com várias interpretações de todas as letras da banda (muito interessante).
Destaques? Difícil destacar alguma música, mas "Chic'n'Stu", que abre o disco,é uma boa amostra do que vem adiante: muitas mudanças de andamento, influências de tudo o que for possível em termos musicais: música oriental, latina, clássica, punk rock, hardcore, Queen, The Who, pós-punk, reggae, pop, stoner e o que mais vier à cabeça. Os vocais de Serj Tankian sempre chamam a atenção pela versatilidade (ora sussurrados, ora melódicos, ora potentes, ora guturais - tudo na mesma música!). "Boom!" ficou conhecida pelos protestos contra a guerra do Iraque, e apresenta passagens que chegam a lembrar Offspring. "A.D.D" (American Dream Denial), traz passagens bem hardcore (ótimo riff) e teclados muito bem colocados. Já "I-E-A-I-A-I-O" me lembrou "Metal Messiah" do Judas Priest: um refrão simplesmente genial que quase é estragado pelo andamento meio rap da música. Há maluquices como "36", com seus 45 segundos de piração total. "Fuck The System" é talvez a mais puramente punk rock, com um refrão que remete aos primórdios setentistas do estilo. Mais para o final, aparecem algumas faixas mais lentas, onde Serj Tankian aproveita para demonstrar o poder de seu gogó: "Ego Brain", "Roulette" (acústica, com um belo arranjo de cordas, cantada em dueto) e "Streamline", que traz de volta a alternância de passagens bem melódicas com outras mais pesadas. Nesta última há um belo solo de guitarra, coisa que o Metallica ficou devendo em "St.Anger", e um "grand finale" que é coisa de cinema.
Bem, é isso. São 16 faixas em 43 minutos e meio que passam voando e te deixam com vontade de ouvir novamente. Palavra de quem ODEIA new metal.
Outras resenhas de Steal This Album - System Of A Down
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Site cita Alírio Netto como novo vocal do Angra mas depois apaga matéria
5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Os 3 clássicos dos anos 1980 que você não precisa sentir culpa por amar
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Baixista se considera grato e abençoado por música do System of a Down
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
As bandas que formam o "Big 4" do metal dos anos 2000, segundo a Loudwire


