Ídolos imortais: Alexi Laiho, um gênio que jamais será esquecido
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de fevereiro de 2021
A série "Ídolos imortais", que conta um pouco da carreira de grandes nomes do rock e metal que se foram, desta vez, aborda um personagem se foi muito cedo: Alexi Laiho, guitarrista, vocalista e compositor do CHILDREN OF BODOM. O músico faleceu repentinamente, no último dia 29 de dezembro, aos 41 anos. A notícia, divulgada alguns dias depois, deixou o mundo do metal em choque.
Markku Uula Aleksi Laiho (nome verdadeiro de Alexi) nasceu em 8 de abril de 1979, na cidade finlandesa de Espoo. Em 1993, ele fundou o CHILDREN OF BODOM junto com o baterista Jaska Raatikainen. O primeiro disco, "Something Wild", foi lançado em 1997 e a banda rapidamente se tornou um fenômeno, com seu melodic death metal extremamente rápido, pesado, melódico e acima de tudo, muito técnico.
Children Of Bodom - Mais Novidades
Não demorou muito para que o CHILDREN OF BODOM virar assunto entre os headbangers brasileiros. Este que vos escreve, particularmente, teve a oportunidade de ouvir pela primeira vez o som da banda por volta de 2002. O disco em questão era "Follow The Reaper", terceiro álbum do quinteto, lançado dois anos antes. Três letras resumem meus sentimentos após ouvir "Follow The Reaper" pela primeira vez na vida: "PQP".
Na época, eu estava começando a me enveredar pelo mundo do death metal melódico, ouvindo bandas como IN FLAMES e SOILWORK. Quando ouvi "Bodom After Midnight", "Hate Me!" e "Everytime I Die", fiquei assustado com a mistura de riffs rápidos, vocal rasgado, solos cheios de melodia e a maneira como o CHILDREN OF BODOM utilizava os teclados.
Com o passar do tempo, comecei a conhecer melhor a obra da banda. Obviamente, fiquei impressionado com os magníficos "Hatebreeder", "Hate Crew Deathroll" e "Are You Dead Yet?". Músicas como "Downfall", "Sixpounder", "Living Dead Beat", "Needled 24/7", "Hate Crew Deathroll" e "In Your Face" foram trilha sonora de muitos momentos que vivi quando tinha meus 20 e poucos anos.
Todas as músicas e discos acima citados são obras de Alexi Laiho, que se tornou um dos maiores guitarristas e compositores não só da sua geração, mas da história do metal. Alexi Laiho começou sua carreira muito cedo e passou mais da metade de sua vida na estrada. O músico era dono de um estilo próprio de tocar guitarra, misturando velocidade, agressividade e muita técnica.
Não é exagero algum afirmar que através das músicas que escreveu, Alexi Laiho mudou para sempre a história da música pesada. Basta notar que antes do lançamento de "Something Wild", ninguém fazia nada parecido. Passados quase 25 anos, ninguém chegou nem perto do que o CHILDREN OF BODOM fazia. Alexi Laiho foi um monstro, um gênio, um gigante, que era deus e demônio ao mesmo tempo.
Infelizmente, em dezembro de 2019, o CHILDREN encerrou as suas atividades. Alguns meses depois, Alexi resolveu fundar o BODOM AFTER MIDNIGHT. A nova banda chegou a fazer algumas apresentações ao vivo.
Existia a expectativa de a banda excursionar e lançar um trabalho autoral em 2021. Porém, o sonho virou pesadelo no dia 4 de janeiro, quando foi anunciada a morte de Alexi Laiho. Segundo as informações divulgadas, o músico foi vítima de uma doença (não especificada) de longo prazo que o acompanhava nos últimos anos.
A morte de Alexi Laiho foi sem sombra de dúvidas, uma das piores notícias dos últimos tempos. Quem é fã de heavy metal sabe como a perda de um ídolo abala um fã. Neste caso, a tristeza é maior ainda, pois ao contrário de rockstars do passado, Alexi foi um ícone da minha geração, que eu tive o prazer de acompanhar praticamente toda a trajetória, desde o início promissor até o final amargo.
Tudo o que posso fazer como fã é agradecer pela sua contribuição com o metal e ouvir suas músicas no último volume. Obrigado, Alexi. Esteja onde estiver, saiba que você mudou não só a história da música, mas também, a minha vida.
Nome: Markku Uula Aleksi Laiho (Alexi Laiho)
Data de nascimento: 08/04/1979
Data de falecimento: 29/12/2020
DISCOGRAFIA
"Something Wild" (1997)
"Hatebreeder" (1999)
"Follow The Reaper" (2000)
"Hate Crew Deathroll" (2003)
"Are You Dead Yet?" (2005)
"Blooddrunk" (2008)
"Relentless Reckless Forever" (2011)
"Halo Of Blood" (2013)
"I Worship Chaos" (2015)
"Hexed" (2019)
"Paint The Sky With Blood" (EP que será lançado pelo BODOMAFTER MIDNIGHT em abril de 2021)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Dave Mustaine poderá escrever novas músicas mesmo após o fim do Megadeth
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido


O saudoso Alexi Laiho precisava do caos para se sentir confortável
Por que o Children of Bodom adorava gravar covers improváveis, de Britney Spears a Kenny Loggins
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


