David Bowie: Por que, afinal, ele tinha um olho diferente do outro?
Por André Garcia
Postado em 28 de fevereiro de 2022
Uma característica visual marcante de David Bowie era seus olhos, diferentes em tonalidade e com uma das pupilas permanentemente dilatadas. A causa, ao longo de décadas, se tornou uma das maiores fontes de boatos e teorias no rock: indo de problema de nascença a facada, passando por lente de contato e olho de vidro.
Acertou quem dizia que foi resultado de uma briga na escola por uma menina, como foi revelado no livro Bowie: a biografia, de Marc Spitz. Mas para entender o que aconteceu, é preciso antes entender o momento em que aconteceu.
David Jones
A década de 60 foi tempo de uma verdadeira revolução cultural em todo o mundo, e no começo dela já era possível sentir que "uma forte chuva cairia", como profetizou Bob Dylan. Em 1961, com o clima de descobertas e novas experiências pairando no ar, chegou à adolescência David Jones, ainda a anos de adotar o sobrenome com o qual escreveria seu nome na história: Bowie.
Os anos 60 começaram para ele de fato aos 14, quando sua mente foi escancarada com a descoberta da degenerada literatura beatnik e a iluminada filosofia budista. Além disso, ele se apaixonou pelas figuras rebeldes de Elvis Presley e James Dean. Aqueles foram seus mestres na arte que futuramente ele dominaria como Bowie: a de quebrar as regras.
Dessa forma, seus novos gostos lhe deram um ar exótico e misterioso, e assim ele começou a atrair a atenção — e o desejo — tanto de meninas quanto de meninos. "Quando fiz 14 anos, o sexo de repente se tornou muito importante para mim", disse em entrevista a Cameron Crowe. "Não importava realmente com quem ou como era, contanto que fosse uma experiência sexual."
A briga
"Quando eu tinha 14 anos, me apaixonei por uma menina", recordou Bowie certa vez. "O único problema era que meu melhor amigo também tinha uma queda pela mesma garota. Eu acabei ganhando. (...) No dia seguinte eu estava na escola contando vantagem de como eu era um conquistador, e ele ficou bem irritado. George até me deu um soco!"
Ele se referiu a George Underwood, que se lembra da história de outro jeito, e alfineta a memória seletiva de seu antigo amigo: "David provavelmente diria que não se lembra bem da história, mas ele se lembra claramente das coisas quando quer. Ele sabe muito bem porque eu fiz aquilo."
A verdadeira história, nas palavras do próprio George, foi a seguinte: "Nós dois queríamos sair com ela, e eu tive sorte de marcar um encontro. No dia tão esperado, David me ligou e disse que ela havia cancelado. Então não fui. Mas ele tinha inventado tudo. A garota ficou lá parada uma hora, esperando por mim, como eu descobri mais tarde."
"Foi uma canalhice", disse ele, que ficou furioso e a briga chegou às vias de fato. "Enquanto socava meu melhor amigo, acertei o olho dele com a unha", lamentou.
O olho
"Ele me acertou no olho", relembrou Bowie, "bati num muro e caí de joelhos. Primeiro ele achou que eu estava brincando, porque não foi um soco muito forte, mas obviamente me acertou num ângulo bem estranho".
David foi levado para o hospital e os médicos constataram que os músculos de seu olho esquerdo haviam sido danificados, o que impedia a pupila de se dilatar ou contrair. Embora ele tivesse temido perder o olho, os médicos conseguiram evitar não apenas isso, como também que sua visão fosse prejudicada.
Esteticamente, por outro lado, não havia o que pudesse ser feito. "Por um bom tempo eu tive vergonha disso", revelou ele. Mas não demorou para ele começar a gostar da atenção, e logo ele aprendeu a usá-la a seu favor, tornando seus olhos diferentes a sua marca registrada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
Dave Mustaine quer que o último show do Megadeth aconteça no espaço
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
O artista que Ian Anderson coroou como "a mãe da reinvenção"
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
A opinião de Rob Halford do Judas Priest sobre o saudoso David Bowie
Novo documentário retratará a "era Berlim" da carreira de David Bowie
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


