Close Up Planet 96: Um festival com poucas informações
Por Rodrigo Freire
Postado em 06 de dezembro de 2016
O Close Up Planet 96 foi um festival bem cara dos anos 90: alternativo. O CUP seguiu a linha dominante da mídia da época, encabeçada pela MTV. Do alternativo ao hip hop, uma salada que deu certo. O evento traz muito poucas informações, mas agora o internauta da Whiplash conhecera a historia por quem a presenciou
Cheguei na Praça da Apoteose no fim do show dos Ostras, banda que estava estourada na época, a típica banda de uma música só que sempre surge em festivais. Eu e meu grupo encontramos um bom lugar na pista da Apoteose naquela tarde ensolarada e começamos os trabalhos com Little Quail. Confesso que virei um fã daqueles caras desde então, um hardcore punk recheado de bom humor (sem babaquice) e um show MUITO competente. Uma das grandes apresentações do evento.
Confesso também que nunca tinha ido a um evento tão minimalista em termos de produção, grande parte das bandas tocaram sem pano de fundo, e com pouquíssima iluminação.
Agora sim a coisa estava começando. Um representante da realeza punk entrava em cena: Marky Ramone com sua primeira banda pós Ramones: The Intruders. Esse show estava sendo encarado por muitos como o grande momento, ate mesmo acima do Sex Pistols. Outro show ótimo! Destaco o cover para "Anxiety", que fez as rodinhas pipocarem em plena luz do dia.
NOTA: Marky Ramone foi a alguns programas de TV e declarou que o show de Sao Paulo foi o SEGUNDO do Intruders, o que nos leva a crer que o show do Rio foi a ESTREIA da banda ao vivo. Evento altamente histórico! Procurei pelos vídeos no Youtube, mas não achei. Quem achar posta!
A ovelha negra do cast se preparava para entrar no palco: o ícone do hip hop/ rap: Cypress Hill. Não via muito sentido em um grupo de rap em um festival alternativo, soava forcado, coisa de yankee. Logo entendi porque a presença dos rappers. Com certeza o show mais empolgante. O publico pulou por uma hora quase ininterrupta, a mesma medida que a densa fumaça branca ia subindo. O publico explodiu em "Funky Buddha" de uma forma que eu nunca vi. Comecei bem minha historia nos shows de rap.
O Spacehog era uma dessas outras bandas de uma música so. Show sem graça e desnecessário.
O Silverchair entrou tocando com muita garra com os membros ainda adolescentes. O vocal de Daniel Johns ao vivo me surpreendeu, muita pressão. Um set list bem curto, mas eficiente. Destaco dois momentos: o cover de Paranoid, do Black Sabbath (Não se esqueça que em 1996 isso ainda pegava) e o encerramento ultra brutal com "Israel’s son", uma roda monstruosa se abriu, coisa que eu nunca vi nem mais cascudos shows de death.
Bad Religion também trazia expectativas. Um show que passou como um furacão. Rápido e agressivo, o BR estava no auge na época, considerados um dos expoentes da geração punk 90. Show impecável.
Sex Pistols, finalmente, e a decepção. Um show que praticamente nao levantou ninguém. Uma performance comprada ao SpaceHog, de tão fraca. Vi muita gente indo embora no meio, um dos mais curtos do evento. Ficou uma duvida no ar: o show era só aquilo mesmo ou eles encerraram a apresentação de tão ruim? Circulou fortemente na época que o show de Sao Paulo também foi muito fraco e curto.
Sem muito público, acaba o Close UP Planet 96 do Rio de Janeiro. Ainda aconteceria a edição 1997 em Sao Paulo e Curitiba, desta vez trazendo gigantes do Pop como David Bowie, Erasure, No Doubt e medalhões que garantem casa cheia em qualquer festival no Brasil: Paralamas e Barão. Um capítulo semiesquecido dos anos 90, que tem alguns vídeos disponíveis no Youtube, porem poucos que se recordam...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"


