Sonata Arctica: hora de menos obviedade e mais criatividade
Resenha - Unia - Sonata Arctica
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 14 de outubro de 2008
Nota: 4 ![]()
![]()
![]()
![]()
Devo confessar uma coisa: nunca fui muito com a lata dos finlandeses do Sonata Arctica. Como fã de power/speed/metal melódico, muita gente acreditava que a sonoridade deles cairia como uma luva no meu gosto musical. Primal Fear e Kamelot, por exemplo, foram duas bandas das quais fui gostar apenas muitos anos depois. No entanto, o mesmo não aconteceu com o Sonata – que sempre me soou genérico demais, dependente ao extremo de tecladeiras e baterias de pedal duplo em alta velocidade. Quando "Unia" caiu na minha mão, no entanto, me despi de preconceitos e recorri a dois amigos que são fãs de carteirinha do grupo. Passei semanas ouvindo a discografia completa do vocalista Tony Kakko e sua trupe. Finalmente cheguei ao mais recente álbum deles...e, diabos, minha opinião não mudou em nada. Aliás, na verdade, só piorou. Os fãs que me perdoem.
Sonata Arctica - Mais Novidades

Vejamos: aos primeiros acordes de "In Black and White", primeira música de "Unia", tudo que passou pela minha cabeça foi: já ouvi isso antes. E com um adendo – diabos, como o instrumental ficou ainda mais monótono do que eu me lembrava! A bateria de Tommy Portimo era apenas aquilo, uma batida aqui e outra ali até o fim? E os solos de guitarra de Jani Liimatainen estavam rigorosamente nos lugares da música onde imaginei que fossem entrar? Eu achei que fosse melhorar ao longo da audição. Mas não melhorou. Na seqüência, em "Paid in Full", a suposta atmosfera onírica – que permeia boa parte do CD, afinal "unia" é a palavra em finlandês para "sonho" – não consegue sequer envolver o ouvinte justamente porque depende mais de uma série de efeitos extra e menos da própria música.

Faixas como "For the Sake of Revenge", "Caleb", "My Dream's But a Drop of Fuel for a Nightmare" e "To Create a Warlike Feel" não chegam a ser ruins, mas todas têm uma coisa em comum: arriscam uma faceta quase pop, flertando com o mainstream quase como se estivessem buscando o êxito que o Nightwish obteve com "Nemo" na MTV, por exemplo. E vejamos: nada tenho contra isso! O problema é que o Sonata Arctica acaba se perdendo neste flerte, ficando no meio do caminho e gerando produtos finais que não são nem aquele power metal característico e nem o que alguns críticos arriscam chamar de pop metal. Se parecem com o típico "nada com coisa nenhuma".
Já que falei no Nightwish, conterrâneos do Sonata, lá pelo meio do disco temos "The Vice", simpática música que teria tudo para ser um dos pontos altos de "Unia", não fosse pela insistente sensação de que, na verdade, o dueto masculino-feminino cabe muito melhor para o próprio Nightwish do que para o Sonata. E prometo que vou evitar falar do momento "vergonha terceirizada" que é "The Harvest", na qual a banda tenta se fazer mais sombria, mais dark, mais agressiva. Mas só acaba se dando mal. Até a baladinha "Under Your Tree", na qual nem tinha como errar muito, soa vazia, dada a repetição da interpretação de Tony Kakko, que começa a soar forçada demais.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Vejam, vou repetir o que já disse em outros momentos: o Sonata Arctica está anos-luz distante de ser uma banda ruim. Acho Kakko um vocalista acima da média e todo o restante da banda é inegavelmente competente. O que falta aos sujeitos é achar a sua própria cara. Falta encontrar o seu próprio estilo, sem precisar recorrer a fórmulas ou clichês alheios. Ninguém disse que eles precisam ser geniais ou inovadores a cada disco. Nada disso. Mas toda banda precisa encontrar seu espaço. Precisa ser ouvida de maneira que o interlocutor diga "este é o Sonata" e não "este som é uma mistura de Stratovarius com Nightwish", por exemplo. Já está mais do que na hora de Kakko e seus parceiros romperem com a obviedade e encararem a criatividade de frente. Por mais que acabem perdendo alguns fãs no meio do processo.

Line-Up:
Tony Kakko – Vocal e Teclado
Jani Liimatainen – Guitarra
Marko Paasikoski – Baixo
Tommy Portimo – Bateria
Henrik Klingenberg – Teclado
Tracklist:
1.In Black and White
2 .Paid in Full
3 .For the Sake of Revenge
4 .It Won't Fade
5 .Under Your Tree
6 .Caleb
7 .The Vice
8 .My Dream's But a Drop of Fuel for a Nightmare
9 .The Harvest
10.To Create a Warlike Feel (bonus track)
11 .The Worlds Forgotten, The Words Forbidden
12 .Fly with the Black Swan
13 .Good Enough Is Good Enough (bonus track)

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Ex-Metallica, Jason Newsted declara ter sido diagnosticado com câncer na garganta
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Dave Mustaine diz que Megadeth talvez se apresente novamente no Brasil
Durante entrevista, CEO do Atlético Mineiro revela apresentação do Pearl Jam em Belo Horizonte
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
Randy Blythe (Lamb of God) responde a Max Cavalera sobre vocalistas que o influenciaram
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
Dave Mustaine ficou surpreso com a recepção a "Hey God?", faixa do último disco do Megadeth
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica
Rockstars: 18 roqueiros que já apareceram em filmes
Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade
Sonata Arctica lança seu novo single, "Freedom Concept"
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar

