Heavy Metal: como apresentar o estilo musical para crianças

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar correções  |  Ver Acessos

No início do mês de setembro, o talentoso Bruno Sutter gravou uma versão heavy metal para o tema de "Baby Shark", música febre entre bebês e crianças pelo mundo.

Slipknot: Corey explica as nojentas desvantagens das máscarasAvril Lavigne: Aprenda com Rihanna como fazer um meet & greet

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A intenção de Bruno (ou Detonator) gravando a música foi louvável: mostrar o heavy metal para crianças, de uma forma que não fosse tão assustadora quanto alguns adultos julgam que o estilo seja:

É bem verdade que o rock/metal não é lá muito infantil, por conta de letras que falam de temas pesados, como morte, violência e mais um série de assuntos controversos. Porém, como em tudo na vida, com um pouco de cuidado e conversa, dá para apresentar o estilo para crianças sem maiores problemas. Se você, mamãe ou papai deseja que seus bibelôs catarrentos se transformem no James Hetfield ou na Tarja Turunen das próximas gerações, confira algumas pequenas dicas que podem ajudar nesse processo.

- Não force a barra: durante a infância, a criança é bombardeada por todo tipo de informação. Vá devagar, não tente fazer o/a pimpolho/a decorar a discografia do Dream Theater em um dia.

- Mostre músicas mais calmas e menos barulhentas: Ninguém nasceu ouvindo Slayer, nem mesmo o Kerry King, acredite nisso. Não vai fazer muito sentido você achar que uma criança de 7 anos de idade vá ouvir "Reek Of Putrefaction" do Carcass e achar a coisa mais linda do mundo.

Vá devagar, comece apresentando músicas mais leves, curtas e de fácil assimilação.

- Tente mostrar músicas com letras positivas: Não se esqueça que qualquer criança hoje sabe realizar uma pesquisa na Internet. Não duvide que ela vá pesquisar sobre a letra da música, afinal, para quem está descobrindo o mundo, conhecimento nunca é demais.

Foque em canções com letras positivas e construtivas. Deixe para que ela ouça coisas mais extremas no futuro.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- Mostre que o rock tem personagens legais: Comece a desconstruir a ideia de que a música pesada é feita por beberrões inconsequentes. Uma boa maneira é contando a historia de gente legal do mundo da música, e existem muitas pessoas assim. Bruce Dickinson, que além de cantar muito, é uma pessoa muito inteligente e ativa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- Os vídeos engraçados são uma boa saída: Não é uma boa ideia apresentar logo de cara o tripé "sexo-drogas-rock and roll" para quem está começando a vida. Além de letras positivas e ritmos mais leves, é legal apresentar vídeos que possam prender a atenção da molecada, principalmente os que envolvem desenhos. Seguem alguns exemplos:

- Mostre que rock também é coisa de criança: Na verdade, é pra todas as idades. :)

- Por fim, mostre que não há apenas um estilo musical, que antes de qualquer coisa, o importante é a liberdade de escolha. Cada um é livre para ouvir o que quiser, e mesmo que o estilo preferido seja o heavy metal, nada impeça que outros estilos também sejam ouvidos. Não crie mais um radical nesse mundo repleto de radicais!

Use as dicas e boa sorte!



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Matérias

Slipknot: Corey explica as nojentas desvantagens das máscarasSlipknot
Corey explica as nojentas desvantagens das máscaras

Avril Lavigne: Aprenda com Rihanna como fazer um meet & greetAvril Lavigne
Aprenda com Rihanna como fazer um meet & greet


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280