Bruce Springsteen: mais um competente álbum na discografia

Resenha - Working On A Dream - Bruce Springsteen

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Fábio Cavalcanti
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O cantor norte-americano Bruce Springsteen nunca chamou tanta atenção por aqui, embora tenha emplacado inúmeros hits e seja bastante cultuado em sua terra natal. Na verdade, essa realidade nem chega a ser exatamente estranha ou injusta, visto que há uma maior facilidade de identificação por parte do público norte-americano, tanto com a sua ideologia quanto com o estilo de suas músicas.
2489 acessosGNR: até agora, a banda que mais faturou com shows em 20175000 acessosMotörhead: em 1995, Lemmy comenta versão do Sepultura

Mas, deixando esses detalhes um pouco de lado, e levando em conta a qualidade de sua obra, é interessante notar que os álbuns de Bruce Springsteen gravados com a sua E Street Band (especialmente os inquestionáveis "Born to Run" e "Born in the U.S.A."), representam o que há de melhor em sua discografia. Isso é notável em "Working on a Dream" (2008), seu mais recente álbum. Mais uma vez, a produção ficou a cargo de Brendan O'Brien, que apostou em algo um pouco mais "carregado", mas sem esquecer as guitarras e violões típicos da maioria das canções de Springsteen.

E falando em E Street Band, pode-se esperar aqui um Bruce Springsteen voltado a uma sonoridade não muito desafiadora em termos de estilo e estruturas musicais, mas soando quase sempre interessante. Neste novo trabalho, o veterano roqueiro continua em boa forma, e despeja bons rocks como o "quase faroeste" "Outlaw Pete" e as energéticas "My Lucky Day" e "Surprise Surprise", além das suaves "Working On A Dream" e "Kingdom Of Days". Já "Queen Of The Supermarket", com uma temática tão "bobinha", soa um tanto pretensiosa demais em termos de produção.

Mais pontos altos do álbum se encontram na inspirada "What Love Can Do" (excelente!), na blueseira "Good Eye", e no gostoso rock melodioso "quase sessentista" "This Life". E como a vertente mais "lentinha" de Springsteen também não poderia ficar de fora, temos o razoável country "Tomorrow Never Knows" e a acústica "The Last Carnival". Já "Life Itself", soaria melhor como um rock, visto que suas marcações se mantêm ao longo da música, como um "teaser" para algo que nunca chega de fato...

E quanto às letras? Apesar de não ser exatamente um gênio (e no rock, quem precisa ser?), Springsteen continua com o pé firme "no seu lugar", contando histórias de pessoas comuns, além de apostar também em temáticas sobre sentimentos diversos. Como de costume, para os fãs, não há o que reclamar deste departamento.

Claro que, em uma discografia grande e marcada por clássicos, "Working On a Dream" não estará entre as obras mais impactantes de Bruce Springsteen. E o fato deste álbum ser inferior ao ótimo "Magic" (2007) também pode resultar em avaliações negativas, por parte de ouvintes e críticos mais chatos. Mas, considerando que o cantor não precisa provar mais nada para ninguém, vamos receber de "ouvidos abertos" mais um competente álbum na competente discografia do "The Boss"!

Músicas:
1. Outlaw Pete
2. My Lucky Day
3. Working on a Dream
4. Queen of the Supermarket
5. What Love Can Do
6. This Life
7. Good Eye
8. Tomorrow Never Knows
9. Life Itself
10. Kingdom of Days
11. Surprise, Surprise
12. The Last Carnival

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Working On A Dream - Bruce Springsteen

908 acessosBruce Springsteen: dos poucos que está sabendo envelhecer

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Guns N RosesGuns N' Roses
Até agora, a banda que mais faturou com shows em 2017

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Bruce Springsteen"

Rock para o MalRock para o Mal
Músicas usadas para torturar em Guantánamo

Michael JacksonMichael Jackson
O Rei do Pop também tinha um pé no Rock!

Passos do rockPassos do rock
Alguns dos mais famosos em gif animado

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Springsteen"

MotörheadMotörhead
Em 1995, Lemmy comenta versão do Sepultura

MetallicaMetallica
New Music Express elege as melhores músicas do grupo

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Dani Filth antes de virar... Dani Filth

5000 acessosAs tatuagens de Rob Halford5000 acessosSeparados no nascimento: Ritchie Blackmore e Mr. Bean5000 acessosSeparados no nascimento: Joe Satriani e Lord Voldemort5000 acessosMelissa Reese: sua função no Guns N' Roses e reações dos fãs a ela5000 acessosFortuna: quem são os músicos mais ricos do Reino Unido?4221 acessosSteve Harris: o Avenged Sevenfold é uma das poucas bandas relevantes atualmente

Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online