Resenha - Steal This Album - System Of A Down

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Avelar
Enviar Correções  


New metal? Sim e não. Por ter surgido na mesma geração das bandas de new metal americano, por fazer shows ao lado de Korn e companhia, pelo "tique" de rock alternativo (batidas quebradas etc.), o System Of A Down acabou entrando para a galeria das bandas do odioso new metal.

publicidade

Por outro lado, ouvindo os três CDs que os caras lançaram até agora, dá para notar pelo menos três características que distanciam o System Of A Down da lama do new metal: primeiro, as músicas são fortes, diretas, agressivas e pesadas - "curtas e grossas" - com uma veia punk/hardcore vem evidente; segundo, as letras são engajadas, políticas e por vezes sarcásticas, o que reforça a impressão de se estar diante de uma banda de crossover punk-metal; terceiro, E MAIS IMPORTANTE, não há aqueles insuportáveis acordes tristinhos melancólicos de Korn e companhia, nem aquele lixo rap/hip hop de Rage Against The Machine, Linkin Park, Limp Bizkit e congêneres, que não perceberam ainda que o Faith No More é coisa do passado, assim como o grunge.

publicidade

E aí? Já perdeu o preconceito contra o System Of A Down? Não? Ah, já sei: você quer saber se o S.O.A.D é uma banda de Heavy Metal. Agora a resposta é mais fácil: NÃO. É difícil classificar o som da banda: punk? hardcore? metal? Nenhum desses rótulos seria correto para definir uma banda que demonstra tanta ânsia por inovar, por criar coisas novas, ser diferente e original. O mais certo é dizer que se trata de um rock bem pesado, alternando momentos de pura melodia e..., bem não dá para estabelecer muitas regras além disso.

publicidade

Falando do CD "Steal This Album!" em si, trata-se de uma compilação de músicas que não entraram nos dois primeiros discos do System Of A Down, embora não há nada aqui que lembre um disco de "sobras", pois a qualidade das músicas e das gravações está no mesmo nível do que foi apresentado anteriormente nos outros trabalhos.

O CD não contém encarte, e na contracapa há instrução para obtenção de letras e créditos através de área especial no website oficial da banda. Quer um conselho? Ignore isto, porque o tal link não permite cópia. Prefira o fan-site www.systemofadownonline.com, onde, além de poder copiar e imprimir as letras, há um link com várias interpretações de todas as letras da banda (muito interessante).

publicidade

Destaques? Difícil destacar alguma música, mas "Chic'n'Stu", que abre o disco,é uma boa amostra do que vem adiante: muitas mudanças de andamento, influências de tudo o que for possível em termos musicais: música oriental, latina, clássica, punk rock, hardcore, Queen, The Who, pós-punk, reggae, pop, stoner e o que mais vier à cabeça. Os vocais de Serj Tankian sempre chamam a atenção pela versatilidade (ora sussurrados, ora melódicos, ora potentes, ora guturais - tudo na mesma música!). "Boom!" ficou conhecida pelos protestos contra a guerra do Iraque, e apresenta passagens que chegam a lembrar Offspring. "A.D.D" (American Dream Denial), traz passagens bem hardcore (ótimo riff) e teclados muito bem colocados. Já "I-E-A-I-A-I-O" me lembrou "Metal Messiah" do Judas Priest: um refrão simplesmente genial que quase é estragado pelo andamento meio rap da música. Há maluquices como "36", com seus 45 segundos de piração total. "Fuck The System" é talvez a mais puramente punk rock, com um refrão que remete aos primórdios setentistas do estilo. Mais para o final, aparecem algumas faixas mais lentas, onde Serj Tankian aproveita para demonstrar o poder de seu gogó: "Ego Brain", "Roulette" (acústica, com um belo arranjo de cordas, cantada em dueto) e "Streamline", que traz de volta a alternância de passagens bem melódicas com outras mais pesadas. Nesta última há um belo solo de guitarra, coisa que o Metallica ficou devendo em "St.Anger", e um "grand finale" que é coisa de cinema.

publicidade

Bem, é isso. São 16 faixas em 43 minutos e meio que passam voando e te deixam com vontade de ouvir novamente. Palavra de quem ODEIA new metal.


Outras resenhas de Steal This Album - System Of A Down

Resenha - Steal This Album - System Of A Down

System Of A Down: causaram barulho na música e na política


WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin