Resenha - Are You Experienced? - Jimi Hendrix

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Por Beto Guzzo
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A Q Magazine fez. A Record Collector fez. Todo mundo fez. Então, nada mais normal do que eu meter minha colher na sopa também. Listas são sempre polêmicas pois trazem grudadas o gosto do feitor e suas preferências. Tentei então pinçar do oceano elétrico as melhores e mais representativas obras do rock desde o aparecimento dos Beatles. Uma pôr banda/artista, sem incluir coletâneas nem álbuns ao vivo, em ordem de lançamento para termos uma idéia da linha temporal.

716 acessosVoodoo Child: garota canadense de 16 anos recria clássico de Hendrix5000 acessosOs Simpsons: bandas de Rock na versão amarela

Sim, vão faltar várias bandas. Listas são polêmicas pois nunca satisfazem a todos e além disso, fica sempre faltando aquela banda do interior da Birmânia Ocidental que o primo do amigo conhece e é duca.

Vamos começar com Are You Experienced, obra do power trio Jimi Hendrix, Mitch Mitchell e Noel Redding datada de 05/67. Este play é um marco na história do rock, pois foi a primeira vez que Jimi apresentava seu som a um público acostumado com, no máximo, a guitarrinha bluesy do Keith Richards ou o início da fase psicodélica dos Beatles e Pink Floyd.

O disco é chapado de início: as duas primeiras faixas, Foxy Lady e Manic Depression já diziam para o incauto ouvinte a que Hendrix tinha vindo à terra, ou seja, reinventar a guitarra. Deixá-la tão áspera e distorcida iria acabar por criar um novo tipo de rock, o hard rock. O trabalho continua com boas canções como Fire e Stone Free, a lisérgica Are You Experienced?, sempre intercaladas com blues inspirados como Red House ou a experimental Third Rock From the Sun (excelente batera de Mitchell). Só por isso o álbum já estaria valendo, mas parafraseando os apelativos comerciais 1406, não é só isso. Ainda rolam Hey Joe e Purple Haze, dois do hinos da época e que ainda continuam rolando nas poucas rádios que veiculam rock no Brasil.

Vale pelas músicas, pelo ineditismo. Enfim, é um puta som, que já fez Eric Clapton, Jimmy Page, Pete Townshend e Jeff Beck pensarem seriamente sobre como deveriam tocar seus instrumentos, depois de assistirem às primeiras apresentações do negro de Seattle em Londres.

Curiosidades:

60% dos fãs de Jimi Hendrix tem 21 anos ou menos.

Três são as músicas de Jimi Hendrix que estão no Hall of Fame: Purple Haze (Are You Experienced), All Along the Watchtower e Voodoo Child (Slight Return) (Eletric Ladyland).

Dia 27 de Novembro é Dia de Jimi Hendrix, proclamado pelo prefeito de Seattle Norman B. Rice

Jimi se suicidou. Falso ! Mais falso que o Festival de Woodstock ter sido realizado na Austrália. Jimi tomou 9 pílulas de Vesperax, soma insuficiente para uma dose mortal. Além disso, ainda existiam mais 45 pílulas do medicamento no armário... se ele realmente quisesse se suicidar, tomaria tudo duma vez.

A causa da morte de Jimi foi uma overdose de heroína. Falso! Mais falso que o verdadeiro tesão de Jimi ser teclados. Ele morreu sufocado pelo próprio vômito, causado pelo acidente acima relatado. Marcas de heroína demoram muito a sair e Jimi não apresentava nenhuma quando da sua morte.

Long Live Rock’n’Roll

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Outras resenhas de Are You Experienced? - Jimi Hendrix

876 acessosJimi Hendrix: Em 1967, o 1º álbum de estúdio2020 acessosJimi Hendrix: em 1967, depois da inglaterra, o mundo


Joe SatrianiJoe Satriani
Tocar Jimi Hendrix é a coisa mais perigosa que existe

716 acessosVoodoo Child: garota canadense de 16 anos recria clássico de Hendrix618 acessosPete Townshend: Papo rápido e um Marshall para outro Marshall1352 acessosJimi Hendrix: novo álbum, "Both Sides Of The Sky", sai em março496 acessosFilipe Zanella: Como tocar como Jimi Hendrix?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Jimi Hendrix"

Total GuitarTotal Guitar
Os 20 melhores riffs de guitarra da história

Highways to HellHighways to Hell
As ruas mais rock'n roll do planeta

MetallicaMetallica
A canção que fez Kirk Hammett virar guitarrista

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"


Os SimpsonsOs Simpsons
Bandas de Rock na versão amarela

Veraneio VascaínaVeraneio Vascaína
Uma ácida crítica à polícia na letra do Capital Inicial

Capas de álbunsCapas de álbuns
A história das artes de alguns dos maiores clássicos

5000 acessosFama: 5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil5000 acessosHall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll5000 acessosAs histórias por trás de 11 capas clássicas5000 acessosVaticano: católicos enfurecidos com cantora punk no Natal5000 acessosMotörhead: Morre, aos 61 anos de idade, Phil "Philthy Animal" Taylor4279 acessosGame of Thrones: a banda punk do Tyrion Lannister

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Beto Guzzo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.