Resenha - BBC Live & In-Session - Motörhead

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rodrigo Werneck
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O Motörhead sempre rendeu muito bem ao vivo, com seu som pesado, direto e enérgico. Neste novo lançamento da Sanctuary, vários registros ao vivo da banda gravados na BBC inglesa entre 1978 e 1986 foram resgatados e apresentados pela primeira vez aos fãs.
400 acessosSeparados no nascimento: Mikkey Dee e Dru (Meu Malvado Favorito 3)5000 acessosRegis Tadeu: explicando por que o Slipknot é tão odiado

A formação original do grupo, contando com o ex-Hawkwind Lemmy Kilminster no baixo e vocais, o guitarrista “Fast” Eddie Clarke e o baterista Philthy “Animal” Taylor, gravou grandes clássicos como os discos “Overkill”, “Ace of Spades” e “Iron Fist”. Mas esse material chegava ao seu ápice de fato quando executado sobre o palco e na frente de uma legião de fãs exultantes. Isso pode ser conferido em grande estilo neste CD, que contém gravações ao vivo para a BBC em 4 ocasiões distintas.

A primeira dessas gravações se passou em 1978, no programa de rádio do consagrado (e finado) DJ John Peel, na época do disco “Overkill”, do qual foram selecionadas as faixas “I’ll Be Your Sister” e “Tear Ya Down”, além do single “Louie Louie” e da música “Keep Us On The Road”, do disco “Motörhead”. Do mesmo período, porém registrada no ano seguinte e no Paris Theatre de Londres para uma seleta platéia de convidados, é a gravação que completa o primeiro CD desta coleção. Mais uma série de faixas do álbum “Overkill”, tais como “Stay Clean”, “No Class”, “(I Won’t) Pay Your Price”, “Capricorn”, “Limb From Limb”, entre outras, mostram toda a crueza e a impressionante massa sonora produzida por esse endiabrado trio.

O segundo CD começa com mais um registro da formação original, gravado em 1981 no programa do DJ David “Kid” Jensen, e contendo várias músicas do disco “Ace of Spades”, entre elas “Fast And Loose”, “Live To Win”, “Bite The Bullet” e “The Chase Is Better Than The Catch”, adicionadas por material mais antigo. Complementando e fechando este CD duplo, está uma gravação para o programa “Friday Rock Show” (do lendário e também finado DJ Tommy Vance) com a formação montada no meio dos anos 80, já com os guitarristas Wurzel e Phil Campbell e o baterista Pete Gill (ex-Saxon) acompanhando Lemmy. São dessa fase músicas bem conhecidas dos brasileiros (pois a partir dessa época é que a banda começou a vir ao Brasil com certa regularidade para apresentações locais), tais como “Orgasmatron” (que o Sepultura viria a regravar mais tarde), “Doctor Rock”, e “Deaf Forever”. Para fechar o disco, uma versão narrada de “Orgasmatron” (só com Lemmy recitando a letra).

É bom frisar que algum material contido nessa edição dupla foi incluído em alguns dos remasters recém-lançados, como faixas bônus. Porém, as gravações completas só são encontradas neste “BBC Live & In-Session”, que é portanto um item indispensável a todos os admiradores do trabalho de Lemmy Kilminster & Cia.

Tracklist:

CD 1

BBC Radio 1 – John Peel In-Session – 25/9/78

1. Keep Us On The Road
2. Louie Louie
3. I’ll Be Your Sister
4. Tear Ya Down

BBC Radio 1 – In Concert – Live From Paris Theatre, London – 16/5/79

5. Stay Clean
6. No Class
7. White Line Fever
8. I’ll Be Your Sister
9. Too Late, Too Late
10. (I Won’t) Pay Your Price
11. Capricorn
12. Limb From Limb

CD 2

BBC Radio 1 – David Jensen Show – 6/10/81

1. Fast And Loose
2. Live To Win
3. White Line Fever
4. Like A Nightmare
5. Bite The Bullet/The Chase Is Better Than The Catch

BBC Radio 1 – Friday Rock Show – 16/8/86

6. Killed By Death
7. Orgasmatron
8. Doctor Rock
9. Deaf Forever
10. Orgasmatron (Spoken Word)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Bill WardBill Ward
Os dez discos de metal favoritos do baterista

400 acessosSeparados no nascimento: Mikkey Dee e Dru (Meu Malvado Favorito 3)724 acessosMotorhead: Roger de Souza bate papo com Gastão Moreira, do KZG1707 acessosMotorhead: biografia mostra o quão Lemmy era único1491 acessosLoudwire: em vídeo, os 10 maiores riffs de metal dos 80's465 acessosLoudwire: em vídeo, 10 maiores riffs de metal dos anos setenta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Motorhead"

ÍconesÍcones
Gigwise elege os 14 mais marcantes mascotes de bandas

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
"Trato as pessoas como espero ser tratado"

LemmyLemmy
O Motley Crüe era mais foda que muitas bandas de Metal

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Motorhead"

Regis TadeuRegis Tadeu
Explicando por que o Slipknot é tão odiado

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1990

Classic RockClassic Rock
As 10 melhores baladas dos anos 80

5000 acessosQuiet Riot: quebrando disco de banda brasileira em 19855000 acessosDanilo Gentili: O sertanejo tem mais atitude roqueira que o próprio roqueiro5000 acessosMotorhead: destaques do funeral de Lemmy Kilmister5000 acessosMike Mangini: um dos bateristas mais rápidos do mundo?5000 acessosJudas Priest & FNM: Halford comenta foto polêmica com Bottum5000 acessosCavalera Conspiracy: Max conta como trocou uma Gibson por um chinelo

Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D’Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.

Mais matérias de Rodrigo Werneck no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online