Cássia Eller: A voz raivosa que nunca se calou
Por Le Ramone
Postado em 29 de dezembro de 2021
Dezembro é o mês em que o mundo da música foi presenteado e ao mesmo tempo lamentou a despedida de uma das mais autênticas cantoras do Brasil, Cássia Eller.
Um mês que nos remete a reflexões por conta do Natal e a virada de ano, também mostra como o ciclo de uma das maiores intérpretes da música Brasileira se iniciou e partiu... Sem dúvida Cássia marcou seu tempo, não foi apenas mais uma cantora, ela trazia toda carga emocional que hoje temos dificuldades para enxergar em artistas... Ela era de verdade, não era fake como vários artistas diantes de câmeras e redes sociais... Era intensa no palco, se transformava nele. Fora do palco era simples, carinhosa e por incrível que pareça totalmente tímida.
Cássia nasceu no dia 10 de Dezembro de 1962... E faleceu na triste data de 29 de dezembro de 2001.
E como homenagem vamos celebrar sua vida contando curiosidades e histórias da maior intérprete do Rock brasileiro.
CHORÃO E CÁSSIA
Amigos em comum incentivavam o encontro dos 2 músicos falando com bom humor que Cássia era o Chorão de calça e a Cássia era o Chorão de saia, contou o líder do Charlie Brown Jr em uma apresentação na TV Cultura. O vocalista falou como admirava Cássia e tinham planos de gravarem uma música juntos. Com a fatídica notícia do falecimento da cantora, Chorão deixou guardado a letra que havia escrito em especial para ela. Chorão explicou que após 3 encontros eles haviam decidido gravar juntos e Cássia pediu para ele escrever a letra. Depois de alguns anos o Charlie Brown Jr lançou a música no álbum "Camisa 10 joga bola até na chuva", intitulada "O DOM, A INTELIGÊNCIA E A VOZ".
NIRVANA, O ROCK IN RIO III E DAVE GROHL
Cássia era sem dúvida pura intensidade no palco, e com o auge de sua carreira foi convidada para tocar no Rock in Rio III em Janeiro de 2001, nNo mesmo dia em que se apresentaram R.E.M., FOO FIGHTERS, BECK, BARÃO VERMELHO e FERNANDA ABREU, para um público de cerca 190.000 pessoas.
A sua apresentação foi marcante, empolgou o público e seu ponto mais alto foi o cover de SMELLS LIKE TEEN SPIRIT do NIRVANA, sendo considerada por Dave Ghrol (ex-baterista do Nirvana e líder do Foo Fighters) como a MELHOR INTERPRETAÇÃO da música em todos os tempos.
O engraçado é que o som do Nirvana foi um pedido pessoal do Chicão (filho da Cássia) e o mais inusitado foi que a namorada do Dave chamou ele para ver a versão. Ele ficou impressionado com a banda e a forma como Cássia Eller cantava Nirvana.
Neste mesmo show ela quebrou as regras mostrando os seios cantando "Come together" dos Beatles.
Durante o show do Foo Fighters, levaram um bolo para parabenizar o aniversário de Dave Ghrol e quem aparece correndo no palco como uma fan abraçando com um baita carinho o vocalista, nada mais nada menos que a Cássia... Um belo momento do Rock in Rio.
POR ENQUANTO
A interpretação da música POR ENQUANTO da Legião Urbana resultou no seu primeiro contrato com gravadora. Com uma levada mais leve e esperançosa agradou muito o público geral, além de destacar em sua entrada a música incidental dos BEATLES, "I GOT FEELING".
MUSIKAOS, GASTÃO MOREIRA E CANTO LÍRICO
Em sua participação no Programa Musikaos, Cássia contou ao apresentador Gastão Moreira que começou a cantar em meados de 1981 e 1982, estudando canto lírico. Foi o início de sua história na música. Fez dois anos de estudos de técnica e ao ser perguntada sobre boatos de que seria cantora lírica, Cássia respondeu que não conseguiria prosseguir nesse segmento pois "A DISCIPLINA NÃO ESTAVA NELA".
A TRANSFORMAÇÃO DA MÚSICA MALANDRAGEM
Nando Reis além de ser muito próximo como amigo de Cássia, também foi produtor da cantora nos álbuns "Com você meu mundo ficaria completo" (1999), "Acústico MTV" (2001) e o álbum póstumo "10 de Dezembro" (2002).
Uma curiosidade retratada por Nando Reis foi a sugestão de mudar a sonoridade da música MALANDRAGEM.
Como a música tinha uma "pegada blues", a ideia era dar uma transformada, uma agitada mais rítmica, com mais balanço, e a inspiração sugerida pelo eterno TITÃ Nando foi a música de 1962 de "Joe Jeffrey", MY PLEDGE OF LOVE que lembra a época do Twist, Rock a Billy, mais balançada. De início a banda não curtiu muito a ideia, muito menos o solo que foi outra sugestão para seguir a melodia do canto.
Mesmo com tanta resistência de todos e a preocupação da Cássia que sempre tinha muita conexão com a banda, por fim concordaram e no final todo mundo conhece o resultado incrível. A versão acústica é uma das mais tocadas em rádios, streamings e bares pelo Brasil.
ALL STAR
A letra composta por Nando Reis descreve sua relação pessoal com Cássia. Quando ele a mostrou, não teve reação nenhuma da cantora. O titã pensou que ela não havia gostado da exposição deles numa letra. Porém em um bis realizado na turnê do Acústico MTV ela apresentou All Star de forma intimista, apenas voz e violão. De um dos shows foi retirada a gravação para o arranjo de cordas para o álbum póstumo "10 de Dezembro".
AS COMPOSIÇÕES DE CÁSSIA
Cássia acreditava que interpretava melhor as músicas de outros compositores do que as que criava, e em sua carreira apenas três músicas estão no repertório de criação:
1. O Marginal (O Marginal, 1992)
2. Eles (O Marginal, 1992)
3. Lullaby (Cássia Eller, 1990)
HOMENAGEM DO CANAL MODA E METAL PARA CÁSSIA
Para quem curte visitar os jazigos de músicos pelo mundo, Cássia Eller foi enterrada no cemitério Jardim da Saudade, em Jardim Sulacap, Briella Ribeiro do Canal Moda e Metal foi homenageá-la levando flores.
Briella me comentou via direct no Instagram que quando Cássia se foi, ela tinha apenas 5 anos e desde então periodicamente visita seu túmulo e deixa flores. Quando criança "roubava" do túmulo ao lado para ela. Cássia nos deixou um legado incrível através de sua música que, mesmo 20 anos depois de sua morte, continua atingindo gerações!
Para acompanhar muitas novidades do Canal Moda e Metal:
https://instagram.com/modaemetal?utm_medium=copy_link
MAIS CURIOSIDADES
Cássia já trabalhou como servente de pedreiro e secretária no Ministério da Agricultura substituindo uma amiga.
Fez um álbum inteiro em homenagem ao Cazuza e queria muito ter feito um álbum inteiro com as músicas do Nando Reis, porém seu amigo (Nando Reis) lhe sugeriu procurar expandir ainda mais, não se limitando a um músico apenas.
Adorava andar pelada pela casa e era torcedora do GALO MINEIRO, atleticana roxa.
A música "Segundo Sol" composta por Nando Reis, foi praticamente roubada no bom sentido por Cássia Eller, pois era para ser gravada primeiro pelo Nando.
Cássia Eller dividiu várias parcerias com vários músicos como Rita Lee, Nando Reis. Porém nada foi tão aleatório quanto ver Cássia cantando "Satisfaction" com o cantor lírico Edson Cordeiro.
ETERNAMENTE CÁSSIA ELLER!!!
Fontes: TV Cultura, YouTube, documentário da Cássia Eller, Rock in Rio, Canal Moda e Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps