NWOTHM: Night Demon toca metal sem frescura e com uma atitude extra
Por Mauro Cestarolli
Postado em 22 de setembro de 2020
Na cena do metal tradicional de hoje, o NIGHT DEMON se destaca por um trabalho sólido e bem distante dos clones reciclados de MANILLA ROAD, JUDAS PRIEST e BLACK SABBATH, que muitas vezes habitam o movimento atual da NWOTHM.
A banda tem acordes que mesclam a sensibilidade moderada de um THIN LIZZY, com a força bruta de um MOTORHEAD e uma narrativa grandiosa como a do IRON MAIDEN. Eles tocam heavy metal sem frescura e com acordes e refrões que grudam no cérebro.
Formada em 2011 na cidade de Ventura, Califórnia, lançaram um EP, três álbuns e vários singles. A banda se auto descreve no "Facebook", como "Para Night Demon, nenhum palco é muito pequeno e nenhum palco é muito grande. Todos eles serão dominados e de surpresa. Bem-vindo à noite abençoada …" e declaram ter "um som forjado por uma paixão profundamente enraizada pela ‘New Wave Of British Heavy Metal’ e carregada de notas inconfundíveis da música americana".
Por ocasião da pós estréia do álbum "Live Darkness" em 2018, o vocalista e baixista JARVIS LEATHERBY, conversou com o "NWOTHM Full Albums", maior canal no Youtube dedicado ao estilo.
Na transcrição do bate-papo, Jarvis comenta a certa altura que apesar da banda ter chegado ao movimento da NWOTHM um pouco mais tarde, "fizemos muito mais do que a maioria de quaisquer bandas desde então, tanto quanto turnês quanto em produção, mas não no sentido de desmerecer o trabalho de ninguém…" e esclarece que "Inicialmente estávamos tocando para nos divertir, mas com a internet descobrimos pessoas ao redor do mundo que ainda gostam desse tipo de música, e desde então estamos trabalhando para o crescimento mútuo da cena e promovendo muitas outras bandas". A banda contabilizava cerca de 600 shows até 2018 em várias partes do mundo, segundo Jarvis.
Ele lembra também da primeira vez que estiveram no Brasil em 2017, quando os agentes e promotores contabilizaram 36 vôos e 28 shows, com eles tocando todas as noites e em vários lugares. A banda esteve novamente por aqui novamente em 2019.
Alguns dos meandros do show business do metal, já eram dominados por Jarvis, o mais veterano dos três integrantes do NIGHT DEMON. Ele conta que quando ainda estava no ensino médio, sempre se envolvia na promoção de vários programas e que por causa disso, um amigo o convidou para gerenciar e promover a turnê de sua banda. E a partir daí, Jarvis conheceu muitas outras pessoas do meio musical e passou a fazer mais turnês e muitas promoções. Essa bagagem de experiências passadas, ajudou muito a banda quando em 2018, Jarvis passou a cuidar também da parte promocional.
Indagado sobre o crescimento da banda no cenário do Metal, Jarvis chama a atenção para o empenho contínuo do grupo em sempre fazer o melhor, mas que em verdade, tudo o que fazem é para agradar os fãs: "queremos fazê-los felizes, você sabe que não é nosso grande objetivo nos tornamos uma banda famosa. não queremos estar aqui para ser personalidades famosas, estamos aqui para tocar rock and roll para as pessoas que absolutamente amam isso, e agradecemos essa dedicação e o quanto eles nos dão em troca. é um bom relacionamento, como se fossemos uma gangue, eu gosto dessa proximidade".
A banda também atua em apoio a causas sociais, como foi o caso da gravação de seu álbum ao vivo, onde por meio da renda de um show beneficente, somado ao dinheiro obtido pela banda com a venda de CDs e outros itens, foi possível comprar comida em conserva para muitos moradores de rua. Jarvis lembra que "foram literalmente caminhões cheios de comida que trouxemos para os sem-teto, então estamos sempre fazendo coisas assim sempre que podemos e acho que mais bandas deveriam pensar em ter essa atitude extra, afora o metal."
A participação em festivais tem sido frequente. Já tocaram no "Rock Hard" (Alemanha), "Ozzfest" (California), "Summer Breeze Open Air" (Alemanha), "Very ‘Eavy" (Holanda), "Party San" (Alemanha), "Pounding Metal" (Spain), "Keep It True" (Germany), "Up the Hammers" (Grecia), "Muskelrock" (Suécia), "Headbangers Open Air" (Alemanha), "Chaos Descends" (Alemanha), "Defenders Of The Old" (Nova York), "Days of Darkness" (Maryland), "Frost & Fire" (California), "Wacken Open Air 2018" (Alemanha), "Metal Gods Festival" (Alemanha) e "Hell Over Hammaburg Festival" (Alemanha).
Em 2020 devido a impossibilidade de shows como consequência do isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, a banda já lançou cinco singles, sendo o último em 07 de Agosto, onde mostram sua versão de dois clássicos dos SCORPIONS: "In Trance" e "Top Of The Bill", ambos com a participação do guitarrista ULI JON ROTH, ex-Scorpions. A gravação ao vivo foi feita durante o "Hell Over Hammaburg Festival" no "The Markthalle" em Hamburgo na Alemanha, no dia 2 de Março de 2019.
Conheça mais algumas músicas da banda, nessa lista aleatória de álbuns e singles. Se quiser saber mais sobre a NWOTHM, leia também esta outra publicação no Whiplash.Net.
Você pode assistir a entrevista completa com Jarvis no Youtube.
NWOTHM
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
Rafael Bittencourt explica por que Angra não se mudou do Brasil no auge da carreira
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"

NWOTHM: Quem gosta de heavy metal tradicional em 2020, precisa saber disto!
Steve Vai: não quis ficar com Ozzy pra não ter que tocar Paranoid toda noite
Ramones - Perguntas e respostas e curiosidades
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"


