Heart: a agressão que congelou a banda e separou as irmãs Wilson
Por Igor Miranda
Postado em 12 de abril de 2017
O Heart não deve retomar suas atividades tão cedo. E o motivo envolve um triste conflito familiar entre a vocalista Ann Wilson e a guitarrista Nancy Wilson.
A dupla concedeu entrevistas à Rolling Stone para falar sobre o caso. Cicatrizes do passado vieram à tona, em especial com relação ao caso em que Dean Wetter, marido de Ann, agrediu os filhos gêmeos de Nancy, de 16 anos.
Ann destacou que o Heart, cujas atividades foram interrompidas desde então, só deve voltar após uma terapia familiar. Ela também expôs divergências de pensamento, com relação à banda, entre ela e a irmã. Já Nancy faz críticas ao marido da vocalista, mas deixa a porta aberta para uma reunião.
Entenda o caso
Em agosto de 2016, Dean Wetter foi preso após ter agredido fisicamente os filhos gêmeos de Nancy, de 16 anos, durante um show do Heart em Auburn, Washington, nos Estados Unidos. O fato ocorreu após um dos garotos de Nancy ter deixado aberta a porta do ônibus de turnê da banda - devido a isso, um cão de estimação fugiu.
Segundo a acusação enfrentada na justiça, Dean Wetter gritou e xingou o garoto que deixou a porta aberta. Depois, deu tapas e socos na cabeça dele e o agarrou pela garganta. Quando o irmão tentou intervir, Dean também o enforcou por alguns segundos, "até que não conseguisse respirar".
A polícia foi chamada e Wetter foi detido. Ele se declarou culpado das acusações de agressão, consideradas não-graves pela corte, em março deste ano. A condenação deve ser anunciada no dia 14 de abril, no entanto, ele não deve seguir preso.
Este é o cerne do desentendimento entre Ann e Nancy Wilson, que deram sequência à turnê do Heart, mas se afastaram desde então.
Pós-agressão
Ann contou, à Rolling Stone, que os 20 shows seguintes da turnê em questão foram um "inferno". Nancy, por sua vez, os descreveu como "excruciantes".
Na ocasião, as irmãs passaram a usar camarins separados pela primeira vez desde quando lançaram suas carreiras na música, na década de 1960. Após o encerramento da turnê, Ann lançou uma carreira solo, enquanto Nancy montou a banda Roadcase Royale. Elas só se comunicam via mensagens de celular.
O que Ann diz
"Não diria que é um hiato temporário. Diria que é um hiato. Não precisamos dessa pequena qualificação. Quando eu saí do palco e Dean me contou o que aconteceu, a primeira coisa que ele disse foi: 'vá até o ônibus de Nancy e limpe a barra, porque eu quero me desculpar'. Fui até lá e todos do Heart estavam sentados ao redor. Não quiseram me ouvir. Sei que Dean estava realmente nervoso. Foi um erro entrar nisso, mas ele é uma pessoa de fibra moral extremamente alta", disse Ann, à Rolling Stone.
Ann reclama que, por Dean ser uma pessoa diferente, Nancy nunca o compreendeu. "Ele foi muito julgado antes de nos casarmos por ele ter um espírito livre. É uma pessoa franca, honesta e aberta. As pessoas levam isto para o lado pessoal", comentou.
O incidente revelou algumas cicatrizes, segundo Ann. A cantora disse que ela e a irmã guitarrista já não pensavam em sintonia com relação aos projetos do Heart desde antes do caso. "Não queríamos tornarmos uma banda de legado, antiga, só fazendo turnês com as mesmas músicas. Mas vi isto acontecer mais e mais vezes. Nancy só queria tocar o mesmo repertório arroz-com-feijão na Europa", pontuou.
Apesar disso, Ann destacou que não há ninguém errado nesta situação de conflito artístico, que já existia antes do problema judicial. No entanto, disse que é necessário passar por terapia para que o Heart retome suas atividades. "Vejo um caminho positivo, que é pela nossa amizade. Nancy e eu não fizemos isto. Ninguém nesta situação é maldoso. Nancy e eu nos amamos. Queremos ser amigas. Meu lado machucou o dela, o lado dela machucou o meu. Temos que deixar isto se recuperar e obter acompanhamento", afirmou.
O que Nancy diz
"Não acho que foi legal da parte dela tentar acobertá-lo. Pensei: 'se ele é um adulto, deveria confrontar e explicar o seu comportamento'. Mas isso nunca aconteceu", afirmou Nancy, à Rolling Stone.
Nancy complementa, ainda, que achava Wetter um sujeito "difícil de se entender" nos dois anos desde o casamento de Ann até o incidente em questão. "Ele é daqueles que se irritam inesperadamente. É um sujeito que teve problemas que acabaram vindo até a mim", disse.
Mesmo com toda esta situação, Nancy deixa a porta aberta para uma reunião. "Foi mais negativo do que precisava, mas gostaria de retomar o diálogo, com Ann em particular, sobre o Heart. Sei que Ann e eu ficaremos bem uma com a outra", afirmou.
Comente: Para você, quem parece estar com a razão?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A música do Motörhead que marcou Derrick Green, vocalista do Sepultura
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo

O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os 3 clássicos dos anos 1980 que você não precisa sentir culpa por amar
O clássico dos anos 70 que combate uma mentira sexista e que irritou a banda Nazareth
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


