Lista: Bandas "novas" de rock e metal que já podem ser chamadas de clássicas - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de novembro de 2020
Sempre quando se fala em bandas clássicas de rock ou metal, é quase automático se lembrar de nomes surgidos há 30, 40 ou até mesmo 50 anos: BEATLES, ROLLING STONES, LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, IRON MAIDEN são alguns bons exemplos. Para uma parcela que está presa no tempo, as formações que merecem ser chamadas de clássicas deixaram de surgir nos anos 1980.
Para a sorte dos ouvintes mais conscientes e desencanados, a música pesada se renova sempre, com novas bandas e novos estilos surgindo quase sempre. Algumas dessas bandas, que surgiram como boas promessas, não apenas se transformaram em realidade, mas também se tornaram clássicas.
Sim, eu sei que para você, que é um fã mais conservador e intolerante, é um crime hediondo chamar de clássica qualquer banda que começou a fazer sucesso neste século. Porém, não precisa se estressar. O fato de uma banda mais nova atingir um alto nível não tira o mérito dos monstros que criaram o rock e o metal.
Sem mais tempo para conversa fiada, confira abaixo bandas "novas" (surgidas na década de 1990, mas que se tornaram fenômenos de popularidade após os anos 2000) que já podem ser chamadas de clássicas.
AVENGED SEVENFOLD
Ano de formação: 1999
Primeiro disco de estúdio: "Sounding The Seventh Trumpet" (2001)
Disco para se ouvir: "Avenged Sevenfold" (2007)
Formação atual: M. Shadows (vocal), Zacky Vengeance (guitarra), Synyster Gates (guitarra), Johnny Christ (baixo) e Brooks Wackerman (bateria)
O competente quinteto estadunidense, formado por amigos muito jovens, surgiu fazendo um som moderno, próximo do metalcore. Com o passar dos anos, o AVENGED SEVENFOLD foi lapidando seu som e criando músicas muito bem trabalhadas, com destaque para os refrãos grudentos e a voz peculiar do talentoso vocalista M. Shadows.
Sem sombra de dúvidas, o AVENGED SEVENFOLD é um dos maiores nomes de sua geração. Alguns dos grandes sucessos lançados pelo grupo são "Dear God", "Buried Alive", "So Far Away" (música escrita em homenagem ao baterista Jimmy "The Rev" Sullivan, falecido em 2009), "Afterlife", "Seize The Day", "Hail To The King" e a caótica "A Little Piece Of Heaven".
Até o momento, a banda lançou sete álbuns de estúdio, sendo que o mais recente é "The Stage", lançado em 2016.
LAMB OF GOD
Ano de formação: 1999 (o grupo existia desde 1994, mas se chamava BURN THE PRIEST)
Primeiro disco de estúdio: "New American Gospel" (2000)
Disco para se ouvir: "Ashes Of The Wake" (2004)
Formação atual: Randy Blythe (vocal), Willie Adler (guitarra), Mark Morton (guitarra), John Campbell (baixo) e Art Cruz (bateria)
O LAMB OF GOD é uma das principais bandas da "New Wave Of American Heavy Metal", movimento surgido nos anos 1990 e formado por grupos de groove metal, metalcore, metal alternativo, melodic death metal, entre outros estilos.
O LAMB OF GOD cravou seu nome no metal com músicas violentas e cheias de ódio, como "Laid To Rest", "Set To Fail", "In Your Words", "Redneck", "Walk With Me In Hell" e "Now You´ve Got Something To Die For".
O quinteto lançou grandes discos do metal moderno, como "Ashes Of The Wake", "Wrath" e "Sacrament". O trabalho de estúdio mais recente é o álbum que leva o nome da banda, lançado em junho deste ano.
Apesar da longa caminhada, o LAMB OF GOD mudou de formação uma única vez: em 2019, o baterista Chris Adler (que é irmão do guitarrista Willie Adler) foi substituído por Art Cruz.
MUSE
Ano de formação: 1994
Primeiro disco de estúdio: "Showbiz" (1999)
Disco para se ouvir: "Absolution" (2003)
Formação atual: Matthew Bellamy (vocal, guitarra, piano, teclado), Christopher Wolstenholme (baixo, vocal de apoio, teclado) e Dominic Howard (bateria)
O trio inglês faz um som muito criativo e original. A mistura insana de inúmeros estilos (que vão do rock progressivo até a música eletrônica) rendeu grandes discos, como "Absolution", "Black Holes And Revelations" e "Resistance".
