Resenha - Extremist - Joe Satriani
Por Fernando DeSantis
Postado em 23 de julho de 2001
Quando pensamos em discos de guitarristas ultravirtuosos, como Steve Vai, Joe Satriani ou Malmsteen, o que se imagina logo de cara, é que se trata de discos para guitarristas. É bem verdade que hoje em dia centenas de guitarristas jovens ficam trancados nos quartos estudando licks, arpejos, escalas e mais escalas com o objetivo de um dia se transformarem em um novo Steve Vai. Porém, esses novos guitarristas acabam esquecendo de algo muito importante: a criatividade.
Em 1992, Joe Satriani colocou no mercado o surpreendente "The Extremist", disco recheado de músicas instrumentais da melhor qualidade. Quando álbum "The Extremist" rola do CD player, consegue agradar a todos os tipos de ouvidos pois é um disco cheio de criatividade, músicas interessantes e técnica apurada. Quem coloca o cd para rodar pela primeira vez sente aquela sensação de "eu já ouvi essa música em algum lugar..." pois o disco todo é utilizado em programas de esportes para ilustrar matérias ou é utilizado na abertura de outros programas.
O disco já começa com a empolgante "Friends" que tem belos solos, riffs, e um "refrão" (mesmo sendo instrumental) marcante que não sai da cabeça. É interessante o modo como Joe conseguiu demonstrar em solos de guitarra os sentimentos dele... e tais sentimentos conseguem atingir até o ouvinte menos atento. As músicas "The Extremist", "Why" e "War" moram no subconsciente de todas as pessoas que já assistiram algum programa de esportes radicais enquanto a belíssima balada "Cryin'" consegue emocionar com uma melodia mais triste.
"Summer Song", talvez um dos maiores clássicos de Satriani, é o ponto alto do disco. É um Hard Rock perfeito, com solos viciantes e cheios de efeitos no som da guitarra. Essa música consegue mostrar de forma perfeita como Joe tem o domínio do instrumento pois são solos e mais solos perfeitos que quando terminam são emendados nos riffs principais da música. "Motorcycle Driver" também é um dos pontos altos do disco que, por sinal, ao lado da música "Summer Song", é uma das músicas tema do programete global, "Vídeo Show".
A última faixa do disco, "New Blues", como o nome já sugere, consegue demonstrar a versatilidade de Joe Satriani fazendo um "blues" mais moderno. Joe dá aulas de guitarra a cada nota tocada. O disco "The Extremist" não é um disco somente voltado para os amantes de guitarristas virtuosos. É um disco legal que consegue sem dúvida agradar a todos que, de uma forma ou de outra, apreciam o bom e velho Rock n' Roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar


O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
De Clapton a Satriani; guitarristas que Ritchie Blackmore não considerava "tudo isso"


