Journey: A importância da obra da banda
Por Julio Cesar Zandomenighi
Fonte: Wikipedia
Postado em 05 de março de 2020
Journey é uma banda de Rock americana formada em San Francisco no ano de 1973. Sua formação atual consiste em Arnel Pineda (vocal), Neal Schon (guitarra), Ross Valory (baixo), Steve Smith (bateria) e Jonathan Cain (teclado).
O seu primeiro álbum foi lançado em 1975, Journey, seguido de Look Into The Future(1976) e Next(1977). Nenhum desses álbuns alcançou vendas significativas e a sua gravadora (Columbia Records) solicitou que mudassem seu estilo musical e adicionassem um vocalista com quem Gregg Rolie (tecladista e vocalista da época) pudesse compartilhar suas funções vocais principais.
A banda contratou Robert Fleischman e fez a transição para um estilo mais popular, semelhante ao Foreigner e Boston. Saíram em turnê com Fleischman em 1977, no entanto, as diferenças de gerenciamento resultaram na saída de Fleischman no mesmo ano. No final de 1977, o Journey contratou Steve Perry como seu novo vocalista e no ano seguinte lançam o seu quarto disco, Infinity. Esse álbum foi o primeiro disco de platina certificado pela RIAA (Recording Industry Association of America) e, com o hit "Wheel In The Sky" o Journey estabeleceu um novo caminho para alcançar o maior sucesso nas paradas até hoje.
No ano de 1979 foi lançado Evolution, álbum que deu a banda o seu primeiro single da Billboard Hot 100 top 20, com Lovin, Touchin´, Squeezin na 16ª posição.
Em 1980 lançam Departure, alcançando o 8º lugar nas paradas de álbuns. O sucesso recém-descoberto do Journey trouxe a banda uma base de fãs quase inteiramente nova.
Durante a turnê mundial do Departure de 1980, a banda gravou um álbum ao vivo, Captured, e o tecladista Gregg Rolie deixou a banda. O grupo contratou o pianista Jonathan Cain como substituto permanente. Com Cain a bordo, a banda começou a escrever material que eventualmente levaria ao maior álbum do Journey.
No dia 31 de Julho de 1981 foi lançado Escape, imediatamente o álbum se tornou um grande sucesso. O disco, que até agora vendeu nove vezes platina, foi o número um nas paradas de álbuns no final daquele ano e incluiu três dos dez principais hits: Who´s Crying Now, Don´t Stop Believin e Open Arms.
Em 1983 é lançado Frontiers, apresentando os sucessos: Separate Ways (Worlds Apart), Send Her My Love, Chain Reaction, Faithfully, Only The Young e Ask The Lonely, mantendo o seu sucesso comercial, alcançando o segundo lugar nas paradas, vendendo seis milhões de cópias.
Até então, o Journey havia se tornado uma das principais bandas de turnê e gravação do mundo. Após a turnê de estádios do álbum Frontiers a banda decidiu tirar um tempo de folga.
No ano de 1986 eles retornam com o disco Raised On Radio, trazendo grandes canções como, por exemplo: Girl Can´t Help It, Positive Touch, Be Good To Yourself, I´ll Be Alright Without You e The Eyes Of A Woman, o álbum foi multi-platina vendendo mais de dois milhões de cópias.
A turnê que promoveu esse disco não contou com as participações do baixista Ross Valory e o baterista Steve Smith que foram demitidos por diferenças musicais e profissionais. E também com Perry incapaz ou não querendo permanecer ativamente envolvido, a banda cancelou o resto da turnê e entrou em um hiato prolongado e indefinido.
Em 3 de Novembro de 1991, Schon, Cain e Perry se reuniram novamente para tocar várias músicas no concerto em homenagem à Bill Graham - até o momento, a última vez que Perry cantaria em um concerto com ex-colegas de banda do Journey.
Nesse período o guitarrista Neal Schon e o tecladista Jonathan Cain participaram do supergrupo Bad English, e Schon participou também do supergrupo Hardline.
Em 1995, a formação de Escape e Frontiers (Perry, Schon, Cain, Valory e Smith) se reuniu novamente lançando no ano seguinte o novo álbum, Trial By Fire. Os planos para uma nova turnê subseqüente terminaram quando Perry teve que se afastar por motivos de saúde.
No ano de 1998 o Journey substituiu Perry por Steve Augeri (ex-Tyketto, Tall Stories) e também o baterista Steve Smith por Deen Castronovo. No ano de 2001 lançam Arrival, contando com os hits: All The Way, Higher Place, Signs Of Life, All The Things e Kiss Me Softly.
Em 2005, a banda foi introduzida na calçada da fama de Hollywood, embarcando também em sua turnê de 30 anos lançando o seu 12º álbum de estúdio, Generations, as músicas: Faith In The Heartland, The Place In Your Heart, Every Generation, Butterfly (She Flies Alone) e Better Togheter se tornaram sucessos garantidos.
Em Julho de 2006, Steve Augeri deixou a banda sendo substituído por Jeff Scott Soto (ex-Yngwie Malmsteen, Talisman) que permaneceu na vaga até Junho do ano seguinte.
No verão de 2007, Jonathan Cain e Neal Schon começaram a pesquisar no Youtube por um novo vocalista. O escolhido foi o cantor filipino Arnel Pineda da banda cover The Zoo.
O primeiro álbum do Journey com Pineda, Revelation, estreou em 5° lugar nas paradas da Billboard, vendendo 196 mil unidades nas duas primeiras semanas e permaneceu no top 20 por seis semanas. No ano de 2011 foi lançado o segundo com Pineda, Eclipse, estreou no 13° lugar na parada da Billboard 200.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
After Forever vem ao Brasil no final do ano, revela jornalista
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas


A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


