Sammy Hagar: Conheça a obra do artista
Por Julio Cesar Zandomenighi
Fonte: Wikipedia
Postado em 15 de março de 2020
Sammy Hagar (The Red Rocker) é um compositor, vocalista e guitarrista de Rock dos EUA conhecido por ter sido integrante das bandas Van Halen e Montrose. Depois de uma frustrada tentativa de se tornar um boxeador, Hagar começou a cantar no fim dos anos 60.
Em 1973 entrou para o Montrose gravando dois álbuns, Montrose (1973) e Paper Money (1974).
Partiu para carreira solo no ano de 1976 lançando o seu primeiro disco Nine On A Ten Scale, trazendo entre as faixas uma regravação do artista Donovan, a música Young Girl Blues.
No ano seguinte seguiu com o álbum homônimo, também conhecido como The Red Álbum que incluiria a faixa que até hoje Sammy toca em seus shows: Red.
Ainda em 1977 é lançado Musical Chairs.
Em 1979 ele criou uma nova banda que na verdade mantinha a mesma base, houve apenas uma troca de guitarrista. Foram lançados os álbuns Street Machine e Danger Zone.
No ano de 1981, Hagar lança Standing Hampton, trazendo ótimas canções, entre elas a canção Heavy Metal, que foi incluída na trilha sonora da animação homônima.
Em 1982 foi lançado Three Lock Box, houve mais uma alteração na formação da banda, dessa vez trocando o baterista. Nessa mesma época Hagar fez vários shows com o guitarrista Neal Schon (Journey), o baixista Kenny Aaronson (Dust) e o baterista Mike Shrieve (Santana). O grupo gravou um álbum ao vivo com o nome Hagar Schon Aaronson Shrieve (HSAS).
No ano de 1984 é lançado VOA (um acrônimo de Voice Of America) apresentando os sucessos: I Can´t Drive 55, Rock Is In My Blood, Two Sides Of Love, Don´t Make Me Wait e outros.
Em 1985, Sammy Hagar substituiu David Lee Roth no Van Halen. O seu primeiro disco com o grupo foi lançado em 1986, 5150 (código policial californiano que caracteriza as pessoas com distúrbios mentais e podem ser assim detidas), foi o primeiro álbum da banda a se tornar o número #1 das paradas norte-americanas.
Com o Van Halen foram lançados mais três álbuns de estúdio, OU812 (1988), F.U.C.K. (For Unlawful Carnal Knowledge) (1991) e Balance (1995). Todos atingindo a primeira posição nas paradas contando também com o ao vivo, Live: Right Here, Right Now (1993).
Com o Van Halen Sammy Hagar alcançou novos patamares com megasucessos como: Dreams, Why Can´t This Be Love, Love Walks In, When It´s Love, Mine All Mine, Finish What Ya Started, Poundcake, Runaround, Right Now, Can´t Stop Lovin´ You, Not Enough, Aftershock, Humans Being entre outros.
Deixou o Van Halen no ano de 1996. No ano de 1987 mesmo Sammy Hagar estando no Van Halen foi lançado, I Never Said Goodbye, o disco incluía as canções Where The Eagles Fly e Give To Live, canções que são presentes em todos os seus shows até os dias atuais.
Em 1997 é lançado Marching To Mars, contando com uma participação especial de Slash na guitarra, entre outros convidados. Algumas faixas de sucesso deste disco são as músicas: Little White Lie, Salvation On Sand Hill, Kama, Amnesty Is Granted entre outras.
Em 1999 com o apoio da banda chamada The Waboritas (composta pelo guitarrista Vic Johnson, tecladista Jesse Harms, baixista Mona e o baterista David Lauser), Hagar lança Red Voodoo. No ano seguinte veio o disco Ten 13 (alusão a sua data de aniversário).
Em 2002 foi lançado Not 4 Sale e no ano de 2003 seu primeiro álbum ao vivo em 20 anos, Live: Hallelujah.
Em 2004 Sammy Hagar retornou ao Van Halen para a Reunion Tour
(Summer Tour) que teve a duração de 11 de Junho a 19 de Novembro de 2004, desse breve retorno saíram três músicas novas de estúdio, It´s About Time, Up For Breakfast e Learning To See.
O quarto e último disco com o grupo The Waboritas foi lançado no ano de 2006, Livin´ It Up, apresentando canções de destaque como: Sam I Am, Mexico, Rainy Day Woman, Halfway To Memphis e outras.
Em 2008 Sammy Hagar lançou o seu décimo primeiro álbum, Cosmic Universal Fashion, logo após o seu lançamento, foi formado o supergrupo Chickenfoot que contava com os membros: Sammy Hagar nos vocais/guitarra, Michael Anthony (também ex-integrante do Van Halen) no contrabaixo, Joe Satriani na guitarra e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) na bateria.
No ano de 2009 lançam o seu primeiro disco, Chickenfoot, apresentando grandes canções como: Avenida Revolution, Oh Yeah!, My Kinda Girl e Learning To Fall.
Em 2010 foi lançado o ao vivo, Chickenfoot: Get Your Buzz On – Live, tocando o álbum inteiro na íntegra. No ano seguinte é lançado o segundo de estúdio Chickenfoot III e em 2012 o segundo ao vivo, LV.
Em 2013 foi lançado Sammy Hagar & Friends e no ano seguinte Lite Roast, um álbum inteiramente acústico com uma parceria entre Sammy Hagar e Vic Johnson.
Ainda no ano de 2014, Hagar montou uma nova banda junto com os integrantes Michael Anthony (baixo), Vic Johnson (guitarra) e Jason Bonham (bateria) chamada The Circle.
Em 2015 lançam At Your Service, um álbum ao vivo e o primeiro do grupo com um set trazendo sucessos do Montrose, Van Halen, Led Zeppelin e sucessos da carreira solo de Sammy Hagar.
No dia 10 de Maio de 2019 foi lançado Space Between apresentando grandes músicas como: Can´t Hang, Free Man, No Worries, Trust Fund Baby, Affirmation entre outras. Esse é o primeiro de músicas inéditas do grupo e também deve ser o último de sua carreira, afirma Sammy Hagar aos 71 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps