Resenha - Extremist - Joe Satriani

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fernando DeSantis
Enviar correções  |  Ver Acessos


Quando pensamos em discos de guitarristas ultravirtuosos, como Steve Vai, Joe Satriani ou Malmsteen, o que se imagina logo de cara, é que se trata de discos para guitarristas. É bem verdade que hoje em dia centenas de guitarristas jovens ficam trancados nos quartos estudando licks, arpejos, escalas e mais escalas com o objetivo de um dia se transformarem em um novo Steve Vai. Porém, esses novos guitarristas acabam esquecendo de algo muito importante: a criatividade.

Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?Morreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy Kilmister

Em 1992, Joe Satriani colocou no mercado o surpreendente "The Extremist", disco recheado de músicas instrumentais da melhor qualidade. Quando álbum "The Extremist" rola do CD player, consegue agradar a todos os tipos de ouvidos pois é um disco cheio de criatividade, músicas interessantes e técnica apurada. Quem coloca o cd para rodar pela primeira vez sente aquela sensação de "eu já ouvi essa música em algum lugar..." pois o disco todo é utilizado em programas de esportes para ilustrar matérias ou é utilizado na abertura de outros programas.

O disco já começa com a empolgante "Friends" que tem belos solos, riffs, e um "refrão" (mesmo sendo instrumental) marcante que não sai da cabeça. É interessante o modo como Joe conseguiu demonstrar em solos de guitarra os sentimentos dele... e tais sentimentos conseguem atingir até o ouvinte menos atento. As músicas "The Extremist", "Why" e "War" moram no subconsciente de todas as pessoas que já assistiram algum programa de esportes radicais enquanto a belíssima balada "Cryin'" consegue emocionar com uma melodia mais triste.

"Summer Song", talvez um dos maiores clássicos de Satriani, é o ponto alto do disco. É um Hard Rock perfeito, com solos viciantes e cheios de efeitos no som da guitarra. Essa música consegue mostrar de forma perfeita como Joe tem o domínio do instrumento pois são solos e mais solos perfeitos que quando terminam são emendados nos riffs principais da música. "Motorcycle Driver" também é um dos pontos altos do disco que, por sinal, ao lado da música "Summer Song", é uma das músicas tema do programete global, "Vídeo Show".

A última faixa do disco, "New Blues", como o nome já sugere, consegue demonstrar a versatilidade de Joe Satriani fazendo um "blues" mais moderno. Joe dá aulas de guitarra a cada nota tocada. O disco "The Extremist" não é um disco somente voltado para os amantes de guitarristas virtuosos. É um disco legal que consegue sem dúvida agradar a todos que, de uma forma ou de outra, apreciam o bom e velho Rock n' Roll.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Joe Satriani"


Joe Satriani: A banda atual que ele mais gosta é o Greta Van FleetJoe Satriani
A banda atual que ele mais gosta é o Greta Van Fleet

Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicosOops!
10 erros eternizados em gravações de clássicos


Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?Vinil
Quais são os dez discos mais valiosos do mundo?

Morreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy KilmisterMorreu Dormindo
As últimas horas de vida de Lemmy Kilmister


Sobre Fernando DeSantis

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Fernando DeSantis no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336