Clássicos: Discos que se tornaram quase maiores que bandas - Parte 01

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar correções  |  Ver Acessos

Toda banda tem seus trabalhos bons e ruins.Algumas bandas conseguiram emplacar clássicos no cenário do rock/metal.E existe ainda uma outra parcela pequena de bandas que lançaram discos que praticamente se tornaram maiores que seus próprios autores.

Cachorros: As raças que melhor combinam com cada gêneroHumor: Namore um cara que goste de Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sabe aquela parada de você falar de uma determinada banda e SEMPRE alguém se lembrar antes de tudo de um disco específico? Pois bem,é isso.

A grande maioria desses trabalhos são obras que ajudaram a criar algum movimento,ou são basicamente o resumo de todas as características que tornaram conhecida a banda (ou o artista) responsável pelas músicas presentes na bolacha.

Sem mais papo furado,confira abaixo algumas criaturas que quase superaram seus criadores:

01 - "Reign In Blood" - Slayer

Um dos maiores álbuns da história do metal, "Reign In Blood" é considerado por muitas pessoas como o disco mais representativo do thrash metal.

Todos os elementos do estilo estão presentes no terceiro trabalho do Slayer: rapidez,peso,letras ácidas,tudo isso temperado com o muito ódio.

Clássico absoluto,e mesmo após 33 anos de seu lançamento,é muito influente.

Faixas:10
Ano de lançamento: 1986
Formação:
Tom Araya - baixo/vocal
Kerry King - guitarra
Jeff Hanneman - guitarra
Dave Lombardo - bateria

02 - "Master Of Puppets" - Metallica (1986)

O Metallica já foi uma das maiores bandas do planeta,e invariavelmente,seus três primeiros discos sempre são citados quase como unanimidade.E por mais que cada um tenha a sua preferência,é quase consenso que "Master Of Puppets" é o melhor álbum da banda.

As composições presentes no disco mostram uma evolução absurda em relação aos trabalhos anteriores,e a solidez do álbum é impressionante.Desde a introdução acústica de "Battery" até a insanidade de "Damage,Inc.", o Metallica inseriu todas as características do thrash metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Infelizmente, pouco tempo após o lançamento do disco, o baixista Cliff Burton morreu em um trágico acidente.Par aalguns,esse foi o começo do fim para a banda,que tempos depois,começou a colecionar polêmicas e fãs saudosistas.

Tal qual "Reign In Blood","Master Of Puppets" é um dos pilares do thrash metal.

Faixas: 08
Ano de lançamento: 1986
Formação:
James Hetfield - guitarra/vocal
Kirk Hammett: guitarra
Cliff Burton - baixo
Lars Ulrich: bateria

03 - "Seven Churches" - Possessed

Um dos primeiros e mais importantes lançamentos do death metal.Temas como "The Exorcist","Pentagram","Satan's Curse","Death Metal" e "Holy Hell" ajudaram "Seven Churches" a se tornar a "bíblia" do estilo.

Os riffs rápidos,os solos explosivos,a bateria veloz e os vocais urrados se tornaram marca registrada do death metal,e até hoje essa receita é utilizada.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vale lembrar,a título de curiosidade,que os integrantes da banda eram muito jovens na época do lançamento do disco (o vocalista Jeff Becerra,por exemplo,tinha 17 anos),e que mesmo sem lançar material inédito por décadas (o último trabalho saiu há mais de 30 anos),o Possessed continua sendo uma banda muito influente,e os fãs esperam ansiosamente pelo próximo disco,que será lançado no próximo mês de maio.

Faixas: 10
Ano de lançamento: 1985
Formação:
Jeff Becerra: baixo/vocal
Mike Torrao - guitarra
Larry Lalonde - guitarra
Mike Sus - bateria

04: "Real Thing" - Faith No More

O Faith No More conquistou o mundo com "The Real Yhing". A criativa mistura de música pesada com ritmos mais próximos do swing do funk acabaram fazendo a banda se tornar um ícone da música. A turnê do álbum durou quase três anos,e músicas como "Epic","Falling To Pieces" e "From Out Of Nowhere" se tornaram enormes sucessos.

A técnica dos instrumentistas casou perfeitamente com a voz (e com as performances) de Mike Patton,que estreou como vocalista,e foi determinante no futuro da banda.

Até hoje,é o trabalho mais bem sucedido da banda,e continua sendo referência no estilo que ficou conhecido como funk metal.

Faixas:11
Ano de lançamento:1989
Formação:
Mike Patton - Vocal
Jim Martin - Guitarra
Billy Gould - Baixo
Roddy Bottum - Teclados
Mike Bordin - Bateria

05 - "Nevermind" - Nirvana

Poucos discos no planeta conseguiram a repercussão de "Nevermind".Qual ser humano do planeta que não conhece "o disco que tem o neném pelado nadando" na capa?

Não é exagero nenhum dizer que o álbum ajudou a definir o grunge,e é a tradução do estilo que é amado por muitos,odiados por tantos outros,mas que ajudou a mudar uma geração.Talvez seja um dos discos mais marcantes e determinantes da história do Rock.

Infelizmente,o mentor do Nirvana não conseguiu criar anda tão impactante quanto "Nevermind",até porque não teve muito tempo de vida.

Faixas: 13
Ano de lançamento: 1991
Formação:
Kurt Cobain: guitarra/vocal
Chris Novoselic: baixo
Dave Grohl:bateria

Em breve a parte 2!

Deixe suas sugestões nos comentários!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Matérias

Cachorros: As raças que melhor combinam com cada gêneroCachorros
As raças que melhor combinam com cada gênero

Humor: Namore um cara que goste de MetalHumor
Namore um cara que goste de Metal


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280