Matérias Mais Lidas

Charlie Brown Jr: Marcão diz que filho de Chorão mente ao falar em dívida impagávelCharlie Brown Jr: Marcão diz que filho de Chorão mente ao falar em dívida impagável

Exodus: acordei e estava fora da banda, isso quase acabou comigo, diz ex-guitarristaExodus: "acordei e estava fora da banda, isso quase acabou comigo", diz ex-guitarrista

Metallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova YorkMetallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova York

Zakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocarZakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocar

Humor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileirosHumor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileiros

Ian Gillan: Dio e Klaus Meine, dois baixinhos junto com o giganteIan Gillan: Dio e Klaus Meine, dois baixinhos junto com o gigante

Led Zeppelin: por que Robert Plant não gosta de cantar Stairway to Heaven?Led Zeppelin: por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?

Nirvana: Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt CobainNirvana: Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain

Charlie Brown Jr: filho de Chorão dá sua versão sobre briga com Thiago e MarcãoCharlie Brown Jr: filho de Chorão dá sua versão sobre briga com Thiago e Marcão

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

Linkin Park: Evanescence e Halestorm cantam cover em homenagem ao falecido vocalistaLinkin Park: Evanescence e Halestorm cantam cover em homenagem ao falecido vocalista

Alter Bridge: Não sei se Deus existe, mas espero que exista, diz Mark TremontiAlter Bridge: "Não sei se Deus existe, mas espero que exista", diz Mark Tremonti

Korn: Eu vi alguém que eu gosto morrer e não vou fazer isso de novo, afirma vocalistaKorn: "Eu vi alguém que eu gosto morrer e não vou fazer isso de novo", afirma vocalista

Megadeth: baixista Felipe Andreoli grava cover da clássica Holy Wars; confiraMegadeth: baixista Felipe Andreoli grava cover da clássica "Holy Wars"; confira

Land of Souls: falece o guitarrista Elton Machado, vítima de COVIDLand of Souls: falece o guitarrista Elton Machado, vítima de COVID


Tarmat
Garimpeiro

Grim Reaper: 20 fatos sobre a banda

Por Victor Kataóka
Fonte: H2R
Em 26/09/15

Em 1979 Nick Bowcott forma o Grim Reaper. Naquele ano, muitas bandas da NWOBHM estavam sendo formadas, e o Grim Reaper acabou se tornando uma das maiores, mesmo tendo acabado precocemente.

Entre 83 e 87 o Grim Reaper lançou 3 discos de grande sucesso comercial e de crítica, e se o legado foi curto (26 músicas), o impacto foi tremendo, sendo esses discos considerados referência quando falamos de Heavy Metal Tradicional.

A seguir, o H2R aproveita mais uma passagem do vocalista Steve Grimmett pelo o Brasil e apresenta 20 fatos sobre os ícones da New Wave!


01 – Foram descobertos depois de vencerem uma batalha de bandas, envolvendo mais de 100 grupos. Posteriormente assinaram com a Ebony Records e em 1983 seu debut "See You in Hell" foi lançado, sendo distribuído mundialmente pela RCA Records em 84.

02 – Stevie Grimmet foi descoberto por uma namorada que o viu cantando no quarto, e poucos dias depois tinha arranjado um show para ele com uma banda local.

03 – Lançaram duas demos, "Bleed 'Em Dry" de 81, e "For Demonstration Only" de 82, sendo encontradas para download em blogs especializados.

No vídeo abaixo, a música "The Reaper" com o vocalista original, Paul DeMarco, co-autor da música "The Show Must Go On", sendo a única música composta por DeMarco e Bowcott, e ""Waysted Love" sendo a única composta apenas por Paul DeMarco, que saiu no "Rock You to Hell".

04 – A música "See You in Hell" foi a 38ª colocada na lista do canal VH1, "40 Most Awesomely Bad Metal Songs Ever countdown".

05 – O disco "See You in Hell" ficou na 73ª colocação da lista Billboard 200 nos charts Americanos.

06 – O disco "Fear No Evil" ficou na 111ª colocação da lista Billboard 200 nos charts Americanos.

07 – A clássica intro de "Final Scream" foi "homenageada" no EP da banda Dying Fetus chamado "Grotesque Impalement", onde o nome Michael foi substituído por Davey.

08 – Brigas judiciais com a gravadora após o "Fear no Evil" atrasaram o lançamento de "Rock You To Hell" em quase 2 anos, que deveria ser chamado "Night of the Vampire, e foi lançado diretamente pela RCA em 87.

Problemas com a gravadora e o empresário/produtor que foi processado e depois processou a banda puseram um fim no Grim Reaper em meados de 88. Na época Stevie tinha um emprego estável e Bowcott fazia uma carreira como freelancer, então o interesse na banda diminuiu.

09 – Após o término do Grim Reaper, Grimmett tocou em várias bandas/projetos, como Onslaught, Lionsheart, carreira solo, e participou de vários discos tributos aproveitando todo o potencial de sua grande voz.

Já Bowcott se tornou um crítico musical respeitado, assinando colunas e artigos em várias publicações especializadas, como Circus e Guitar World. Ele também trabalhou com a divisão de amplificadores Marshall nos Estados Unidos.

Abaixo, um grande clássico do vocalista, que ele gravou na época do See You In Hell:

10 – Grimmett contou à Classic Rock como quase se juntou a algumas bandas de peso:

"Quando Bruce Dickinson deixou o Iron Maiden eu mandei para eles uma demo, mas nunca recebi nenhuma resposta, e então Blaze Bayley pegou o trabalho. Algum tempo depois Rod Smallwood - empresário do grupo - me contou que eu estive no top 5 da lista deles".

O vocalista também disse que tentou entrar no Judas Priest quando Rob Halford deixou o grupo. "Recebi uma carta de agradecimento por meu interesse, mas eles sentiram que eu não era o cara certo para eles."

Ele também fala do Black Sabbath:

"O baterista Bobby Rondinelli me chamou e perguntou se eu gostaria de me juntar à banda. Eu estava comprometido com o segundo álbum do LIONSHEART ('Pride In Tact' de 1994), mas disse para ele que, se eles pudessem esperar, eu adoraria fazer isso. Mas na época que eu estava pronto houve a reunião da formação inicial, então eu fiquei de fora".

11 – Surpreendendo geral, em 2006 Stevie Grimmet reformou a banda com uma nova formação e sobe o nome "Steve Grimmett's Grim Reaper" voltou a deixar em evidência o legado do Grim Reaper, tocando inclusive no Brasil nos últimos anos.

Em 2014 ele subiu ao palco com Nick Bowcott, e as surpresas não pararam por aí, visto que Stevie anunciou mais um disco do Grim Reaper chamado "From Hell".

12 – Existe uma bem humorada versão do clipe do Weezer para a música "We Are All on Drugs" que é basicamente a música sobre o clipe editado de "Fear No Evil". Em nota oficial, a banda agradeceu ao Grim Reaper por terem cedido o uso do seu vídeo original.

13 – A música "Lust For Freedom" foi usada como trilha no filme de mesmo nome de 1987:

14 – Os clipes do Grim Reaper fizeram sucesso com Beavis and Butthead da MTV:



15 – Ao todo a banda lançou 3 clipes: See You In Hell, Fear no Evil e Rock You To Hell:



Quando gravaram o primeiro clipe, "See You in Hell", a MTV disse que só passaria uma única vez, e colocou embaixo um questionário para as pessoas dizerem se gostariam de ver esse tipo de material mais vezes. O canal foi inundado por ligações, e o clipe passou diariamente na emissora durante 2 meses.

16 – A banda só começou a dar lucros significativos para os membros a partir do terceiro álbum. Darryl Johnston produziu os dois primeiros álbuns da banda e acabou os roubando.

Segundo Grimmet, ele recebia grandes adiantamentos da RCA e não repassava o que deveria.

Depois que cortou sua ligação com o Grim Reaper, ele costumava aplicar golpes em bandas dizendo que era o descobridor do Grim Reaper, pedindo adiantamentos e prometendo um contrato com a RCA. Acabou sendo preso posteriormente, mas não pagou o que devia por ter declarado falência.

Em turnê e presa no clichê de Sexo, Drogas e Rock & Roll, a banda demorou a perceber que não tinha dinheiro algum. Segundo Grimmet, "tranquilo não ter ganho uma grana naquela época, tudo poderia ter entrado pelo meu nariz".

17 – "See You in Hell" fala sobre a tentação de Cristo, quando o demônio estava o tentando. Ninguém na banda tinha algum envolvimento com ocultismo no fim das contas.

18 – Rock You to Hell custou 50 mil dólares.

19 – Tanto a turnê de See Youn In Hell, a primeira, como a de Rock You to Hell, a última, duraram pouco mais de 3 meses. Sendo que na última, eles fizeram uma série de shows chamada "Hell on Wheels", com Armored Saint e Helloween, tocando para um público entre 5 e 7 mil pessoas.

20 – Diferente do que muitos pensam, Stevie e Bowcott são grandes amigos, e inclusive um aluno de Bowcott fez parte da banda solo de Stevie. A propósito, Bowcott também é amigo de Davie Mustaine, a mais de 30 anos, e garantiu que deu uma passada no estúdio e ouviu o novo trabalho do Megadeth, que é sensacional.

Voltando ao Grim Reaper, segundo Bowcott a banda não era formada por caras bonitos, e por isso a cara deles não saia nos discos.

Por Victor Kataóka
H2R – Hard & Heavy Reviews

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Tarmat
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Steve Grimmett: quase cantei no Maiden, Priest e Sabbath!Steve Grimmett
"quase cantei no Maiden, Priest e Sabbath!"

Steve Grimmett: o quinto colocado para substituir BruceSteve Grimmett
O quinto colocado para substituir Bruce

Steve Grimmett: divulgada primeira foto após a amputação da pernaSteve Grimmett
Divulgada primeira foto após a amputação da perna


Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Victor Kataóka

Kataóka representa aqueles que prezam por nomes como Saxon, Accept, Manowar, Judas, Virgin Steele, Alice Cooper, Queensryche, Warlock, Savatage, Budgie, Dio e etc. Trajando o manto do Fortaleza EC, conseguiu ver com muito sacrifício quase todas as suas bandas favoritas ao vivo, e acredita que acima do AC/DC, somente os Beatles. Com o H2R, resenha Heavy Tradicional, Hard Rock, e o seu vício: N.W.O.B.H.M, o que não o impede de prezar demais por rock progressivo e psicodélico. Apesar de ser de 88, dentre 500GB de mp3 em um HD de valor inestimável, 95% do conteúdo vem dos anos 60,70 e 80. Não resenha Melodic, industrial, extremo, sinfônico, Power, New, Grunge e vários outros etc...

Mais informações sobre

Mais matérias de Victor Kataóka.