Resenha - Mutter - Rammstein
Por Anderson Guimarães de Carvalho
Postado em 06 de julho de 2001
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mutter é o terceiro álbum desta ótima banda de Heavy alemã.Bem, obviamente o Rammstein não faz um heavy no estilo tradicional, a lá Iron Maiden, mas também não tem nada a ver com as chamadas bandas de metal como Korn ou Soulfly.Este sexteto berlinense executa um som que nada mais é do que metal com influências eletrônicas (nada a ver com Techno). O som do Rammstein é muito pesado, e, além disso, eles são uma banda com originalidade (algo raro atualmente). Um dos fatores que contribuem para isso é que eles têm um cantor barítono (pouco comum em bandas de metal) e, além disso, cantam em alemão, o que os fez uma das bandas mais populares da Alemanha.

Till Lindemann é um grande vocalista, que canta com bastante emoção e agressividade.Os guitarristas Paul Landers e Richard Z Kruspe-Bernstein criam ótimos riffs e solos, que embora curtos são bastante inspirados, provando que não é necessário ser nenhum virtuose para compor bons solos.O baixista Oliver Riedel tira um som bastante grave do seu baixo criando o fundo perfeito para as guitarras sendo sustentado pelo baterista Christoph Schneider que tem uma boa pegada e não deixa o pique das músicas cair em momento algum.O teclado de Christian Lorenz é o instrumento que cria os mais variados climas nas músicas do Rammstein.
Mutter ("mãe" em alemão) é um cd indispensável! Ele começa com Mein Herz Brennt, que tem um começo sussurrado e com um teclado emocionante, chegando a lembrar trilhas de filmes. Mas quando os outros instrumentos entram o teclado ganha mais destaque, pois a linha de teclado é a que guia a música no refrão e é aquele tipo de melodia que "gruda na mente".Logo depois vem Links 2 3 4, o segundo single do álbum, que é também uma grande faixa.Seguida de Sonne (o primeiro single e vídeo) que é uma das melhores do cd, com as guitarras absurdamente empolgantes e pesadas.É uma linda música, que conta com um grande refrão, daqueles que você ouve uma vez e fica com ele na cabeça até ouvir de novo (grande interpretação de Lindemann).Também há Ich Will, outra boa faixa.Depois temos Feuer Frei!, que é com certeza uma das melhores canções da banda! Deus, fazia tempo que eu não ouvia uma música tão intensa e empolgante como essa! Tente ouvir Feuer Frei! (Toque fogo!) sem ao menos bater o pé.Impossível!O riff de guitarra é simplesmente daqueles que dá vontade de pular! Nesta faixa todos da banda se destacam, principalmente Riedel e Schneider (que despeja toda sua raiva na bateria). Em Mutter, a faixa título a banda parece se acalmar um pouco.É uma música mais lenta, porém conta com uma bela letra e mais uma vez uma grande interpretação de Lindemann, que canta de forma bem suave em alguns momentos e em outros de modo bem agressivo.
Bem, acho que com essas músicas você se não conhece a banda deve estar a menos curioso para ouví-la. Pois faça isso.Não crucifique a banda como aqueles que viram seu show na abertura para o Kiss no Brasil alguns anos atrás sem dar-lhes uma chance.É um grupo realmente talentoso. Espere só para ouvir as outras cinco faixas do cd...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Max Cavalera diz que Soulfly passará pelo Brasil em 2026
A opinião de Chad Smith do Red Hot Chili Peppers sobre a banda alemã Rammstein
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


