Jane's Addiction: Para ser ouvido, apreciado, reconhecido
Resenha - Great Escape Artist - Jane's Addiction
Por Marcelo Vieira
Fonte: riorockzone.blogspot.com
Postado em 05 de novembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A história do Jane’s Addiction é pontuada por incontáveis idas e vindas, projetos paralelos envolvendo seus integrantes e todo tipo de escândalo que a combinação ego inflado + abuso de álcool e drogas provoca. Mas nada disso consegue ofuscar o que o grupo fez em matéria de música no decorrer de suas quase três décadas de existência. No próximo dia 18, o lançamento de ‘The Great Escape Artist’, sexto álbum de estúdio, dá início a um novo capítulo que, espero eu, seja mais duradouro. Da formação original, responsável pelo clássico ‘Nothing’s Shocking’ (1988), apenas o baixista Eric Avery não comparece. Em seu lugar, acompanhando Perry Farrell (vocais), Dave Navarro (guitarra) e Stephen Perkins (bateria, percussão), temos Dave Sitek, recrutado de última hora junto ao TV on the Radio.
Janes Addiction - Mais Novidades
Uma vez mantido o núcleo criativo, era de se esperar que ‘The Great Escape Artist’ soasse como um verdadeiro álbum do Jane’s Addiction. O estilo de Perry Farrell segue inconfundível e é a marca registrada que sobrepõe todo resto. A maneira de Navarro tocar ainda se mostra relevante e confirma seu nome entre os melhores da geração Alternative Metal que revelou bandas como Faith No More, Living Colour e Red Hot Chili Peppers. Perkins continua ditando o ritmo com precisão e abusando das quebradas de tempo; o casamento com as quatro cordas de Sitek se deu com brilhantismo. Isso sem contar os ‘efeitos especiais’, que, imagino eu, sejam obra da mente ora doentia ora genial de Farrell.
O álbum começa matador com ‘Underground’, com a distorção da guitarra de Navarro estourando nos alto-falantes. O refrão é uma explosão de graves com vocais vertiginosos, mistura peculiar ideal para uma abertura de alto nível. ‘End to the Lies’ remete ao debut do Porno for Pyros – talvez o projeto paralelo mais famoso de Farrell –, exceto pela qualidade da gravação, infinitamente superior aqui. A atitude é a mesma; o resultado é uma quase-jam. Em seguida, a irregular ‘Curiosity Kills’ só se salva mesmo no refrão que incorpora uma nuance meio gótica, anos 80, difícil de descrever. ‘Irresistible Force’ tem um quê de Linkin Park na base e promete agradar a galerinha chegada num Rap Rock. Só não espere gritos a la Chester Bennington ou rimas frenéticas a la Mike Shinoda.
‘I’ll Hit You Back’ combina vocalizações hipnóticas, uma guitarra ultra-grave e ultra-distorcida, bateria eletrônica e um refrão capaz de derrubar uma parede de tijolos. Em ‘Twisted Tales’ bate novamente a desconfiança de que o quarteto fez uma espécie de ‘laboratório Nu Metal’ antes de entrar em estúdio. ‘Ultimate Reason’ leva a tese ainda mais além e obriga a abaixar o volume sob risco de explosão das caixas de som. A esquisita ‘Splash a Little Water on It’ (imaginem só o que deve dizer a letra...) dá uma quebrada na boa seqüência até então. Não sei que raio de efeito foi usado nesta aqui, mas a impressão é de disco arranhado rodando com cliques. A reta final traz a lenta e sexy (com certeza alguns acharão) ‘Broken People’ e a frenética ‘Words Right Out of My Mouth’; um tíquete de volta para o passado barulhento pré-rompimento em 1991.
Ainda é cedo para dizer qual será a repercussão de ‘The Great Escape Artist’ junto a público e crítica. Na minha opinião, o álbum tem potencial, merece ser ouvido, apreciado, reconhecido. E que o passar do tempo o assinale como um novo começo, mais sóbrio e estável, para o Jane’s Addiction que, aliás, desembarca no País em abril do ano que vem.
Tracklist:
01 – Underground
02 – End to the Lies
03 – Curiosity Kills
04 – Irresistible Force
05 – I’ll Hit You Back
06 – Twisted Tales
07 – Ultimate Reason
08 – Splash a Little Water on It
09 – Broken People
10 – Words Right Out of My Mouth
Outras resenhas de Great Escape Artist - Jane's Addiction
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
O solo mais complexo de Brian May segundo análise que vai além da dificuldade técnica
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
A única regravação do novo disco do Accept que superou a original, segundo Wolf
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
O disco que vendeu uma barbaridade e ficou conhecido como o álbum que matou o Britpop

Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


