RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A opinião de Tarja Turunen sobre Anette Olzon voltar a fazer shows cantando Nightwish

Iggor Cavalera revela o baterista que o inspirou a misturar bateria de metal com percussão

O solo de guitarra do Led que Jimmy Page patinou pra conseguir fazer

O disco que David Gilmour diz que todo guitarrista precisa conhecer

Como festival Ozzfest ajudou a inserir o Lacuna Coil no mapa do metal

O momento em que o Megadeth começou a desmoronar, segundo David Ellefson

Tracii Guns considera James Hetfield "o homem mais corajoso do rock"

Mike Portnoy relembra como era sua amizade com seu ídolo Neil Peart - o baterista do Rush

A respeitada banda de rock que Roger Waters sequer reconheceria se ouvisse no rádio

Matt Heafy afirma que tanto Trivium quanto Bullet for My Valentine tocarão na América Latina

Foo Fighters anuncia volta aos palcos em show ligado à Fórmula 1

O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com registro histórico

Empresário garante que turnê de reunião do Oasis será a última


Manifesto 2025
Manunkind

Muddy Waters & The Rolling Stones: encontro do blues e rock

Resenha - Checkerboard Lounge - Muddy Waters & The Rolling Stones

Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 21 de setembro de 2012

Nota: 10 starstarstarstarstarstarstarstarstarstar

Este DVD contém uma aula de história. Deixa eu explicar: durante a turnê do álbum "Tattoo You" (1981), os Rolling Stones fizeram três shows seguidos em Chicago. No intervalo entre as apresentações, resolveram visitar o amigo Muddy Waters, influência e inspiração para o nome do grupo, que estava tocando com sua banda no Ckeckerboard Lounge, clube da cidade. E é justamente este encontro que está documentado em "Checkerboard Lounge - Live Chicago 1981", DVD que a ST2 está lançando agora aqui no Brasil em edição dupla, incluindo um CD com o áudio da apresentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não há grandes requintes técnicos no vídeo. As câmeras mostram os músicos amontoados no minúsculo palco, enquanto garçons atendem as mesas. Já em relação ao áudio, ele é cristalino e conta com fidelidade o que aconteceu naquela noite, realçando os acertos e não escondendo os erros. Tudo é verdadeiro, improvisado, em clima de jam. E é justamente essa veracidade que torna este encontro entre dois artistas importantíssimos e emblemáticos para o blues e para o rock imperdível, histórico e arrepiante.

Pra começo de conversa, a banda que acompanhava Muddy Waters na época era excelente, com destaque para o guitarrista John Primer e para o gaitista George "Mojo" Buford - completavam o time o panista Lovie Lee, o guitarrista Rick Kreher, os baixistas Earnest Johnson e Nick Charles e o sorridente baterista Ray Allison. Aliás, vale mencionar o figurino de Buford, com uma surreal "cartucheira" carregada com várias gaitas de boca diferentes. Outro ponto importante a ressaltar é que trata-se de um show de Muddy Waters e não dos Rolling Stones, portanto você irá assistir a um dos maiores bluesmen da história no final de sua carreira, pouco mais de dois anos antes de sua morte - Waters faleceu em 30 de abril de 1983.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O clima é tão intimista e acolhedor que flagra a entrada dos Stones no boteco, enquanto Muddy e banda mandam ver. Os caras se acomodam na mesa em frente ao palco, pedem suas bebidas, conversam. E então Muddy Waters chama Mick Jagger, Keith Richards e Ron Wood para a bagunça. Jagger, vestido com um espalhafatoso agasalho vermelho, divide os vocais com Waters em "Baby Please Don't Go", deixando claro logo de saída porque é o frontman da maior banda de rock da história. Richards, convocado em seguida, caminha sobre a mesa com o cigarro no canto da boca e pega a sua guitarra, em uma cena antológica. E Wood, naquela época com uma performance muito mais presente e eficiente da que costuma ter nos últimos anos, mostra o porque de ter sido escolhido como braço direito de Keith. Ian Stewart, o sexto Stone, assumo o piano, e a festa começa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Checkerboard Lounge" está repleto de grandes momentos. O principal deles é "Mannish Boy", onde Muddy e Jagger dividem os vocais, com o pupilo inglês tacando fogo na performance de Waters, que pula pelo palco com a energia de um adolescente enquanto Keith, Wood e a banda seguram tudo de maneira firme lá atrás. E, no meio disso tudo, Waters ainda chama Buddy Guy e Junior Wells para o palco. O momento em que Muddy Waters, Mick Jagger e Buddy Guy se abraçam, com os dois bluesmen dividindo os vocais sob o olhar embasbaco de Mick, é como presenciar a história sendo escrita, e por seus principais protagonistas.

Outros momentos sublimes acontecem em "Hoochie Coochie Man" e "Long Distance Call", ambas com a participação de Jagger. Junior Wells dá um descanso para Muddy e assume os vocais na clássica "Got My Mojo Working", enquanto o inquieto e intenso Lefty Dizz toma conta da parte final da apresentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para completar o pacote, como já disse, a versão lançada pela ST2 vem com um CD bônus com todo o áudio da apresentação, além de um encarte - todo em inglês - com detalhes desse show antológico.

"Checkerboard Lounge - Live Chicago 1981" é daqueles DVDs que você colocará em lugar de destaque em sua coleção. Empolgante e histórico, é o registro magnífico do encontro entre duas forças titânicas - Muddy Waters e os Rolling Stones -, artistas fundamentais que ajudaram a definir o blues e o rock.

Fundamental, e não se fala mais nisso!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS