Pearl Jam: a história não contada sobre o protagonista de "Jeremy"
Por Marii Franco
Fonte: Billboard
Postado em 02 de agosto de 2017
Trevor Wilson, o protagonista do vídeo de 'Jeremy', a canção lançada pelo Pearl Jam em 1992, faleceu em agosto de 2016, durante férias em Porto Rico.
Nem mesmo Spencer Elden - o bebê nu na capa de Nevermind do Nirvana - foi tão reconhecível como um suporte para a angústia e a alienação de uma geração inteira quanto Wilson se tornou em seu primeiro e único papel de protagonista: como o problemático adolescente do inesquecível vídeo 'Jeremy'.
No 25º aniversário do vídeo (que estreou na MTV em 1º de agosto de 1992) e perto do aniversário de um ano da trágica morte de Trevor Wilson aos 36 anos, a Billboard falou com sua família e Mark Pellington e Tom Richmond, autores do premiado vídeo clipe:
"Filmamos durante horas malucas, em lugares muito estranhos na floresta, com as luzes a ofuscando-lhe o rosto. E ele tranquilo. Não fazia piadas, nem pedia doces. Parecia um velho profissional, era quase esquisito", conta Tom Richmond. Pellington contou que disse a Wilson: "olhe para a câmera e não diga nada, não importa o que aconteça ao seu redor".
Apesar dessa naturalidade em frente às câmaras, Trevor Wilson nunca tinha atuado antes - e, apesar do enorme sucesso do vídeo de 'Jeremy' e do álbum Ten, não voltou a se dedicar às artes cênicas.
Pouco impressionado com a fama instantânea que se seguiu à estreia do vídeo de 'Jeremy', o jovem seguiu um caminho que pouco ou nada teve a ver com a gravação. Contudo, o Pearl Jam o chamou ao palco nos prêmios da MTV em 1993, quando receberam quatro troféus pelo vídeo. A banda sempre se mostrou disponível para recebê-lo e ofereceu-lhe ingressos para qualquer um de seus shows.
Dias antes de morrer, Trevor Wilson escreveu à mãe, Diane: "Mãe, nem acredito que vou fazer 37 anos. Para onde foram os anos? Nem acredito como a vida é séria". Dez minutos antes de se afogar, numa praia de Porto Rico, falou com a mãe ao telefone, dizendo-lhe que planejava encontrar-se com um primo.
Ao vê-lo boiar, um homem que estava na praia tentou socorrê-lo, mas já era tarde demais. O pai de Trevor lembra que sempre se preocupou com a possibilidade de o filho se afogar, já que ele não nadava muito bem.
O Pearl Jam soube da morte do seu antigo colaborador e Eddie Vedder mostrou interesse em criar algo a partir de poesias que Trevor Wilson deixou.
"Cresci na Jersey Shore, o Eddie cresceu no mar, enquanto surfista que é", diz Mark Pellington. "O fato de o Trevor se ter afogado acabou por nos dizer muito, de forma abstrata".
Trevor Wilson acabou por estudar Relações Internacionais e construiu uma carreira trabalhando na ONU, chegando a trabalhar no Egito por um tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps