Nightwish: um caça-niqueis caprichado com CD e DVD

Resenha - Made In Hong Kong (And In Various Other Places) - Nightwish

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 6

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Aproveitando a excelente fase pela qual o Nightwish veem passando nos últimos anos, está chegando ao mercado nacional "Made In Hong Kong (And In Various Other Places)", um EP com 66 minutos (?!?) cujas canções ao vivo foram captadas em várias cidades do planeta durante a turnê de divulgação do consagrado "Dark Passion Play", e que traz ainda um DVD desta mesma excursão. Pode ser um produto caça-níqueis, mas pelo menos é caprichado....
1425 acessosRio Rock City: O Power Metal morreu?5000 acessosLed Zeppelin: a tragédia que inspirou a capa de um clássico

Mas há vários pontos questionáveis neste registro. O mais óbvio foi a decisão em não incluir nem uma faixa composta antes de "Dark Passion Play". Os motivos? Boa pergunta... Por aí há alegações de conflitos com a gravadora, ou os eternos e maldosos comentários afirmando categoricamente que Anette simplesmente não tem competência para cantar as antigas músicas, o que, convenhamos, é uma grande besteira.

Especulações venenosas à parte, a garota manda muito bem por aqui. A qualidade do áudio está longe de ser um primor, tendo o som da guitarra de Empu como a maior vítima deste processo – comparem a versão original e esta ao vivo de “7 Days To The Wolves”, por exemplo. De qualquer forma, as canções são belíssimas e mostram que o espírito do Nightwish continua forte, ainda que muitos dos velhos fãs não aceitem isso.

O EP apresenta como bônus duas faixas que foram liberadas anteriormente como B-sides. “Escapist” é uma ótima música que possui todo o clima bombástico de seu último álbum, enquanto “While Your Lips Are Still Red” foge do estilo do Nightwish, pois foi composta especialmente para o filme finlandês "Lieksa!", onde Marco Hietela mostra uma faceta mais amena ao cantar. Finalizando, há ainda uma versão demo para “Cadence Of Her Last Breath”, gravada antes de Anette entrar para a banda. Ou seja, também é cantada por Hietala, ficando muito interessante e diferindo da versão final gravada posteriormente.

O pacote também traz um DVD com um documentário de 37 minutos elaborado por Ville Lipiäinen, mostrando cenas da banda durante a "Dark Passion Play World Tour", que abrangeu cerca de 40 países e mais de 150 shows. A edição toda é bem simples, e os que não entendem o inglês poderão achar os depoimentos dos músicos, cenas com os fãs, etc, por demais maçantes, sentimento que poderia ser minimizado com trechos mais longos das apresentações. O DVD também traz seus bônus, com os três vídeos promocionais de “Bye Bye Beautiful”, “Amaranth” e “The Islander”.

Ainda que incrementado, "Made In Hong Kong (And In Various Other Places)" é um item que deixa a desejar, mas os fanáticos pelo Nightwish – que não são poucos, diga-se – o considerarão indispensável. E é o que eles terão até Tuomas concluir o próximo álbum de estúdio. Ou então até alguém por aí decidir fazer alguma grana extra à custa dos finlandeses, seja com algum outro EP, ou coletânea, ou livro, ou história em quadrinhos, ou..., ou...

Homepage: www.nightwish.com

Formação:
Anette Olzon - voz
Emppu Vuorinen - guitarra
Tuomas Holopainen - teclados
Marco Hietala - baixo e voz
Julius Nevalainen - bateria

Nightwish - Made In Hong Kong (And In Various Other Places)
(2009 - Nuclear Blast Records / Dynamo Records - nacional)

CD:
01. Bye Bye Beautiful (live)
02. Whoever Brings The Night (live)
03. Amaranth (live)
04. The Poet And The Pendulum (live)
05. Sahara (live)
06. The Islander (live)
07. Last Of The Wilds (live)
08. 7 Days To The Wolves (live)
09. Escapist
10. While Your Lips Are Still Red
11. Cadence Of Her Last Breath (versão demo)

DVD
* Documentary (Dark Passion Play World Tour)
* Video Clips:
01. Amaranth
02. Bye Bye Beautiful
03. The Islander

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

TarjaTarja
Cantora fará show de graça em Piedade (SP)

1425 acessosRio Rock City: O Power Metal morreu?381 acessosBrother Firetribe: banda de Emppu Vuorinen completa 15 anos5000 acessosNightwish: nasce a filha de Floor Jansen e Hannes Van Dahl776 acessosNightwish: inseto que vive nas sombras ganha nome de Tuomas0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

NightwishNightwish
Nos usar como inspiração ok, mas copiar não, diz Floor

NightwishNightwish
Fãs criam "dueto" entre as vocalistas

Anette OlzonAnette Olzon
"Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Nightwish"

Led ZeppelinLed Zeppelin
A tragédia que inspirou a capa de um clássico

Rod StewartRod Stewart
Admitindo que consumia cocaína pelo ânus

Guns N RosesGuns N' Roses
Ninguém pode acordar Axl Rose!

5000 acessosMetallica: o que rola nas playlists de James e Lars?5000 acessosIron Maiden: As 10 melhores músicas da atual formação5000 acessosDuff McKagan: as lembranças de quando tocou no Rock In Rio5000 acessosMegadeth: Mustaine explica o conceito do nome do novo álbum "Dystopia"5000 acessosMotorhead: Lemmy poderia ter sido um professor de história5000 acessosSlipknot: Corey Taylor já pagou fã para deixar plateia

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online