Resenha - Live In Chicago 12.19.98 - Dave Matthews Band
Por Rodrigo Simas
Postado em 21 de dezembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de reclamações por parte dos fãs mais antigos pelo lançamento do "acessível" "Everyday" a DMB resolve lançar em outubro de 2001 esse "Live in Chicago".
Dave Matthews Band - Mais Novidades
Mas porque esse lançamento? O show é de 98, até mesmo anterior do que o último duplo ao vivo oficial, o multiplatinado "Listener Supported", o set list não traz nenhuma música das famosas "Lillywhite Sessions" (que seriam muito bem vindas), muito menos de "Everyday", e além de tudo isso a maioria das faixas é bastante conhecida pelos fãs, visto que os shows da banda sempre trazem os set lists mais diversos.
Isso tudo foi feito exatamente para saciar os mesmos fãs que reclamaram do lançamento de "Everyday" : um show da turnê do álbum "Before These Crowdred Streets" , com músicas de todas as fases da banda até a época e algumas surpresas como "The Maker" e "Christmas Song".
Depois da "intro", a pesadíssima "The Last Stop" (perfeita para abertura de shows) faz o estádio ir a baixo, com Dave cantando a letra parecendo um demônio com raiva de tudo de errado que está acontecendo no mundo hoje em dia. A execução é perfeita, a participação do público é latente e essa versão ainda é imendada com a "outro" do disco "Before These Crowded Streets". Perfeita. Para continuar com o clima tenso, a DMB entra com a também pesada "Don’t Drink The Water" (será que ainda tinha alguém vivo na platéia??), que aparece aqui muito melhor que na versão de "Listener Supported", com Tim Reynolds marcando presença nas guitarras (ele toca o show inteiro com a banda).
"#41" dispensa apresentações e traz um convidado à altura da música: Victor Wooten, considerado um dos melhores baixistas do mundo na atualidade.
Matthews ainda faz uma pequena versão da rara "#40", abrindo espaço para "Lie In Our Graves", com destaque total para o solo de Leroi Moore.
Em "What Would You Say" (que pela primeira vez tem sua versão ao vivo em um lançamento ao vivo oficial da banda), Maceo Parker entra em cena com um solo maravilhoso.
O primeiro CD ainda traz as já clássicas "Pantala Naga Pampa", "Rapunzel" e "Stay".
Hora de trocar o CD e tomar um pouco de ar, porque depois que o "play" é apertado a linda cover de Daniel Lanois "The Maker" começa com participações de Victor Wooten e Mitch Rutman, e por si só já vale a compra do CD, com uma interpretação brilhante de toda Dave Matthews Band. O show segue com o "hit" "Crash into Me" ( com "Dixie Chicken"), seguido de "Jimi Thing" (com mais de 10 minutos e destaque para o violino de Boyd Tinsley), "So Much to Say" imendada com "Too Much" culminando na belíssima "Christmas Song", com praticamente só Dave Matthews e seu violão. A apresentação fecha com "All Along the Watchtower", o clássico de Bob Dylan.
Precisa mais?
"Live in Chicago" é essencial, diria até vital, para qualquer pessoa que gosta de boa música, verdadeira, tocada com emoção, sem se prender a estilos, clichês ou modas. E de quebra você ainda ouve alguns dos melhores músicos do planeta fazendo o que eles fazem melhor: música. Como sempre, emocionante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
"Não tivemos escolha", diz guitarrista sobre suspensão de planos do Twisted Sister
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
"Heavy metal é para ser tocado com duas guitarras", opina Schmier (Destruction)
A música de Ozzy que atingiu o topo das paradas, mas não aparece nas coletâneas "Best Of" do madm
Clássico do My Chemical Romance supera 1 bilhão de plays no Spotify
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
O dia que Kurt Cobain ligou para Max Cavalera para saber onde poderia descolar drogas
Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"
"Tony Iommi me intimida, e ele sabe disso", diz Ozzy Osbourne


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



