Resenha - Journey 2001 Live - Journey
Por Rafael Carnovale
Postado em 02 de maio de 2002
Nota: 10
Uma máquina bem azeitada, com perfeita sintonia. Este é o Journey de 2001. A banda foi formada nos anos 70 e de início tinha um pé no progressivo. Depois, com a entrada do carismático vocalista Steve Perry acabaria se tornando um dos ícones do chamado AOR (Adult Oriented Rock), o rock com toques pop, que alguns sarcasticamente chamam de "rock de cigarro", pois muitas marcas de cigarro já usaram em seus jingles músicas deste tipo de banda. Nada disso tira o mérito desta competentíssima banda, que executa com maestria seu rock, ora pesado, ora pop.
A banda perdeu Steve Perry por problemas de saúde em 1993, mas recrutou para seu lugar o Ex-Tyketto Steve Augerri, e também incluiu em suas fileiras o excelente batera Deen Castronovo (Ozzy Osbourne). Essa formação, somada ao guitarrista Neil Schon, o baixista Ross Valory e o tecladista Jonathan Cain, lançou em 2001 o cd "Arrival", obtendo boa repercussão, e emplacou uma tour muito bem sucedida, que culminou com a gravação deste show de Las Vegas, para lançamento em DVD/VHS.
O que dizer? São 20 músicas, 20 clássicos. A banda optou por limar músicas mais recentes e incluiu seus maiores sucessos, tocando apenas uma música do cd "Arrival", a rockeira "Higher Place", e uma música antiga do guitarrista Neil Schon, a excelente "La Raza del Sol". Ambas mantém o nível do show em alta, que já começa com o super sucesso "Separate Ways", passando pela mágica "Ask the Lonely". Destaques? Todas as músicas, com direito a empolgação geral em "Any Way You Want It", "Be Good to Yourself", "Wheel in the Sky" e a blueseira "Livin’, Touchin’, Squeezin’", além do excelente dueto vocálico de Augerri e Cain no final de "Don’t Stop Believing", além das obrigatórias "Faithfully", "Escape" e "Send Her My Love". De cara um Showzaço!
A banda está em sua melhor forma. Castronovo detona na bateria, demonstrando intensa empolgação com batidas técnicas e massacrantes. O tecladista Jonathan Cain é um show à parte, com seus teclados bem colocados, dando o ar pop e às vezes progressivo que a banda precisa, além de tocar guitarra base em algumas faixas. Neil Schon dispensa comentários, puta guitarrista. Mas o destaque maior fica para Augerri, dono de uma voz maravilhosa e de um carisma contagiante. Ele tem o público nas mãos, e chega a irritar de tão tranqüilo que parece. Mas em sua tranquilidade ele manda no show. Steve Perry faz falta, e sempre fará, mas Augerri segura a onda numa boa.
O DVD é caprichado, com uma qualidade sonora fantástica e edição de imagens perfeita, pecando apenas por possuir poucos extras como bibliografia e álbum de fotos. Tudo isso é compensado pela qualidade do show, que contagia o público, às vezes deixando-o em êxtase. E o melhor, já está disponível em versão nacional.
OBRIGATÓRIO!
Detalhes do DVD:
Dolby Digital 5.1 Sound ou PCM Stereo
Menus Interativos
Acesso instantâneo às músicas
Biografia
Galeria de Fotos
Multi-Região – NTSC.
Músicas:
01 – Intro
02 – Separate Ways
03 – Ask The Lonely
04 – Guitar Solo
05 – Stone in Love
06 – Higher Place
07 – Send Her My Love
08 – Who’s Crying Now
09 – Piano Solo
10 – Open Arms
11 – Fillmore Boogie
12 – All The Way
13 – Escape
14 – La Raza del Sol (Intro)
15 – La Raza del Sol
16 – Wheel in the Sky
17 – Be Good to Yourself
18 – Any Way You Want It
19 – Don’t Stop Believing
20 – Lovin’, Touchin’, Squeezin’
21 – FaithFully
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps