Skid Row: o apelo a Steven Adler em "Wasted Time"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 24 de outubro de 2016
Ao abrir para os ROLLING STONES em Los Angeles em 18 de outubro de 1989, AXL ROSE disse no palco: "A menos que certas pessoas nesta banda recolham sua merda juntos, estes serão os últimos shows da porra do GUNS N 'ROSES que vocês verão. Eu estou cansado de muitas pessoas nesta organização dançando com a maldita Mr. Brownstone". Sendo AXL historicamente ligado a STRADLIN (usuário contumaz à época), os alvos principais foram ADLER e SLASH. Esse, no show seguinte (e usando uma camiseta da renomada Betty Ford- a clínica das celebridades) disse: "Heroína não é tudo que existe. Ninguém nesta banda defende o uso de heroína. Isso não é tudo o que há. Não vamos ser uma dessas bandas fracas, que acabam por causas das drogas".
A continuidade da história todo mundo sabe: ADLER demitido no ano seguinte, STRADLIN partindo um ano depois e o desmantelamento total da banda ao longo daquela década. Contudo, sem dúvida as sequelas do vício em heroína foram veementemente arrebatadores para ADLER: derrames, recaídas, problemas financeiros e a participação em um patético reality de rehab, se tornaram o cotidiano daquele que havia sido membro da (então) potencial maior banda do planeta.
Em 1991, o SKID ROW lançava "Slave To The Grind", disco sobre o qual eu resenhei em 2012 ("Skid Row: A banda que chutou a porta dos anos noventa"), onde disse que: "o disco mostra uma faceta bem mais madura da banda, registrando um número maior de referências e dando vários passos a frente em termos de composição" (...) "antes de ser uma continuidade do primeiro álbum, o disco representa o redirecionamento da banda - menos hard grudento e mais metal- mostrando fortes influências do JUDAS (do começo dos anos 90) e do PANTERA (vide a monstruosa faixa título)". Nesse processo de amadurecimento musical, "Wasted Time" ("Tempo desperdiçado") pode, em retrospecto ser observada como um retrato cinzento dos fatos à época- e um vaticínio do que viria a ocorrer.
BACH escreveu a composição tendo em vista o aumento voraz do vício de ADLER: "Você e eu juntos / vidas entrelaçadas / Laços sagrados que nunca deveriam se desfazer / Então por que me deixo contar mentiras / E te ver morrer todo dia / Eu relembro tempos atrás / Quando os sonhos eram o que importavam / Papo difícil jovem ingênuo / Você disse que nunca me decepcionaria / Mas o cavalo debanda e se enfurece / Em nome do desespero".
"Cavalo" é uma das inúmeras gírias para heroína e, quando questionado se ADLER sabia que a música era para ele, BACH foi enfático: Sim, ele sabe que é sobre ele. Ele contou isso para várias pessoas. A escrevi quando eu estava saindo com ele por volta de 1991- eu não conseguia acreditar na quantidade de drogas que ele usava à época".
Fidelizando o recorte trágico da letra, o clipe de "Wasted" utiliza uma fotografia sombreada e distorcida, alternando cenas da banda com atores quase subliminarmente inseridos- e uma polêmica cena de um preparo de "pico" de heroína. Sobre o registro, BACH complementou: "Eu não gosto do vídeo. Para mim, ele glamouriza drogas um pouco demais. Mas os fãs realmente gostam. Eu não acho que eu era um grande compositor naquela época como me considero agora. Eu melhorei. Mas se você gosta, ótimo. Eu não vou dizer a você o que não gostar".
Comente: Qual o maior hit da era de ouro do Skid Row?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse


Os 3 clássicos dos anos 1980 que você não precisa sentir culpa por amar
Loudwire: melhores músicas Grunge compostas por 5 bandas de Hair Metal
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


