Fear Factory: Álbum ajudou a moldar o Groove Metal
Resenha - Demanufacture - Fear Factory
Por Alexandre Amorim de Paulo
Postado em 04 de dezembro de 2011
Nota: 9
Eu escrevo essa resenha com muito orgulho e tristeza. Sinto orgulho por conhecer e escrever sobre essa banda maravilhosa, que além de ter influenciado inúmeras bandas de death/ industrial Metal, foi um dos maiores conjuntos de Metal nos anos 90. Sinto tristeza pelo Fear Factory não ter o seu reconhecimento merecido, chegando a estar entre as bandas mais subestimadas da história do Metal.
Ok, concordo que o Fear Factory passou por momentos difíceis em sua carreira, chegando a lançar álbuns com composisões fracas, fazendo com que a mesmice tomasse conta de seus álbuns. Mas a sua verdadeira "caída" ao esquecimento começou em 2002 quando o guitarrista Dino Cazares saiu do grupo, resultando no fim da banda.
A banda volta em 2004 sem Dino e lança o seu 6° álbum, "Archetype", que apesar de todas essas mudanças e crises apresenta uma certa qualidade, mas não chega "aos pés" do lendário "Demanufacture" de 1995.
Fugindo um pouco do Death Metal de seu antecessor ("Soul of a New Machine"), "Demanufacture" simplesmente ajuda a moldar um novo estilo que estava surgindo nos anos 90, o Groove Metal, que seria a mistura do Thrash Metal oitentista com letras agressivas, riffs demolidores e as vezes músicas sem solos de guitarra, fazendo com que as músicas dessa época sejam mais diretas (o que seria o caso do Fear Factory).
Além de ser algo inovador para a banda e para época, "Demanufacture" é simplesmente épico, mesclando em suas 11 faixas música eletrônica para causar aquele "clima" futurístico que a banda aborda em suas letras, ou seja, ao mesmo tempo que o vocalista Burton C. Bell canta sobre alguma guerra entre humanos e robôs, o ouvinte pode simplesmente imaginar essa guerra com barulhos de robôs voando no fundo da música.
Destaque para a banda inteira, mas principalmente para o guitarrista Dino Cazares, que realmente é um ótimo músico. Além de cuidar da sua parte (guitarra), Dino gravou todas as linhas de baixo, que ficaram maravilhosas.
Eu peço desculpas ao leitor, mas não tem como eu destacar alguma música desse álbum, é algo impossível para minha pessoa. Todas, eu disse TODAS! as músicas desse trabalho são ótimas, nenhuma deixa a desejar.
Recomendo o álbum a fãs de música pesada, mas se você ouviu o primeiro disco da banda, "Soul of a New Machine", cuidado, você encontrará quase que um "novo Fear Factory"!.
"Demanufacture" - Fear Factory (Roadrunner Records - 1995)
1. DEMANUFACTURE
2. SELF BIAS RESISTOR
3. ZERO SIGNAL
4. REPLICA
5. NEW BREED
6. DOG DAY SUNRISE
7. BODY HAMMER
8. FLASHPOINT
9. H-K (HUNTER KILLER)
10. PISSCHRIST
11. A THERAPY FOR PAIN
Formação do álbum:
Burton C. Bell - Vocal
Dino Cazares - Guitarra/Baixo
Christian Olde Wolbers - Baixo
Raymond Herrera - Bateria
Formação atual:
Burton C. Bell - vocal
Dino Cazares - Guitarra
Byron Stroud - baixo
Gene Hoglan - bateria
Vídeos:
Outras resenhas de Demanufacture - Fear Factory
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps