Rock Progressivo Italiano 70's: 9 grandes discos conceituais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Tiago Meneses
Enviar Correções  

LE ORME – FELONA E SORONA (1973)

Trata-se da história de dois planetas que estão sempre girando um ao redor do outro, planetas esses denominados justamente Felona e Sorona, onde enquanto o primeiro é uma espécie de paraíso brilhante o segundo é negro e impregnado de desgraças. Só que nem sempre as coisas permanecem assim, pois na segunda metade da suíte as situações deles se invertem. O disco no mesmo ano do seu lançamento também teve uma versão em inglês, mas sem a mesma carga emocional, sendo a versão em italiano bem melhor. Musicalmente e liricamente belíssimo do começo ao fim, colocando o ouvinte a par das emoções que acontecem na história.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

METAMORFOSI – INFERNO (1973)

Álbum conceitual baseado na Divina Comédia de Dante e focado obviamente na parte do Inferno onde cada uma das faixas representam um dos seus níveis. Uma viagem ao submundo, povoada por personagens e cenários do poema, mas com um toque moderno. A espiritualidade do grupo passa a ampliação primordial de uma fé sobrenatural, à denúncia concreta daqueles assuntos que estão corroendo o mundo civilizado, demonstrando, assim, não só a maturidade artística e intelectual superveniente, mas também tendo uma consciência comunicativa perfeitamente em sintonia com o tempo. Cada um dos episódios que compõem o álbum tem sua própria personalidade bem definida e os adjacentes envolvente formando um lineup de uma beleza sinfônica e ácida extraordinária.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

LATTE E MIELE - PASSIO SECUNDUM MATTHEUM (1972)

Um disco que comove pela tamanha delicadeza da sua música e impressiona em como ela é condizente com o tema abordado. Trata-se de um disco inspirado no evangelho de São Mateus onde é musicado precisamente a Paixão de Cristo. A narrativa da história dá uma sensação de conceito completo. A música encontrada aqui é sublime e muito dinâmica caminhando desde a passagens clássicas à momentos mais veemente de heavy prog. Poucos discos conceituais funcionam tão perfeitos como o caso de "Passio Secundum Mattheum".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

IL BALLETTO DI BRONZO – YS (1972)

Baseado em uma lenda medieval da ilha de YS, coberta pelas águas do oceano e submersa para sempre, relata a estória do último homem na Terra e que tem o dever de encontrar algum indivíduo ainda vivo, mas depois de dificuldades, suas forças vão deixá-lo e ele acaba eventualmente e tragicamente desaparecendo na escuridão. Tudo é feito em um incrível desenvolvimento teatral de atmosfera sombria e variação de humor sonoro que vai do jazz-rock e avant-garde para o sinfônico e clássico em um piscar de olhos, mas sempre de forma bem cadenciada. Um álbum simplesmente deslumbrante.

I GIGANTI – TERRA IN BOCA (1971)

Não se trata apenas de um disco conceitual, mas uma corajosa acusação contra a máfia da primeira guerra da máfia siciliana que eclodiu em 1962. A história de dois jovens que se confunde com a história do seu país. Um exemplo de como a música pode obter o serviço da verdade e expor a injustiça dizendo ao público em geral, com realismo e intensidade uma história da máfia a ponto de haver um boicote ao disco. Musicalmente uma combinação da tecnicidade do EMERSON LAKE & PALMER, harmonias do YES e uma teatralidade única da banda e que tem como resultado um conceito coeso e incomum a quase tudo que você possa ter escutado do progressivo italiano.

JUMBO - VIETATO AI MINORI 18 ANNI? (1972)

Um disco com conteúdo bastante forte principalmente pra época e que fez com que o LP fosse censurado em programas de rádio. O seu título traduzido é a pergunta "ninguém com menos de 18?", e baseado nessa pergunta a banda elaborou um conceito onde o fio condutor são oito canções que a respondem, cada uma à sua maneira. A temática trata-se de algumas das questões mais desconfortáveis de uma sociedade hipócrita e moralista, tais como homossexualidade, masturbação, alienação, alcoolismo, toxicodependência, prostituição e religião, sem escondê-las em alegorias falsas. A música é intensa, misteriosa, estranha, agressiva, religiosa, sim, tem momentos religiosos, tudo em uma atmosfera muito pesada, um desafio a tudo o que é suposto ser normal.

ALUSA FALLAX - INTORNO ALLA MIA CATTIVA EDUCAZIONE (1974)

O aqui o tema é sobre uma marionete que é vítima de uma educação severa e intolerante que a bloqueou fisicamente e intelectualmente, mas que depois torna-se livre de suas restrições para recuperar a posse de sua existência e de sua alma. Musicalmente é um disco emocional, melodicamente rico e cheio de nuances clássicas e toques acústicos folk. A paisagem criada pela banda faz com que o ouvinte simplesmente entre na história sem muito esforço.

MURPLE - IO SONO MURPLE (1974)

Possui duas longas suítes divididos em seis movimentos cada que contam a história triste do pinguim Murple que, para fugir do cotidiano imutável de sua vida, espontaneamente decidiu afastar-se do rebanho e do seu habitat. Mas infelizmente ele não terá tempo para desfrutar das maravilhas do mundo pois será capturado pelo homem e forçado a viver primeiramente em um circo e em seguida em um zoológico, onde terminará seus dias abraçado em um pequeno iceberg de plástico. A música é focada principalmente em teclados extremamente inspirados, mas também apresenta guitarras temperamentais e uma cozinha segura que desenham muito bem o cenário da estória.

RACCOMANDATA RICEVUTA RITORNO - PER... UN MONDO DI CRISTALLO (1972)

Traz um conceito visionário que narra as aventuras de um astronauta que retorna de uma missão espacial à terra e a encontra destruída por uma guerra nuclear, tendo ao seu redor simplesmente um imenso nada e tenta descobrir porque que o homem destruiu a si mesmo, percebendo está vivendo uma espécie de pesadelo. Arranjos de guitarra e flautas que variam entre agradáveis e angustiantes bem como os sentimentos do protagonista. Um álbum que pode bater forte e segundos depois maciçamente, mas sempre com golpes de musicalidades sublime.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Pink Floyd: as 10 melhores escolhidas pela Ultimate Classic RockPink Floyd
As 10 melhores escolhidas pela Ultimate Classic Rock

Gutural: mulheres que fazem vocal em bandas de MetalGutural
Mulheres que fazem vocal em bandas de Metal


Sobre Tiago Meneses

Um amante do rock em todas as suas vertentes, mas que desde que conheceu o disco Selling England by the Pound do Genesis, teve no gênero progressivo uma paixão diferente.

Mais matérias de Tiago Meneses no Whiplash.Net.

Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt Goo336