Resenha - Strange Beautiful Music - Joe Satriani

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


"Isso aí é cd só pra guitarrista. Você nunca vai conseguir ouvir!". Foi o que um amigo me disse quando mostrei-lhe este cd. A alegação dele é que cd's solo de guitarristas virtuosos como Satriani, Vai, Malmsteen, são apenas para encher o ouvido de seus fãs com solos mirabolantes e sem sentido, criando vez por outra um climinha para uma ou duas músicas... e eu fiquei me perguntando, será que é verdade? No fundo eu já sabia que não, pois sempre fui fã do estilo de "Mr Satch", e apesar de suas incursões pela eletrônica em seu último cd, "Engines of Creation", gostei sempre de suas músicas, principalmente pela capacidade que ele tem de fazer a guitarra "cantar".

Brian May: "eu não sabia que Freddie era Gay"Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas

Ao por o cd para tocar notei que o bom e velho Satriani está de volta. As primeiras faixas "Oriental Melody" (com seu clima meio soturno, mas muito legal) e a pop "Belly Dancer" (me lembrou um pouco o clássico "Summer Song") são músicas muito agradáveis a qualquer ouvinte. Existem solos? Existem, afinal o cara é guitarrista! Mas ele sabe muito bem encaixar seus solos sem torna-los maçantes ou cansativos. Faixas como "Starry Night", "Chords of Life", "Sleep Walk" e "What Breakes a Heart" são feitas para relaxar e curtir um clima calmo, com bases leves e solos melódicos ao extremo, sem exagero de notas, com destaque para a última, que cativa ao extremo.

Já faixas como "Mind Storm" (com bases bem agressivas), a eletro-rock (será que existe isso?) "Seven String" (com guitarras sintetizadas e uma pegada blues muito característica do cd "Joe Satriani"), e a pesada "The Journey" mostram um Satriani bem rockeiro, com uma banda de apoio excelente e bases cortantes com solos virtuosos e habilidade no quesito velocidade/melodia. O destaque? Todas as faixas são muito boas, mas eu apontaria duas: "You Saved My Life", pela beleza de todo seu conjunto, de longe uma das mais bonitas baladas de Joe, e "Hill Groove", por justamente ter a famosa mistura de blues, rock e metal que Joe faz com muita habilidade. E se você acha que Joe Satriani não dá espaço para seus comparsas de banda está enganado: Matt Bissonette (Baixo) e Jeff Campitelli (Bateria) aparecem bem no cd, com seus instrumentos bem colocados e bem audíveis, mostrando que Joe montou uma senhora banda para ajudá-lo.

Eu discordei do que me foi dito sobre este cd, achando-o muito bom, tanto para músicos quanto para apenas ouvintes... e você? Me diga no fórum o que achou.

Site Oficial: www.satriani.com

Lançado pela Sony Music Brasil.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Joe Satriani"


Sammy Hagar: Eddie Van Halen é uma piada perto de Satriani?Sammy Hagar
Eddie Van Halen é uma piada perto de Satriani?

Guitarra: 5 músicos que se destacam nas 7 cordasGuitarra
5 músicos que se destacam nas 7 cordas

Steve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião deleSteve Vai
As 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele


Brian May: eu não sabia que Freddie era GayBrian May
"eu não sabia que Freddie era Gay"

Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritasMetallica
Hetfield elege as suas dez músicas favoritas

Como batizar a criança: os nomes de bandas mais estúpidosComo batizar a criança
Os nomes de bandas mais estúpidos

Planet Rock: As músicas com os melhores solos de guitarraPlanet Rock
As músicas com os melhores solos de guitarra

Nirvana: a história por trás da música Smells Like Teen SpiritNirvana
A história por trás da música "Smells Like Teen Spirit"

Slayer: não é fácil tocar as coisas do Lombardo, diz BostaphSlayer
Não é fácil tocar as coisas do Lombardo, diz Bostaph

Iron Maiden: veja Bruce tocando o piano em Empire Of The CloudsIron Maiden
Veja Bruce tocando o piano em "Empire Of The Clouds"


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336