Resenha - Live In Chicago 12.19.98 - Dave Matthews Band
Por Rodrigo Simas
Postado em 21 de dezembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de reclamações por parte dos fãs mais antigos pelo lançamento do "acessível" "Everyday" a DMB resolve lançar em outubro de 2001 esse "Live in Chicago".
Dave Matthews Band - Mais Novidades
Mas porque esse lançamento? O show é de 98, até mesmo anterior do que o último duplo ao vivo oficial, o multiplatinado "Listener Supported", o set list não traz nenhuma música das famosas "Lillywhite Sessions" (que seriam muito bem vindas), muito menos de "Everyday", e além de tudo isso a maioria das faixas é bastante conhecida pelos fãs, visto que os shows da banda sempre trazem os set lists mais diversos.
Isso tudo foi feito exatamente para saciar os mesmos fãs que reclamaram do lançamento de "Everyday" : um show da turnê do álbum "Before These Crowdred Streets" , com músicas de todas as fases da banda até a época e algumas surpresas como "The Maker" e "Christmas Song".
Depois da "intro", a pesadíssima "The Last Stop" (perfeita para abertura de shows) faz o estádio ir a baixo, com Dave cantando a letra parecendo um demônio com raiva de tudo de errado que está acontecendo no mundo hoje em dia. A execução é perfeita, a participação do público é latente e essa versão ainda é imendada com a "outro" do disco "Before These Crowded Streets". Perfeita. Para continuar com o clima tenso, a DMB entra com a também pesada "Don’t Drink The Water" (será que ainda tinha alguém vivo na platéia??), que aparece aqui muito melhor que na versão de "Listener Supported", com Tim Reynolds marcando presença nas guitarras (ele toca o show inteiro com a banda).
"#41" dispensa apresentações e traz um convidado à altura da música: Victor Wooten, considerado um dos melhores baixistas do mundo na atualidade.
Matthews ainda faz uma pequena versão da rara "#40", abrindo espaço para "Lie In Our Graves", com destaque total para o solo de Leroi Moore.
Em "What Would You Say" (que pela primeira vez tem sua versão ao vivo em um lançamento ao vivo oficial da banda), Maceo Parker entra em cena com um solo maravilhoso.
O primeiro CD ainda traz as já clássicas "Pantala Naga Pampa", "Rapunzel" e "Stay".
Hora de trocar o CD e tomar um pouco de ar, porque depois que o "play" é apertado a linda cover de Daniel Lanois "The Maker" começa com participações de Victor Wooten e Mitch Rutman, e por si só já vale a compra do CD, com uma interpretação brilhante de toda Dave Matthews Band. O show segue com o "hit" "Crash into Me" ( com "Dixie Chicken"), seguido de "Jimi Thing" (com mais de 10 minutos e destaque para o violino de Boyd Tinsley), "So Much to Say" imendada com "Too Much" culminando na belíssima "Christmas Song", com praticamente só Dave Matthews e seu violão. A apresentação fecha com "All Along the Watchtower", o clássico de Bob Dylan.
Precisa mais?
"Live in Chicago" é essencial, diria até vital, para qualquer pessoa que gosta de boa música, verdadeira, tocada com emoção, sem se prender a estilos, clichês ou modas. E de quebra você ainda ouve alguns dos melhores músicos do planeta fazendo o que eles fazem melhor: música. Como sempre, emocionante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
A lenda do Rock que se arrepende de nunca ter dormido com Jimi Hendrix
Cinema + Rock: Uma dupla dinâmica
O hit da Legião Urbana sem refrão que chamou atenção das rádios e com verso misterioso





