Daydream XI: Power Metal com ambições progressivas

Resenha - Humanity's Prologue - Daydream XI

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O grupo gaúcho de Porto Alegre, inicialmente batizado como Osmium, vem trabalhando desde 2005 para amadurecer sua música e ir arregimentando uma base de fãs. Foi somente no final de 2008 que adotou definitivamente a denominação Daydream XI, para no ano seguinte liberar seu primeiro registro, "Humanity's Prologue", um EP cuja resenha está chegando um tanto quando tardia ao Whiplash!, mas que poderá atrair as atenções dos amantes do Power Metal com ambições progressivas.

Slayer: é melhor não mexer com a família do Tom Araya...Fotos de Infância: Arch Enemy

São quatro composições seguindo uma linha que, guardadas as devidas proporções, se aproximam do que o norte-americano Symphony X já ofereceu por aí. Ainda que não se observe características próprias, seus músicos são donos de bom senso e capacidade para que as composições, geralmente bastante longas, possuam várias mudanças de andamentos bem posicionadas e segurem a atenção do ouvinte, em especial o apresentado nos mais de 10 minutos da bonita "Open Minds".

Ponto positivo também para a atuação de Tiago Masseti, dono de um timbre que oscila entre o ríspido e o limpo, conferindo-lhe uma personalidade bastante positiva; e ainda para a dupla de guitarristas Marcelo Pereira e Cássio de Assis, em especial no quesito solos, muito bons e que conseguem aliar técnica e feeling nas medidas corretas.

O EP é um registro que poderia ter maior impacto se o áudio, resultado da produção de Renato Osório (Magician, Scelerata), fosse mais encorpado. Já foi anunciado que o Daydream XI está compondo o material que estará em seu primeiro álbum completo, então é esperar para ver como tudo estará soando. Por ora, os apreciadores do gênero poderão ir conferindo este "Humanity's Prologue", disponibilizado para download no Myspace da banda.

Contato: www.myspace.com/daydreamxi

Formação:
Tiago Masseti - voz
Marcelo Pereira - guitarra
Cássio de Assis - guitarra
Tomas Gonzaga - baixo
Bruno Giordano - bateria

Daydream XI - Humanity's Prologue
(2010 / EP independente - nacional)

01. Graveyard Of Disgrace
02. Beyond The Veil
03. Travel Throught Time
04. Open Minds




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Daydream XI"


Slayer: é melhor não mexer com a família do Tom Araya...Slayer
é melhor não mexer com a família do Tom Araya...

Fotos de Infância: Arch EnemyFotos de Infância
Arch Enemy

Iron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da bandaIron Maiden
Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda

Metal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuaisSeparados no nascimento: Phil Lynott e TiriricaMetallica: incrível cover de "Enter Sandman" gravado ao contrárioRock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.