Resenha - Strange Beautiful Music - Joe Satriani

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

8


"Isso aí é cd só pra guitarrista. Você nunca vai conseguir ouvir!". Foi o que um amigo me disse quando mostrei-lhe este cd. A alegação dele é que cd’s solo de guitarristas virtuosos como Satriani, Vai, Malmsteen, são apenas para encher o ouvido de seus fãs com solos mirabolantes e sem sentido, criando vez por outra um climinha para uma ou duas músicas... e eu fiquei me perguntando, será que é verdade? No fundo eu já sabia que não, pois sempre fui fã do estilo de "Mr Satch", e apesar de suas incursões pela eletrônica em seu último cd, "Engines of Creation", gostei sempre de suas músicas, principalmente pela capacidade que ele tem de fazer a guitarra "cantar".

publicidade

Ao por o cd para tocar notei que o bom e velho Satriani está de volta. As primeiras faixas "Oriental Melody" (com seu clima meio soturno, mas muito legal) e a pop "Belly Dancer" (me lembrou um pouco o clássico "Summer Song") são músicas muito agradáveis a qualquer ouvinte. Existem solos? Existem, afinal o cara é guitarrista! Mas ele sabe muito bem encaixar seus solos sem torna-los maçantes ou cansativos. Faixas como "Starry Night", "Chords of Life", "Sleep Walk" e "What Breakes a Heart" são feitas para relaxar e curtir um clima calmo, com bases leves e solos melódicos ao extremo, sem exagero de notas, com destaque para a última, que cativa ao extremo.

publicidade

Já faixas como "Mind Storm" (com bases bem agressivas), a eletro-rock (será que existe isso?) "Seven String" (com guitarras sintetizadas e uma pegada blues muito característica do cd "Joe Satriani"), e a pesada "The Journey" mostram um Satriani bem rockeiro, com uma banda de apoio excelente e bases cortantes com solos virtuosos e habilidade no quesito velocidade/melodia. O destaque? Todas as faixas são muito boas, mas eu apontaria duas: "You Saved My Life", pela beleza de todo seu conjunto, de longe uma das mais bonitas baladas de Joe, e "Hill Groove", por justamente ter a famosa mistura de blues, rock e metal que Joe faz com muita habilidade. E se você acha que Joe Satriani não dá espaço para seus comparsas de banda está enganado: Matt Bissonette (Baixo) e Jeff Campitelli (Bateria) aparecem bem no cd, com seus instrumentos bem colocados e bem audíveis, mostrando que Joe montou uma senhora banda para ajudá-lo.

publicidade

Eu discordei do que me foi dito sobre este cd, achando-o muito bom, tanto para músicos quanto para apenas ouvintes... e você? Me diga no fórum o que achou.

Site Oficial: www.satriani.com

Lançado pela Sony Music Brasil.

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Eddie Van Halen: Ele foi o maior guitarrista da minha geração, diz SatrianiEddie Van Halen
"Ele foi o maior guitarrista da minha geração", diz Satriani

Joe Satriani: guitarrista lança vídeo animado de Yesterday's YesterdayJoe Satriani
Guitarrista lança vídeo animado de "Yesterday's Yesterday"


Deep Purple: Blackmore elogia sucessores Satriani e Morse, mas com ressalvasDeep Purple
Blackmore elogia sucessores Satriani e Morse, mas com ressalvas

Joe Satriani: por que meus alunos se tornaram grandes guitarristasJoe Satriani
Por que meus alunos se tornaram grandes guitarristas


Chris Cornell: a emocionante despedida de Tom MorelloChris Cornell
A emocionante despedida de Tom Morello

Morbid Angel: banda satânica, eu jamais voltaria, diz SandovalMorbid Angel
"banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin