Grunge e Rock Alternativo: 03 turnês que marcaram os anos 90
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 26 de março de 2017
Banda: NIRVANA – turnê do álbum "In Utero" (4º disco, 1993)
Após o sucesso internacional do seu 2º álbum de estúdio, "Nevermind" (1991), em questão de 01 ano o NIRVANA se viu indo de pequenos clubes para arenas e estádios em todo o mundo, assim como eles partiram em turnê para divulgar o seu último álbum de estúdio, "In Utero". A turnê começou em Phoenix, onde Kurt Cobain e companhia participaram de uma entrevista para a MTV News, descrevendo a banda como sendo um lugar mais feliz do que era 02 anos antes. Cobain falou: "Eu estava completamente cansado com essa coisa toda. Eu não queria ser uma estrela do rock aparecendo em todos os lugares. Eu estava assustado, sabe? Mas eu tive 02 anos para me recuperar". Sem dúvida, o destaque da turnê é o desempenho do NIRVANA no acústico da MTV, realizado no dia 18 de Novembro/1993. Infelizmente, esta seria a turnê final da banda.
Banda: PEARL JAM – turnê do álbum "Vitalogy" (3º disco, 1994)
O PEARL JAM tornou-se conhecido como uma das melhores bandas do planeta para se ver ao vivo - e por várias boas razões. Em 1995, no entanto, o futuro parecia um pouco questionável para o grupo. Foi a 1ª turnê da banda com o seu novo baterista, o 4º a passar pelo grupo e ex-RED HOT CHILI PEPPERS, Jack Irons – talvez, o único real ponto positivo da turnê, juntamente com as performances poderosas da banda. A maior parte dessa curta excursão foi prejudicada pela incapacidade da banda de trabalhar em torno da Ticketmaster, assim como a recusa de plano para tocar em qualquer local administrado pela Ticketmaster. Isso fez o grupo encontrar locais muito difíceis para apresentações, sendo que a banda ficou chocada por não haver outros grupos e artistas tão apaixonados sobre essa questão - assim como eles estavam. As edições culminaram em uma parada em San Francisco, onde um Eddie Vedder doente por uma intoxicação alimentar, começou o show cantando apenas as 07 primeiras canções do setlist - antes de se retirar do palco. Já que NEIL YOUNG estava por ali, ele substituiu Eddie e terminou o show daquela noite, mas as datas seguintes tiveram de ser reprogramadas. Desde então, a banda admitiu a sua teimosia nessa turnê com o baixista Jeff Ament comentando: "Praticamente nos matou, quase matou a nossa carreira".
Lollapalooza Festival 1992
O fato é que, na década de 90, cada edição do Lollapalooza tinha algo interessante para oferecer, mas eu tive que escolher o ano de 1992 como o nº 1. A programação capturou muito bem o pico da cena da música alternativa da época, tudo em 01 ingresso somente. O line-up de bandas incluía: RED HOT CHILI PEPPERS, SOUNDGARDEN, PEARL JAM, PORNO FOR PYROS, STONE TEMPLE PILOTS, dentre outras… O festival havia sido inaugurado 01 ano antes, mas a turnê de 1992 realmente o colocou em movimento e o levou a se tornar no lendário festival que é conhecido nos dias de hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
O rockstar que Rob Halford visitou sem avisar e causou uma confusão dos diabos
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
O que Johnny Ramone nunca conseguiu entender sobre o grunge
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Ghost entra para o "Clube do Bilhão" do Spotify com "Mary on a Cross"
O detalhe na bateria de Dave Grohl que Josh Homme não consegue explicar
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
David Reece se reunirá com o Accept para dois shows na Europa
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
Vocalistas: algumas das grandes vozes do rock
O planejamento da Legião Urbana para 1997 caso Renato Russo não tivesse morrido
Dez hits do heavy metal que podem ser ouvidos por quem não gosta do estilo

Como Kurt Cobain foi a causa do som ruim de um álbum do Black Sabbath
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Courtney Love e a estranha ligação entre Kurt Cobain e Madonna nos anos oitenta
A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
The Pretty Reckless lança versão para "About You" com Dave Grohl e Pat Smear
Os momentos em que Eddie Vedder sempre acaba se lembrando de Kurt Cobain
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



