Testament: um dos melhores ou melhor disco da grandiosa carreira

Resenha - Dark Roots of Earth - Testament

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Sem querer levantar a polêmica novamente, mas como o Testament ficou de fora do Big Four? É estranho, já que lá existem grupos que não fazem o mesmo som de outrora: deram aquela amaciada e tal... ok, paremos de reflexão, já que isso não vem ao caso, e falemos do espetacular “Dark Roots of Earth”, uma obra-prima do Thrash Metal mundial. Depois de tanto ouvir falar bem do disco, a constatação: sim, ele é tudo aquilo o que dizem! Uma das celebrações de 25 anos de vida que mais fizeram juz a um conjunto na história da música.
418 acessosFrontiers Music: Projeto com Caffery, Owens, Di Giorgio e Zonder5000 acessosNuno Bettencourt: Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela

Em quase oitenta minutos (o CD nacional da Laser Company traz “só” quatro faixas bônus, mais um DVD!), uma aula após outra de técnica e porradaria. E quem diria, ‘blast beats’ no som do quinteto! Pois sim, a lenda das baquetas Gene Hoglan mostra que continua incansável em sua criatividade e velocidade, e manda ver em “Native Blood”. Isso sem contar os solos de guitarra fantásticos da mega dupla Eric Peterson e Alex Skolnick, que certamente travam uma batalha para ver qual o mais demoníaco instrumentista! O “problema” é que essa disputa dura o álbum todo e aí, é só vantagem para o ouvinte!

Mesmo em momentos mais cadenciados, como em “Dark Roots of Earth” ou “Cold Embrace”, o trabalho estrutural é lindíssimo, com melodias mais do que perfeitas para as ocasiões. A segunda é praticamente uma balada, mas de um capricho fenomenal.

Mas outro destaque vem em seguida: “True American Hate” faz estardalhaço e acaba com qualquer pescoço de bangers que se prezem! Brutal e inspirada como poucas vezes visto! Novamente brilha a estrela de Hoglan, um cara que é habilidade pura.

O que crava no crânio em “Man Kills Mankind” é seu refrão grudento que repete o título da composição. Outra grande música.

Quanto às mencionadas faixas bônus, olha o naipe: “Dragon Attack” (Queen cover), “Animal Magnetism” (Scorpions cover), “Powerslave” (Iron Maiden cover) e uma versão extendida de “Throne of Thorns”. Muito interessante a ideia de saírem da zona de conforto (leia-se bandas extremas) para fazerem versões de clássicos! E a da Scorpions ficou muito pesada, excelente!

Bom, só para não pasar batido, a capa dispensa comentários. Merecia um pôster gigante.

E chega na hora do DVD bônus, que contém um documentário (com legendas em português) sobre como o álbum foi concebido. É tudo bem esmiuçado pelos integrantes – inclusive há depoimentos sobre o cover da Iron Maiden - e, claro, atraente para os fãs.

Há espaço para eles falarem dos 25 anos na estrada e sobre o patamar que a banda ocupa hoje. E a humildade dos caras surpreende!

Na sequência, uma curta, mas empolgante performance na opção “Live At The Avalon”, com as clássicas “Practice What You Preach”, “Over the Wall”, “Souls of Black” e “Disciples of the Watch”. Apesar das boas imagens, com várias câmeras, o som parece ter sido captado diretamente de seus microfones e, portanto, sua qualidade não está 100%. Contudo, tudo está razoavelmente audível.

Por último, um vídeo dos guitarristas (sem legendas) falando sobre quais instrumentos e equipamentos utilizam para tocar.

No final das contas, todo o trabalho mostra as multifacetas da banda, resultando em um dos melhores (o melhor?) disco da grandiosa carreira dos americanos. Estupendo e previsivelmente OBRIGATÓRIO!

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Testament - Dark Roots of Earth
Nuclear Blast/Laser Company – 2012 – Estados Unidos

http://www.facebook.com/testamentlegions?fref=ts
http://www.testamentlegions.com
http://www.facebook.com/testamentlegions
http://www.youtube.com/testamentofficial
http://www.twitter.com/testamentlegion
http://www.twitter.com/testamentband
http://www.twitter.com/chuckfcknbilly
http://www.twitter.com/AlexSkolnick
http://web.stagram.com/n/alexskolnick/
http://web.stagram.com/n/chuckfknbilly

Tracklist
1. Rise Up 04:18 Show lyrics
2. Native Blood 05:21 Show lyrics
3. Dark Roots of Earth 05:45 Show lyrics
4. True American Hate 05:26 Show lyrics
5. A Day in the Death 05:38 Show lyrics
6. Cold Embrace 07:46 Show lyrics
7. Man Kills Mankind 05:06 Show lyrics
8. Throne of Thorns 07:05 Show lyrics
9. Last Stand for Independence 04:43

Bonus tracks
10. Dragon Attack (Queen cover) (04:44)
11. Animal Magnetism (Scorpions cover) (05:55)
12. Powerslave (Iron Maiden cover) (06:50)
13. Throne of Thorns (extended version) (07:40)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Dark Roots of Earth - Testament

3750 acessosTestament: Banda permanece fiel ao Thrash Metal.3238 acessosTestament: mais um belo álbum nessa incrível carreira3959 acessosTestament: O Thrash Metal nunca esteve tão forte2152 acessosTestament: considerado um dos melhores trabalhos do grupo2302 acessosTestament: Banda nunca decepciona!

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 02 de janeiro de 2013

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
7 guitarristas que quase entraram para a banda dele

418 acessosFrontiers Music: Projeto com Caffery, Owens, Di Giorgio e Zonder0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Testament"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1989

Heavy MetalHeavy Metal
As melhores faixas de 2012 segundo o Loudwire

TestamentTestament
Como alguém gosta de Sabbath e Led e odeia os Beatles?

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Testament"

Nuno BettencourtNuno Bettencourt
Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela

Steve VaiSteve Vai
As 10 melhores faixas na opinião do guitarrista

Hard RockHard Rock
As 25 melhores músicas acústicas do gênero

5000 acessosSupernatural: ouça 10 músicas que marcaram a série5000 acessosSexo e Satã: as mensagens subliminares em capas de Rock / Metal5000 acessosSlash: Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vício1769 acessosOzzy Osbourne: Sharon conta como o madman quase a estrangulou5000 acessosMetallica: os números explicam porque eles são a maior banda de metal da história3873 acessosTina S: um cover magistral de Master Of Puppets aos 16 anos

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online