A versatilidade, o talento e a classe dos músicos envolvidos fez com que o MUSE se tornasse uma banda extremamente respeitada por fãs de outros estilos musicais. Todas essas qualidades podem ser notadas nas maravilhosas "New Born", "Starlight", "Supermassive Black Hole", "Supremacy", "Uprising", "Resistance" e "Time Is Running Out".
Uma banda sensacional, que merece a atenção de quem gosta de música bem feita e não se prende em rótulos.
SYSTEM OF A DOWN
Ano de formação: 1994
Primeiro disco de estúdio: "System Of A Down" (1998)
Disco para se ouvir: "Toxicity" (2001)
Formação atual: Serj Tankian (vocal, teclado), Daron Malakian (guitarra, vocais de apoio), Shavo Odadijan (baixo, vocais de apoio) e John Dolmayan (bateria)
O quarteto formado por integrantes nascidos nos Estados Unidos com ascendência armênia surgiu na década de 1990, mas explodiu para o mundo em 2001 com "Toxicity", segundo trabalho de estúdio. O disco, que foi lançado uma semana antes dos ataques terroristas de 11 de setembro, é repleto de sucessos que são ouvidos por muita gente até os dias de hoje, como "Chop Suey!", "Aerials" e a faixa-título.
A sonoridade do SYSTEM OF A DOWN é muito interessante, apresentando elementos do rock alternativo, new metal e punk rock. As letras do grupo, que invariavelmente falam sobre guerras, problemas sociais e política, também merecem destaque.
A discografia da banda não é muito extensa (são apenas 5 álbuns de estúdio, sendo que o mais "recente" foi lançado em 2005), mas mesmo assim, o SYSTEM OF A DOWN conseguiu escrever seu nome na história do rock e fazer com que (muita) gente começasse a se envolver com a música pesada.
NIGHTWISH
Ano de formação: 1996
Primeiro disco de estúdio: "Angels Falls First" (1997)
Disco para se ouvir: "Once" (2004)
Formação atual: Floor Jansen (vocal), Emppu Vuorinen (guitarra, violão), Marco Hietala (baixo, vocal), Tuomas Holopainen (teclado), Kai Hahto (bateria) e Troy Donockley (gaita, flauta)
[an error occurred while processing this directive]Na década de 1990, algumas bandas europeias de heavy metal surgiram com uma proposta que até então, era bem inovadora: metal sinfônico com vocalistas do sexo feminino. Entre todas essas bandas, a finlandesa NIGHTWISH se tornou a maior de todas.
Grande parte do sucesso do grupo pode ser creditado ao talento da grande Tarja Turunen (que permaneceu no grupo até 2006). Mesmo após a sua saída, o NIGHTWISH se manteve como uma das bandas mais originais de sua geração, lançando grandes álbuns e conquistando muitos fãs.
Com quase 25 anos de estrada e nove grandes álbuns de estúdios lançados, o NIGHTWISH já faz parte do hall das grandes bandas da história do heavy metal.
MASTODON
Ano de formação: 1999
Primeiro disco de estúdio: "Remission" (2002)
Disco para se ouvir: "Emperor Of Sand" (2017)
Formação atual: Troy Sanders (baixo e vocal), Brent Hinds (guitarra e vocal), Bill Kelliher (guitarra e vocais de apoio) e Brann Dailor (bateria e vocal)
O MASTODON surgiu no final da década de 1990, em Atlanta (Geórgia, EUA). Definir o som praticado pelo quarteto é uma tarefa difícil, já que podem ser encontrados elementos de stoner metal, rock progressivo e até mesmo thrash metal nas composições do talentoso (e carismático) quarteto.
Desde os primeiros dias, o MASTODON sempre surpreendeu com suas músicas intrincadas, pesadas e cheias de passagens memoráveis. A discografia da banda é composta por grandes discos, que apresentam uma boa diferença entre um e outro trabalho. Os principais álbuns são "Leviathan", "Crack The Skye" e "Emperor Of Sand".
[an error occurred while processing this directive]Outro ponto que chama a atenção no MASTODON é que a banda não tem um vocalista oficial. Três integrantes do grupo se revezam nos vocais, o que ajuda a deixar o som do grupo muito mais curioso e interessante.
Se você não conhece o MASTODON, corra, pois está perdendo tempo.
Em breve, a parte 2. Um abraço e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps