Kataklysm: Permanecendo com seu jeito Death Metal
Resenha - Prevail - Kataklysm
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 04 de outubro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O trabalho, lançado há três anos, e distribuído no Brasil pela Laser Company, apresenta algo diferente de seu atual trabalho – "Heaven’s Venon" (2010) (veja link da resenha ao final), no que diz respeito a peso e agressividade, aqui, em maiores quantidades. Já a melodia, por sua vez, tem menos espaço nesse trabalho.
A verdade é que as músicas são mais diretas e fortes. Pegando o exemplo da faixa-título, que abre o CD: um som muito bom, poderosíssimo, já tido como o melhor do disco. Além disso, o Kataklysm manteve um pouco mais de velocidade em suas composições, coisa que foi se perdendo ao longo dos anos.
Outros destaques são a contagiante "The Chains of Power", com uma pegada mais thrash; "To the Throne of Sorrow" e os blast beats insanos (mesmo com aquela coisa sem graça do bumbo apenas marcar o tempo da batida -coisa que já mencionei na resenha do "Heaven’s Venom"); "Tear Down the Kingdom" com sua melodia bem dosada contrastando com trechos bem brutais; e a maravilhosa instrumental "The Last Effort (Renaissance II)", um verdadeiro show.
O vocal de Maurizio Iacono está em grande forma, talvez o melhor timbre de toda a discografia do conjunto. Ele soa raivoso e consegue facilmente passar o sentimento na gravação. Seus berros rasgados também estão de parabéns. Falando em gravação, novamente os canadenses acertaram na excelente qualidade de produção, e no encarte, um dos mais bonitos que a banda já produziu. A capa, por exemplo, é espetacular.
A versão brasileira do álbum traz um DVD bônus (valeu pelo presentaço, Laser Company!) com o videoclipe de "Taking The World By Storm", que você vê abaixo, além de uma galeria de fotos e onze faixas ao vivo gravadas em Las Vegas, Estados Unidos. Os integrantes parecem selvagens no palco, com uma performance realmente empolgante. Imagem e som também estão ótimos, e vale a pena até falar do menu animado, que é de uma simplicidade extrema, mas cujo efeito gerado ficou demais.
O jeito death metal do Kataklysm ainda permaneceu em "Prevail", mesmo que de forma mais tímida. Mas o som do pessoal continua repleto de qualidade e criatividade. Quem acompanha a banda, conhece suas metamorfoses. Logo, já sabe o que esperar e o que não: sim para porradaria e melodia, e não para a uma mesma fórmula a cada disco lançado.
Junto com o video de "Taking The World By Storm", fica também o clipe "Blood In Heaven" aí.
Kataklysm – Prevail
Laser Company – 2008 – Canadá
http://www.myspace.com/kataklysm
Tracklist
1. Prevail 03:54
2. Taking the World by Storm 03:58
3. The Chains of Power 03:19
4. As Death Lingers 03:29
5. Blood in Heaven 05:15
6. To the Throne of Sorrow 04:49
7. Breathe to Dominate 03:59
8. Tear Down the Kingdom 04:21
9. The Vultures Are Watching 05:57
10. The Last Effort (Renaissance II) 05:01
Link para resenha do "Heaven’s Venon"
http://somextremo.blogspot.com/2011/08/kataklysm-heavens-venom.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
O hit de Paul McCartney que foi rejeitado quando apresentado aos Beatles
Ciência explica porque guitarristas de Metal fazem caretas durante solos matadores
A reação de Ozzy Osbourne quando Robert Trujillo avisou que estava indo para o Metallica

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



