Blaze Bayley: retomando as rédeas de sua carreira
Resenha - Alive In Poland - Blaze Bailey
Por Rafael Carnovale
Postado em 19 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Blaze Bailey é um cara atormentado. Definitivamente nos últimos dois anos muita coisa deu errado para o ex-vocalista do Iron Maiden. Problemas pessoais, profissionais, rompimento com empresários, banda desfeita, casamento chegando ao fim, e ainda por cima problemas com bebida levaram o talentoso (e polêmico) cantor a atrasar, e em muito, seus planos para 2007. Para começar, Blaze planejava lançar este DVD, gravado na Polônia em março do mesmo ano, no mês de junho, e em seguida começar a trabalhar no sucessor de "Blood And Belief". Mas infelizmente todos os planos foram atrasados e só agora este DVD (que pode ser adquirido juntamente com o CD ao vivo) chega a nossas mãos.

A carreira solo de Blaze serviu para provar a todos àqueles que duvidavam de seu talento que o cara fez por merecer(?) o posto de vocalista do Iron Maiden. Se não houve o sucesso esperado, a culpa jamais poderá ser atribuída somente ao nosso grande amigo "costeletas". Seus três CDs de estúdio são muito bons e ao vivo sua performance é muito mais do que apenas convincente. Acompanhado por uma banda renovada (e honestamente bem mais fraca do que a que tocava anteriormente com ele), Blaze desfila 15 músicas, entre carreira solo, números do Iron Maiden e uma do Wolfsbane ("Tough As Steel").
O show se inicia com a famosa sirene de ataque nuclear (já usada por Bruce Dickinson na turnê do CD "Chemical Wedding"), e a banda despeja "Speed Of Light" e "The Brave", para emendar a excelente "Futureal" (com um instrumental bem inferior ao registrado no bom CD ao vivo "As Live As It Gets"). Blaze continua cantando bem, e com sua performance altamente peculiar, mantendo os trejeitos que o caracterizam (em alguns momentos soa um tanto quanto forçado, mas no geral Blaze se dá bem).
Há espaço para músicas de seu último CD ("Alive" e "Ten Seconds", a primeira antecedida por um discurso inflamadíssimo de Blaze contra as gravadoras que o boicotaram, culminando com o berro de "Blaze Bailey IS ALIVE!"), mas o repertório se concentra nos CDs "Silicon Messiah" e "Tenth Dimension", com destaque para ótimas faixas como "Born As A Stranger", "Tenth Dimension", "Kill And Destroy" e a própria "Silicon Messiah". Da donzela Blaze manda ótimos sons como "Man On The Edge", "Sign Of The Cross" , a ótima "Virus" e alguns nem tão bons assim como "Look For The Truth" e "Two Worlds Collide". Sua banda, conforme já afirmei anteriormente, é apenas razoável, e o desempenho nas músicas do Iron Maiden de fato evidencia tal situação. Mas Blaze ainda é capaz de fazer um show bem forte, e a reação dos fãs comprova tal qualidade, tudo registrado por uma boa e competente filmagem e uma captação de áudio muito bem feita.
Nos extras temos uma interessante entrevista com Blaze (se você segurar o riso ao ver o cara de óculos escuros numa pose hilária), na qual ele revela detalhes de seu começo no metal, os primeiros shows com Wolfsbane, sua entrada e saída do Maiden e seus trabalhos solo. Blaze também aparece em uma entrevista com sua banda, na qual ele fala sobre os membros, e também são mostrados vários comentários sobre o registro do show na Polônia. A banda também apresenta o vídeo de "Hollow Head" (de "Blood And Belief" – curiosamente a música não foi tocada no show) e as já tradicionais galeria de fotos, biografias e imagens.
Blaze parece aos poucos estar retomando as rédeas de sua carreira, e torço sinceramente para que este DVD seja o começo de uma nova era para o nosso querido "costeletas". Porque o cara merece. Bom vocalista, bom compositor, só um cara que deu azar de estar na banda certa na hora errada (será?).
Blaze Bailey – Alive In Poland
2007 – Metal Mind – IMP
Faixas:
01.Intro
02. Speed of Light
03. The Brave
04. Futureal
05. Alive
06. Tough as Steel
07. Man on the Edge
08. Virus
09. Ten Seconds
10. Two Worlds Collide
11. Look for the Truth
12. Kill and Destroy
13. Silicon Messiah
14. Tenth Dimension
15. Sign of the Cross
16. Born as as Stranger
Bonus video:
"Hollowhead" video clip
Extras:
*Entrevistas: Blaze e Blaze com a banda
*Galeria de fotos
* Biografia
* Discografia
* Desktop images
* Weblinks
* Dolby Digital 5.1 Surround Sound
Site Oficial: http://www.planetblaze.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração

Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
Bruce Dickinson afirma não ter prestado muita atenção no Iron Maiden com Blaze Bayley
Em festival alemão, Blaze Bayley toca música que o Iron Maiden nunca executou ao vivo
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva


