Resenha - Are You Experienced? - Jimi Hendrix
Por Beto Guzzo
Postado em 19 de maio de 2005
A Q Magazine fez. A Record Collector fez. Todo mundo fez. Então, nada mais normal do que eu meter minha colher na sopa também. Listas são sempre polêmicas pois trazem grudadas o gosto do feitor e suas preferências. Tentei então pinçar do oceano elétrico as melhores e mais representativas obras do rock desde o aparecimento dos Beatles. Uma pôr banda/artista, sem incluir coletâneas nem álbuns ao vivo, em ordem de lançamento para termos uma idéia da linha temporal.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Sim, vão faltar várias bandas. Listas são polêmicas pois nunca satisfazem a todos e além disso, fica sempre faltando aquela banda do interior da Birmânia Ocidental que o primo do amigo conhece e é duca.
Vamos começar com Are You Experienced, obra do power trio Jimi Hendrix, Mitch Mitchell e Noel Redding datada de 05/67. Este play é um marco na história do rock, pois foi a primeira vez que Jimi apresentava seu som a um público acostumado com, no máximo, a guitarrinha bluesy do Keith Richards ou o início da fase psicodélica dos Beatles e Pink Floyd.
O disco é chapado de início: as duas primeiras faixas, Foxy Lady e Manic Depression já diziam para o incauto ouvinte a que Hendrix tinha vindo à terra, ou seja, reinventar a guitarra. Deixá-la tão áspera e distorcida iria acabar por criar um novo tipo de rock, o hard rock. O trabalho continua com boas canções como Fire e Stone Free, a lisérgica Are You Experienced?, sempre intercaladas com blues inspirados como Red House ou a experimental Third Rock From the Sun (excelente batera de Mitchell). Só por isso o álbum já estaria valendo, mas parafraseando os apelativos comerciais 1406, não é só isso. Ainda rolam Hey Joe e Purple Haze, dois do hinos da época e que ainda continuam rolando nas poucas rádios que veiculam rock no Brasil.
Vale pelas músicas, pelo ineditismo. Enfim, é um puta som, que já fez Eric Clapton, Jimmy Page, Pete Townshend e Jeff Beck pensarem seriamente sobre como deveriam tocar seus instrumentos, depois de assistirem às primeiras apresentações do negro de Seattle em Londres.
Curiosidades:
60% dos fãs de Jimi Hendrix tem 21 anos ou menos.
Três são as músicas de Jimi Hendrix que estão no Hall of Fame: Purple Haze (Are You Experienced), All Along the Watchtower e Voodoo Child (Slight Return) (Eletric Ladyland).
Dia 27 de Novembro é Dia de Jimi Hendrix, proclamado pelo prefeito de Seattle Norman B. Rice
Jimi se suicidou. Falso ! Mais falso que o Festival de Woodstock ter sido realizado na Austrália. Jimi tomou 9 pílulas de Vesperax, soma insuficiente para uma dose mortal. Além disso, ainda existiam mais 45 pílulas do medicamento no armário... se ele realmente quisesse se suicidar, tomaria tudo duma vez.
A causa da morte de Jimi foi uma overdose de heroína. Falso! Mais falso que o verdadeiro tesão de Jimi ser teclados. Ele morreu sufocado pelo próprio vômito, causado pelo acidente acima relatado. Marcas de heroína demoram muito a sair e Jimi não apresentava nenhuma quando da sua morte.
Long Live Rock’n’Roll
Outras resenhas de Are You Experienced? - Jimi Hendrix
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
A única banda dos anos sessenta que não foi roubada por empresários, conforme Paul Rodgers
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Vocalista do Sex Pistols detona o visual "clichê" dos punks: "Sempre fui contra"
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
A canção do Led Zeppelin que Geddy Lee usa para mostrar o talento de John Paul Jones
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Malas sem alça: dez vezes que astros do rock e do metal foram arrogantes em citações
As músicas mais difíceis e as preferidas do Slipknot por Eloy Casagrande
Os hits de "Number of the Beast", "Piece of Mind" e "Powerslave" que Dave Murray odeia

O que Lou Reed achava que impediu Jimi Hendrix de chegar ainda mais longe
O que Jimi Hendrix tocou exatamente antes de destruir a própria guitarra em 1967
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
A música do Cream que fez Jimi Hendrix dizer que gostaria de ter escrito algo assim
O ícone da new wave nos anos 80 que tocou guitarra com Jimi Hendrix
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



