Resenha - New Frontiers - Atlantis
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 26 de fevereiro de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eu acredito que existe aqui no Brasil um estilo que faz muito sucesso em relação público, porém é difícil vermos bandas brasileiras deste estilo. Este estilo é o metal progressivo, marcado por influências como Dream Theater (principalmente), Symphony X e mais recentemente o Pain of Salvation.

Porém é do Rio de Janeiro que vem a banda Atlantis, lançando esta demo intitulada "New Frontiers", que cai em cheio dentro da característica sonora das bandas citadas acima. Pois é, o estilo que tem hoje o Karma como o maior expoente, está recendo mais uma banda para quem sabe tornar-se outro destaque tanto aqui no Brasil como no exterior. Acredito que se depender da qualidade e do pontencial do Atlantis, isto é algo bem fácil de se acontecer.
A banda formada por Luiz Siren (vocal), Michael Lerner (guitarra), Alexandre Macedo (guitarra), Andrej Braga (baixo), Roberto Schilling (tecladd) e Victor Ferreira (bateria); conseguir envolver muito bem os cinco temas presentes aqui na demo com os climas de teclado, algo que muitas bandas tentam fazer hoje e dificilmente dá certo. A música "Find Your Indenty" é exatamente isto, especialmente por mostrar partes rápidas e outras mais cadenciadas, necessitando bastante da "ajuda" do teclado. "Snowrider" mostra a face mais rápida e melódica da banda, como o Symphony X... e para mim está é a melhor música da demo! "Living in Trouble" é uma bonita balada, que evidencia muito bem novamente o teclado e as guitarras. É um ponto ímpar em relação a música anterior, mas mostra bem a maturidade do sexteto carioca para criar boas melodias tanto para músicas rápidas e pesadas, como para as mais longas e cadenciadas. Fechando a demo estão duas músicas que deixarão todos os fãs de Dream Theater bem contentes de ver uma banda assim no Brasil: "New Frontiers" e "We are not Alone", onde se vê passagens melódicas, pesadas, e diversos climas de teclados deixando as músicas completas.
O Atlantis merece um cd urgente! E eu acho que o fôlego da banda não terminou nesta demo!
Site oficial:
http://www.atlantismusic.com.br
Outras resenhas de New Frontiers - Atlantis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
"Odiei"; quando Carole King confrontou Eric Burdon sobre cover feito pelo Animals
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
Sepultura - como uma gravura do dinheiro brasileiro foi parar na capa de Roots?
A banda que mudou a história da música para sempre, conforme Rick Rubin
Como ficaria o "Big Four" do grunge, de acordo com lista publicada pelo Loudwire

Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



