Resenha - Sailing to Philadelphia - Mark Knopfler
Por Ana Therezo
Postado em 30 de setembro de 2000
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sailing to Philadelphia é simplesmente perfeito! São noventa minutos da experiência e originalidade do cantor, compositor, guitarrista e produtor Mark Knopfler (líder do extinto Dire Straits).

Em seu segundo trabalho solo, Mark com vocais quase narrativos e sua voz rouca trilha os caminhos do mais puro rock e blues; e como se não bastasse seu próprio talento, o CD ainda tem participação de Van Morrison, James Taylor, Gillian Welsh, David Rawlings e os cantores da banda Squeeze, Glenn Tilbrook e Chris Difford.
É verdade que alguns desses nomes já fizeram parte da vida de Mark Knopfler. Se voltarmos um pouco no tempo, em 1982, lembraremos de "Beautiful Vision", parceria com Van Morrison; já com Glenn e Chris do Squeeze, a amizade vem da época de estrada com o Dire Straits.
Combinações e influências à parte, o CD promete ser um dos melhores lançamentos do ano. Para começar, "What it is", o primeiro single e grande candidato às paradas. A faixa-título, "Sailing To Philadelphia", é um dos melhores momentos do CD. Diz Mark que após ler o livro "Mason & Dixon", ele compôs um dueto dos personagens e concluiu que ninguém melhor que James Taylor, com seu estilo folk, para interpretar Charles Manson.
Em "Last Laugh", o encontro com Van Morrisson, o clima se torna sereno e a dupla figura uma balada pop. Com a ajuda de Glenn e Chris do Squeeze, "Silvertown Blues" conta a história do Domo construído em Greenwich, na Inglaterra. Tudo leva a crer que é justamente a combinação das canções, ora fulminantes ora melancólicas, que tornam o CD tão interessante. Já em "Baloney Again", a letra denuncia a segregação racial da América de Jim Crow, no caminho do famoso grupo Gospel que cruzava os Estados Unidos. E como não poderia deixar de ser, em "Who´s Your Baby Now", "Prairie Wedding", "One More Matinee" e "Speedway At Nazareth" surge o saudoso e inesquecível estilo "Dire Straits" - certeza de qualidade e garantia de sucesso.
"Junkie Doll", décima primeira canção, vai destilar altas doses de rock n´roll ao ouvinte, que se ainda não estiver satisfeito, poderá ouvir um blues simples, porém denso, intitulado "Wanderlust"; ou se servir de uma pitada de tempero latino em "El Macho". O repertório fecha com "Sands Of Nevada", com a participação do "pedal steel" Paul Franklin.
Foram quatro anos para entrar em estúdio e gravar o sucessor de "Golden Heart" (primeiro trabalho solo do artista). Mas valeu a pena esperar! São treze faixas do melhor de um músico amadurecido com mais de 20 anos de uma carreira espetacular.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


