Journey: A importância da obra da banda
Por Julio Cesar Zandomenighi
Fonte: Wikipedia
Postado em 05 de março de 2020
Journey é uma banda de Rock americana formada em San Francisco no ano de 1973. Sua formação atual consiste em Arnel Pineda (vocal), Neal Schon (guitarra), Ross Valory (baixo), Steve Smith (bateria) e Jonathan Cain (teclado).
O seu primeiro álbum foi lançado em 1975, Journey, seguido de Look Into The Future(1976) e Next(1977). Nenhum desses álbuns alcançou vendas significativas e a sua gravadora (Columbia Records) solicitou que mudassem seu estilo musical e adicionassem um vocalista com quem Gregg Rolie (tecladista e vocalista da época) pudesse compartilhar suas funções vocais principais.
A banda contratou Robert Fleischman e fez a transição para um estilo mais popular, semelhante ao Foreigner e Boston. Saíram em turnê com Fleischman em 1977, no entanto, as diferenças de gerenciamento resultaram na saída de Fleischman no mesmo ano. No final de 1977, o Journey contratou Steve Perry como seu novo vocalista e no ano seguinte lançam o seu quarto disco, Infinity. Esse álbum foi o primeiro disco de platina certificado pela RIAA (Recording Industry Association of America) e, com o hit "Wheel In The Sky" o Journey estabeleceu um novo caminho para alcançar o maior sucesso nas paradas até hoje.
No ano de 1979 foi lançado Evolution, álbum que deu a banda o seu primeiro single da Billboard Hot 100 top 20, com Lovin, Touchin´, Squeezin na 16ª posição.
Em 1980 lançam Departure, alcançando o 8º lugar nas paradas de álbuns. O sucesso recém-descoberto do Journey trouxe a banda uma base de fãs quase inteiramente nova.
Durante a turnê mundial do Departure de 1980, a banda gravou um álbum ao vivo, Captured, e o tecladista Gregg Rolie deixou a banda. O grupo contratou o pianista Jonathan Cain como substituto permanente. Com Cain a bordo, a banda começou a escrever material que eventualmente levaria ao maior álbum do Journey.
No dia 31 de Julho de 1981 foi lançado Escape, imediatamente o álbum se tornou um grande sucesso. O disco, que até agora vendeu nove vezes platina, foi o número um nas paradas de álbuns no final daquele ano e incluiu três dos dez principais hits: Who´s Crying Now, Don´t Stop Believin e Open Arms.
Em 1983 é lançado Frontiers, apresentando os sucessos: Separate Ways (Worlds Apart), Send Her My Love, Chain Reaction, Faithfully, Only The Young e Ask The Lonely, mantendo o seu sucesso comercial, alcançando o segundo lugar nas paradas, vendendo seis milhões de cópias.
Até então, o Journey havia se tornado uma das principais bandas de turnê e gravação do mundo. Após a turnê de estádios do álbum Frontiers a banda decidiu tirar um tempo de folga.
No ano de 1986 eles retornam com o disco Raised On Radio, trazendo grandes canções como, por exemplo: Girl Can´t Help It, Positive Touch, Be Good To Yourself, I´ll Be Alright Without You e The Eyes Of A Woman, o álbum foi multi-platina vendendo mais de dois milhões de cópias.
A turnê que promoveu esse disco não contou com as participações do baixista Ross Valory e o baterista Steve Smith que foram demitidos por diferenças musicais e profissionais. E também com Perry incapaz ou não querendo permanecer ativamente envolvido, a banda cancelou o resto da turnê e entrou em um hiato prolongado e indefinido.
Em 3 de Novembro de 1991, Schon, Cain e Perry se reuniram novamente para tocar várias músicas no concerto em homenagem à Bill Graham - até o momento, a última vez que Perry cantaria em um concerto com ex-colegas de banda do Journey.
Nesse período o guitarrista Neal Schon e o tecladista Jonathan Cain participaram do supergrupo Bad English, e Schon participou também do supergrupo Hardline.
Em 1995, a formação de Escape e Frontiers (Perry, Schon, Cain, Valory e Smith) se reuniu novamente lançando no ano seguinte o novo álbum, Trial By Fire. Os planos para uma nova turnê subseqüente terminaram quando Perry teve que se afastar por motivos de saúde.
No ano de 1998 o Journey substituiu Perry por Steve Augeri (ex-Tyketto, Tall Stories) e também o baterista Steve Smith por Deen Castronovo. No ano de 2001 lançam Arrival, contando com os hits: All The Way, Higher Place, Signs Of Life, All The Things e Kiss Me Softly.
Em 2005, a banda foi introduzida na calçada da fama de Hollywood, embarcando também em sua turnê de 30 anos lançando o seu 12º álbum de estúdio, Generations, as músicas: Faith In The Heartland, The Place In Your Heart, Every Generation, Butterfly (She Flies Alone) e Better Togheter se tornaram sucessos garantidos.
Em Julho de 2006, Steve Augeri deixou a banda sendo substituído por Jeff Scott Soto (ex-Yngwie Malmsteen, Talisman) que permaneceu na vaga até Junho do ano seguinte.
No verão de 2007, Jonathan Cain e Neal Schon começaram a pesquisar no Youtube por um novo vocalista. O escolhido foi o cantor filipino Arnel Pineda da banda cover The Zoo.
O primeiro álbum do Journey com Pineda, Revelation, estreou em 5° lugar nas paradas da Billboard, vendendo 196 mil unidades nas duas primeiras semanas e permaneceu no top 20 por seis semanas. No ano de 2011 foi lançado o segundo com Pineda, Eclipse, estreou no 13° lugar na parada da Billboard 200.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps