Lizzy Borden: flertando descaradamente com NWOBHM

Resenha - Appointment With Death - Lizzy Borden

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Natural de Los Angeles e na ativa desde 1983, bem no comecinho do grande 'boom' do Heavy Metal norte-americano, o Lizzy Borden se tornou relativamente conhecido por suas performances teatrais alucinantes e pela qualidade de seus álbuns. Qualidade, pois a produtividade parece não estar em seu gene, tanto que somente agora a banda está chegando a seu sexto álbum de estúdio, "Appointment With Death".

Apresentando um novo guitarrista e baixista – e um visual que não tem como passar despercebido (confiram as fotos 'glam góticas' promocionais da banda!) – "Appointment With Death" tem como temática a inspiradora 'Morte', e, como tal, as novas canções estão algo mais obscuras do que o Lizzy Borden já mostrou no passado. Musicalmente transborda melodias e refrões pegajosos ao passear pelo já conhecido Heavy Metal de seu país, flertando descaradamente com o NWOBHM (há muita sugestão de Iron Maiden por aqui...) e encarando ainda um Hard Rock totalmente distorcido.

publicidade

O guitarrista Ira Black (Heathen, Vicious Rumors, Chris Caffery) estréia na banda com vontade de mostrar serviço. E mostra! Muitos de seus riffs e solos estão entre os melhores que a banda já gravou e, ao lado da poderosa e distintiva voz de Mr. Lizzy, são os pontos que fazem a audição deste disco ser tão interessante. Os destaques com certeza ficam para as pesadíssimas "Abnormal", "Appointment With Death", "Bloody Tears", "Under Your Skin" e "(We Are) The Only Ones".

publicidade

Apesar de suas canções obviamente estarem fundamentadas na escola oitentista do rock pesado, há energia de sobra que poderá satisfazer com folgas a quem está começando a curtir somente agora o Heavy Metal. Vale mencionar também o grande número de convidados: Erik Rutan (Hate Eternal/Morbid Angel), George Lynch (Dokken/Lynch Mob), Dave Meniketti (Y&T), Corey Beaulieu (Trivium), Jonas Hansson (Silver Mountain), Michael T. Ross (Angel/Hardline), que estão entre os mais conhecidos.

publicidade

E, apenas como curiosidade ao leitor que ainda não teve contato com estes veteranos: a "Lizzy Borden" original foi uma garota norte-americana acusada de assassinar seus pais a machadadas em 1892, mas seu sangue-frio e argumentos perante o episódio acabaram levando o júri a considerá-la inocente. Se este trágico acontecimento, encarado por muitos especialistas como um dos primeiros crimes dos EUA sem uma real e satisfatória solução, já foi motivo para se escrever livros e filmes, naturalmente que uma banda de Heavy Metal faria bom uso deste nome, não é mesmo...?

publicidade

Formação:
Lizzy Borden - voz
Ira Black - guitarra
Marten Andersson - baixo
Joey Scott - bateria

Lizzy Borden - Appointment With Death
(2007 / Metal Blade Records - importado)

01. Abnormal
02. Appointment With Death
03. Live Forever
04. Bloody Tears
05. The Death Of Love
06. Tomorrow Never Comes
07. Under Your Skin
08. Perfect World (I Don’t Wanna Live)
09. Somethin’s Crawlin
10. (We Are) The Only Ones
11. The Darker Side

publicidade

Homepage: www.lizzyborden.com




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Bateristas: Os 30 melhores de todos os temposBateristas
Os 30 melhores de todos os tempos

IGN Music: os álbuns de Metal mais influentes segundo o siteIGN Music
Os álbuns de Metal mais influentes segundo o site


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin