Beatles: Yesterday e a história de um sonho de Paul McCartney
Por Jorge Felipe Coelho
Fonte: Rádio Catedral do Rock
Postado em 22 de março de 2020
Há pouco mais de 54 anos, os Beatles lançavam no Reino Unido seu single mais distinto dentre os que tinham até aquele momento. Após alcançar o primeiro lugar nas paradas americanas, em 4 de março de 1966, "Yesterday" foi lançada como um EP na Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, acompanhada de "Act Naturally", no lado A, "You Like Me Too Much" e "It's Only Love", essas no lado B. A composição, com teor intimista, de Paul McCartney foi a primeira música gravada por um único integrante da banda e não tinha muito a ver com a imagem e demais músicas dos quatro rapazes de Liverpool.
Ainda que McCartney estivesse fascinado com sua criação, Lennon, Harrison e Starr estavam relutantes em aceitá-la. Por pouco não barraram a inclusão da faixa no álbum "Help", lançado em agosto de 1965. O mundo perderia assim, simplesmente, a canção mais regravada da história da música popular, com mais de 2000 interpretações diferentes (de Frank Sinatra a Marianne Faithfull), segundo o Guinness World Records (Livro dos Recordes).
Reza a lenda que McCartney dormia na casa de sua noiva Jane Asher e então despertou bruscamente de um sonho. Ele logo correu para o piano, a fim de não perder a melodia que ficara em sua cabeça, e usou um gravador para guardar as notas tocadas. Ainda intrigado pela forma como havia concebido aquela melodia, por cerca de um mês o beatle visitou inúmeras pessoas do mundo da música questionando-os se conheciam aquela sequência de acordes. Somente após se certificar de que não havia cometido um plágio inconsciente, o músico partiu para o desafio de escrever a letra nostálgica da canção durante uma viagem a Portugal.
Todo o trabalho foi levado por McCartney ao lendário Abbey Road Studios, de Londres, para que George Martin, produtor conhecido como "o quinto Beatle", pudesse coordenar o processo de gravação. Os outros integrantes dos Fab Four chegaram a testar uma variedade de instrumentos para a canção, porém Martin os convenceu de que deixassem McCartney gravar sozinho tocando sua guitarra acústica.
Na segunda tomada de gravação, realizada em 14 de julho de 1965, nascia a versão definitiva de uma das músicas mais apreciadas de todos os tempos, embelezada, ainda, pela adição de um quarteto de cordas ao longo de seus pouco mais de 2 minutos de duração. Uma curiosa e intrigante história de sucesso e espontaneidade na música que contrasta com os tempos dissimulados atuais.
Equipe de Gravação de "Yesterday":
Paul McCartney - vocalista, guitarra acústica
Tony Gilbert - violino
Sidney Sax - violino
Kenneth Essex - alto
Francisco Gabarro - violoncelo
George Martin - produtor musical
Norman Smith - engenheiro de áudio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
"I Ain't No Nice Guy" do Motörhead e ilustração de uma fase de amadurecimento e arrependimentos
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O dia em que Paul McCartney ensinou seu herói a tocar baixo
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
A música dos Beatles composta por Paul McCartney diante de um astro de Hollywood
Por que Paul McCartney se recusava a tocar Beatles nos primeiros shows do Wings
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Jane Asher - a mulher que não quis viver à sombra de Paul McCartney
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
A música dos Beatles que nasceu de uma viagem de LSD junto com uma banda rival
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


