Resenha - Live In Chicago 12.19.98 - Dave Matthews Band
Por Rodrigo Simas
Postado em 21 de dezembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de reclamações por parte dos fãs mais antigos pelo lançamento do "acessível" "Everyday" a DMB resolve lançar em outubro de 2001 esse "Live in Chicago".
Dave Matthews Band - Mais Novidades
Mas porque esse lançamento? O show é de 98, até mesmo anterior do que o último duplo ao vivo oficial, o multiplatinado "Listener Supported", o set list não traz nenhuma música das famosas "Lillywhite Sessions" (que seriam muito bem vindas), muito menos de "Everyday", e além de tudo isso a maioria das faixas é bastante conhecida pelos fãs, visto que os shows da banda sempre trazem os set lists mais diversos.
Isso tudo foi feito exatamente para saciar os mesmos fãs que reclamaram do lançamento de "Everyday" : um show da turnê do álbum "Before These Crowdred Streets" , com músicas de todas as fases da banda até a época e algumas surpresas como "The Maker" e "Christmas Song".
Depois da "intro", a pesadíssima "The Last Stop" (perfeita para abertura de shows) faz o estádio ir a baixo, com Dave cantando a letra parecendo um demônio com raiva de tudo de errado que está acontecendo no mundo hoje em dia. A execução é perfeita, a participação do público é latente e essa versão ainda é imendada com a "outro" do disco "Before These Crowded Streets". Perfeita. Para continuar com o clima tenso, a DMB entra com a também pesada "Don’t Drink The Water" (será que ainda tinha alguém vivo na platéia??), que aparece aqui muito melhor que na versão de "Listener Supported", com Tim Reynolds marcando presença nas guitarras (ele toca o show inteiro com a banda).
"#41" dispensa apresentações e traz um convidado à altura da música: Victor Wooten, considerado um dos melhores baixistas do mundo na atualidade.
Matthews ainda faz uma pequena versão da rara "#40", abrindo espaço para "Lie In Our Graves", com destaque total para o solo de Leroi Moore.
Em "What Would You Say" (que pela primeira vez tem sua versão ao vivo em um lançamento ao vivo oficial da banda), Maceo Parker entra em cena com um solo maravilhoso.
O primeiro CD ainda traz as já clássicas "Pantala Naga Pampa", "Rapunzel" e "Stay".
Hora de trocar o CD e tomar um pouco de ar, porque depois que o "play" é apertado a linda cover de Daniel Lanois "The Maker" começa com participações de Victor Wooten e Mitch Rutman, e por si só já vale a compra do CD, com uma interpretação brilhante de toda Dave Matthews Band. O show segue com o "hit" "Crash into Me" ( com "Dixie Chicken"), seguido de "Jimi Thing" (com mais de 10 minutos e destaque para o violino de Boyd Tinsley), "So Much to Say" imendada com "Too Much" culminando na belíssima "Christmas Song", com praticamente só Dave Matthews e seu violão. A apresentação fecha com "All Along the Watchtower", o clássico de Bob Dylan.
Precisa mais?
"Live in Chicago" é essencial, diria até vital, para qualquer pessoa que gosta de boa música, verdadeira, tocada com emoção, sem se prender a estilos, clichês ou modas. E de quebra você ainda ouve alguns dos melhores músicos do planeta fazendo o que eles fazem melhor: música. Como sempre, emocionante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Alvin L, compositor de hits de sucesso do pop rock nacional, faleceu neste domingo
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
As bandas que Steve Howe recusou antes de se juntar ao Yes
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Novo baterista do Foo Fighters, Ilan Rubin conta como conseguiu a vaga
Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush
O dia em que Papa João Paulo II explicou "Blowin' In The Wind" para Bob Dylan
Lemmy Kilmister sobre saída de Dee Dee dos Ramones: "Aquilo acabou com Joey"
Pink Floyd e a curiosa e quase desconhecida canção de Natal gravada pela banda


Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



