Resenha - Extremist - Joe Satriani
Por Fernando DeSantis
Postado em 23 de julho de 2001
Quando pensamos em discos de guitarristas ultravirtuosos, como Steve Vai, Joe Satriani ou Malmsteen, o que se imagina logo de cara, é que se trata de discos para guitarristas. É bem verdade que hoje em dia centenas de guitarristas jovens ficam trancados nos quartos estudando licks, arpejos, escalas e mais escalas com o objetivo de um dia se transformarem em um novo Steve Vai. Porém, esses novos guitarristas acabam esquecendo de algo muito importante: a criatividade.
Em 1992, Joe Satriani colocou no mercado o surpreendente "The Extremist", disco recheado de músicas instrumentais da melhor qualidade. Quando álbum "The Extremist" rola do CD player, consegue agradar a todos os tipos de ouvidos pois é um disco cheio de criatividade, músicas interessantes e técnica apurada. Quem coloca o cd para rodar pela primeira vez sente aquela sensação de "eu já ouvi essa música em algum lugar..." pois o disco todo é utilizado em programas de esportes para ilustrar matérias ou é utilizado na abertura de outros programas.
O disco já começa com a empolgante "Friends" que tem belos solos, riffs, e um "refrão" (mesmo sendo instrumental) marcante que não sai da cabeça. É interessante o modo como Joe conseguiu demonstrar em solos de guitarra os sentimentos dele... e tais sentimentos conseguem atingir até o ouvinte menos atento. As músicas "The Extremist", "Why" e "War" moram no subconsciente de todas as pessoas que já assistiram algum programa de esportes radicais enquanto a belíssima balada "Cryin'" consegue emocionar com uma melodia mais triste.
"Summer Song", talvez um dos maiores clássicos de Satriani, é o ponto alto do disco. É um Hard Rock perfeito, com solos viciantes e cheios de efeitos no som da guitarra. Essa música consegue mostrar de forma perfeita como Joe tem o domínio do instrumento pois são solos e mais solos perfeitos que quando terminam são emendados nos riffs principais da música. "Motorcycle Driver" também é um dos pontos altos do disco que, por sinal, ao lado da música "Summer Song", é uma das músicas tema do programete global, "Vídeo Show".
A última faixa do disco, "New Blues", como o nome já sugere, consegue demonstrar a versatilidade de Joe Satriani fazendo um "blues" mais moderno. Joe dá aulas de guitarra a cada nota tocada. O disco "The Extremist" não é um disco somente voltado para os amantes de guitarristas virtuosos. É um disco legal que consegue sem dúvida agradar a todos que, de uma forma ou de outra, apreciam o bom e velho Rock n' Roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Dave Mustaine poderá escrever novas músicas mesmo após o fim do Megadeth
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"



A música do Soulfly que faz Max Cavalera se lembrar de Joe Satriani
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


