Resenha - Classic Diamonds - Doro
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 19 de setembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A facilidade em que é possível fazer cópias de gravação em DVD tem promovido um contínuo lançamento de títulos diversificados aqui no Brasil. Um dos lançamentos da gravadora Hellion é o DVD "Classic Diamonds", da conceituada vocalista Doro Pesch. E se trata de um material de grande nível, uma produção com bastante conteúdo que promove um dos novos projetos da eterna musa do heavy metal, que continua cantando de forma impecável e com bastante energia.
Perdoem-me fãs árduos de Tarja Turunen, Cristina Scabbia ou Angela Gossow. Mas o posto de musa do metal, não só do atual como de todos os tempos, é da vocalista (ex-Warlock) Doro Pesch. A loira alemã desde 2004 resolveu seguir uma tendência moderna: a junção do heavy metal com música clássica, via orquestra sinfônica. Já temos trabalhos assim com o Scorpions, Metallica e Kiss, e chegou a vez de Doro (vocal), Nick Douglas e Oliver Palotai (guitarras), Johnny Dee (baixo) e Joe Taylor (bateria) se juntarem a um time de músicos clássicos e efetivar o lançamento do CD "Classic Diamonds", repleto de releituras como alguns sucessos do metal mundial. Enfim, um típico disco "caça-níqueis", digo isto pela quantidade de verões fora de um nível satisfatório, na maioria baladas sem graça. Porém, este DVD é diferente do CD por alguns motivos que veremos a seguir.
Restou à banda escolher somente suas melhores músicas com a orquestra para executar ao vivo. E obviamente, quando temos uma produção eficaz de palco, as imagens podem valorizar a parte sonora, desde que não seja totalmente desprezível. Na primeira parte do DVD temos a apresentação de Doro Pesch e sua banda no Wacken Open Air de 2004, juntamente com a orquestra. "Fear of the Dark" (Iron Maiden) com Blaze Bayley abre, mas o que realmente merece destaque são algumas composições próprias como "I Rule the Ruins", "Metal Tango" e "All We Are", esta última principalmente. Além da sofrível participação de Blaze, que realmente não nasceu para ter a sua voz em clássicos do Maiden (ressalva: sua carreira solo é ótima), "Breaking the Law" (do Judas Priest) também ficou fraquinha. Chris Caffery (Savatage) ainda parece em alguns solos, que maravilha. Depois de uma entrevista com Doro, temos a apresentação da banda em Hamburgo, nos mesmos moldes do show do Wacken. Porém, sem tanto público e com uma orquestra reduzida. Novamente "I Rule the Ruins" e "All We Are" mostraram suas qualidades. Fora essas, talvez "Hellraiser" ou "She’s Like Thunder podem animar". Ao total são dois shows com 1h40, juntando ambos.
De extras, bastante coisa, que bom. ‘Making off’ e o clipe para a balada comercial "Let Love Rain on Me", clipe deprimente por sinal. Uma historinha horrível, mas só ter em olhos a bonitona Doro já vale, mesmo não sendo mais uma jovem cantora. E mais uma apresentação da banda, um show gravado em Colônia também em 2004, com os mesmos destaques citados anteriormente. E ainda com "True as Steel" e uma participação maior de sua banda com instrumentos elétricos, algo que esteve em falta durante quase todo o DVD, que prima por sons puramente acústicos. E fechando, um documentário sobre a turnê pela Alemanha.
Este "Classic Diamonds" em DVD nitidamente salvou este projeto da Doro. Se dependesse apenas do álbum (CD), dificilmente uma grande quantidade de fãs e adoradores de heavy metal iriam se interessar. Não há porque ficar com um pé atrás para comprar o material está perfeitamente produzido e com bastantes atrativos. Basta você se interessar pelo conteúdo musical...
Material cedido por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br
Outras resenhas de Classic Diamonds - Doro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
A banda de rock que Xuxa adorava: "Ela pedia pessoalmente para a Marlene Mattos levar"
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O hit de Raul Seixas que ficou conhecido por ter o "solo mais caro do mundo"
A diferença entre público de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo Humberto Gessinger
O músico considerado o deus da guitarra, mas que Neil Peart confessou que não curtia



Doro Pesch sacrificou seguro de vida para fazer turnê com Dio
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis



