Stress: Obrigatório para todos que dizem gostar de Metal
Resenha - Stress - Stress
Por Marcos Garcia
Postado em 11 de janeiro de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Metal nacional é uma realidade há muitos anos, sempre firme e forte, apesar de algumas mentes fechadas que teimam em depreciá-lo e lhe negar seu valor. É, infelizmente, ainda existem pessoas assim por aqui, fazendo a coisa ser ainda mais difícil do que realmente o é...
Voltando ao assunto, tudo na vida tem um início, e o Metal nacional tem o seu, que muitas vezes, desconhecedores de nossa História nem mesmo ousam observar e buscar conhecer, e se iludem achando que o nosso amado estilo começou no eixo RJ-SP-MG. Pode ser que sim, ou que não, mas o fato é que o primeiro disco da história do Metal nacional é de uma banda que hoje anda pouco comentada, quando deveria ser posto nos points metálicos de todo país uma placa com honrarias ao STRESS, banda de Belém, Pará, por ser a primeira banda de Metal brasileira a gravar um CD voltado ao estilo.
Os quatro rapazes da banda já estavam juntos desde 1977, ápice do governo de Ernesto Geisel, tocando covers no início e logo partindo para material próprio, enfrentando o público contra (lembrando que era época de sucesso da Disco Music), mas começaram a chamar a atenção e fazer shows lotados na região onde moravam, então, juntando a coragem e algum dinheiro, viajam para o Rio de Janeiro em 1982 (ano da abertura política no país, durante o governo do último Presidente Militar do país, João Baptista Figueiredo), se hospedam todos juntos em um quarto em uma pensão no Catete, e nos dias 3 e 4 de Agosto do mesmo ano e gravam o disco em apenas 16 horas, em uma mesa de 8 canais, no Estúdio Sonoviso, lutando inclusive contra a falta de ‘know-how’ dos técnicos brasileiros de então, inclusive com alguns dando palpites furados, como não usarem o pedal de distorção, que seria colocado depois, durante a mixagem.
É... Desde aquela época, já existiam picaretas por aí, e isso sem falar que a banda teve que desembolsar uma grana preta (para os padrões da época, lembrando que o Brasil vivia desde aqueles tempos grave crise econômica) para poder transformar o que fora gravado em discos de vinil...
A produção gráfica é extremamente simples, tendo na capa apenas o logo da banda; a parte referente à produção sonora, apesar das dificuldades, não ficou tão ruim quanto se pode pensar à primeira vista, apesar de não ser nenhuma prima-dona no assunto. E esta é justamente a maior dificuldade da época de todas as bandas do Metal nacional que ainda viria.
As composições da banda são muito boas, dignas de menção honrosa, pois haviam rompido completamente com o paradigma vigente de ‘Rock Pauleira’ que existia por aqui (onde as bandas de Rock ainda tinham elemento de sobre da psicodelia dos anos 60), e partiram para um som realmente pesado, vigoroso, direto, mas sem deixar de ser melodioso na medida certa, em uma linha bem PRIEST/PURPLE e um pouquinho do que se via na NWOBHM, sem deixar de ser uma banda bem original.
‘Sodoma e Gomorra’ abre com uma bela introdução de bateria e logo ganha peso e vigor, para então os vocais entrarem com aquele tipo de voz bem característico do Metal Nacional da época, bem como a energética ‘A Chacina’, que segue a mesma linha; ‘2031’ é uma faixa bem pesada e instigante, pois seus andamentos realmente são muito bons, assim como os solos convencem; ‘Oráculo de Judas’ já é mais cadenciada e climática, com um certo ‘Q’ de Hard dos anos 70, mas sem deixar de ser bem pesada; ‘Stressencefalograma’ é outra música bastante empolgante, com os vocais à lá Rob Halford;
‘O Viciado’ é rápida e instigante, que empolga o ouvinte, e se fosse hoje, levaria muitos ao slam dancing incessante, e o mesmo efeito é visto em ‘Mate o Réu’, faixa clássica e bem conhecida nos anos 80; e finalizando com chave de ouro, ‘O Lixo’, uma faixa bem refreada, que ganha um pouco de velocidade no meio, retoma o clima original e acelera perto do finzinho.
Um disco de Metal bem estruturado, e que deveria ser obrigatório para todos que dizem gostar do estilo, pois esta é a raiz de onde surgiu tudo o que conhecemos de cena por aqui, pois a Roosevelt e André, devido ao sucesso na época, pois o STRESS teve uma recepção heróica ao tocarem no Circo Voador em 1983, resolveram se fixar no RJ entre 1985 e 1987, tentando aproveitar o bom momento, o que não aconteceu, e eles retornaram para o Pará.
A banda ainda está na ativa até os dias de hoje, e merece respeito e carinho de todo Headbanger que se preze, pois sem eles, o Metal brasileiro seria bem diferente, se é que existiria...
Em tempo: Pelo que andei lendo pela internet, o STRESS é considerado pioneiro não só no Brasil, mas em toda América Latina, e segue abaixo um vídeo, que vem do DVD de 2005. E parabéns, já que este ano (2012), o LP completa seus 30 anos de vida e de história, ao qual agradecemos por sua importância.
E longa vida ao Metal Nacional!
Tracklist:
01. Sodoma e Gomorra
02. A Chacina
03. 2031
04. Oráculo do Judas
05. Stressencefalodrama
06. O Viciado
07. Mate o Réu
08. O Lixo
Formação:
Roosevelt ‘Bala’ Cavalcante – Vocais e baixo
André Lopes Chamon – Bateria
Paulo Gui – Guitarras
Leonardo Renda – Teclados
Contatos:
http://www.lastfm.com.br/music/Stress/+wiki
http://www.myspace.com/stressbrasil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Tarja Turunen explica por que é difícil morar nos países nórdicos
O lendário guitarrista que deixou Rod Stewart cheio de medo de dividir o palco
A canção do Led Zeppelin que é "uma piada" mas ensina os jovens a gostar de Rock

Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
5 bandas de metal nacional dos anos 1980 que mereciam ter mais sucesso
Stress anuncia Frank Sagica como novo guitarrista
Pioneiro do metal no Brasil revela os discos que mudaram sua vida
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



