RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Quando Axl Rose deu o cano e a polícia foi atrás dele — que se vingou de forma triunfal

O disco que mudou a visão de Caetano Veloso sobre o rock brasileiro nos anos 80

Como a banda de Marko Hietala ajudou o Metallica nos anos 80 e isso mudou sua vida

"Faint" supera um bilhão de plays no Spotify e Linkin Park alcança marca impressionante

Iggor Cavalera revela o baterista que o inspirou a misturar bateria de metal com percussão

Como festival Ozzfest ajudou a inserir o Lacuna Coil no mapa do metal

O momento em que o Megadeth começou a desmoronar, segundo David Ellefson

Tracii Guns considera James Hetfield "o homem mais corajoso do rock"

Mike Portnoy relembra como era sua amizade com seu ídolo Neil Peart - o baterista do Rush

A canção do Aerosmith que Steven Tyler tatuou no braço e o Guns N' Roses adotou anos depois

A respeitada banda de rock que Roger Waters sequer reconheceria se ouvisse no rádio

Matt Heafy afirma que tanto Trivium quanto Bullet for My Valentine tocarão na América Latina

Foo Fighters anuncia volta aos palcos em show ligado à Fórmula 1

O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"


Manunkind
Stamp

Whiplash: peso e velocidade até o renascimento

Por Leonardo M. Brauna
Postado em 28 de setembro de 2013

A baia de São Francisco, Califórnia, é uma área responsável por revelar importantes nomes do Rock e principalmente do Thrash Metal, talvez para nós brasileiros, os maiores representantes são CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL nos mágicos anos setenta e METALLICA que se mudou pra lá para juntar-se ao seu primeiro baixista, CLIFF BURTON, nos anos oitenta. No outro extremo da longitude norte americana, em Nova Jersey, o Thrash Metal também tomava corpo e, somada à qualidade da ‘Bay Area’, erguiam-se nomes como OVERKILL e o não menos importante, WHIPLASH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi na cidade de ‘Passaic’ que os xarás TONY PORTARO (vocal, guitarra), TONY SCAGLIONE (bateria) e TONY BONO (baixo) se juntaram em 1984 e formaram o WHIPLASH. O ‘Power Trio’ ainda em 1984 lançou duas demos, ‘Fire Way’e ‘Tunderstruk’. Entraram o ano de 1985 com mais garra, lançando outras duas demos, ‘Looking Death in the Face’ e uma sem título que trazia três faixas. Não demorou muito, até que o ‘Speed/Thrash Metal dos caras chamou a atenção da holandesa ‘Roadrunner Records’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rumando para o ‘Brooklin’, Nova Iorque, a banda entra em estúdio sob a produção de ‘Normam Dunn’ para lançar o debut ‘Power and Pain’. Este álbum também saiu em 1985 e contou com participações de membros do CARNIVORE (PETER STEELE e LOUIE BEATEAUX) e AGNOSTIC FRONT (VINNIE STIGMA). Em novembro de1986, SCAGLIONE é convidado pelo SLAYER para fazer a turnê ‘Reign in Pain’ do mega clássico, ‘Reign in Blood’. A turnê que teve início em outubro seguiu sem DAVE LOMBARDO, pois o baterista alegava que não estava recebendo nenhum numerário: "Eu não estava fazendo nenhum dinheiro. Eu figurava como se estivéssemos fazendo isso profissionalmente, com um grande rótulo: Eu quero minha utilidade pública e renda paga." Disse. Os shows com SCAGLIONE duraram sete semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

JOE CANGELOSI foi chamado para assumir as baquetas e em 1987 a ‘Roadrunner’ os leva à Flórida para a gravação do novo álbum, ‘Ticket to Mayhem’. O estúdio escolhido foi o ‘Morrisond Recording’ com a supervisão de ‘Dan Johnson’ tendo como engenheiro de som, ‘Scott Burns’. A introdução ‘Perpetual Warfare’ também encerra o álbum com seus efeitos de guerra e este disco é considerado por muitos, a melhor obra da banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1989 PORTARO desiste do seu trabalho como vocalista e passa a dedicar-se apenas à guitarra. Para o microfone central é recrutado GLENN HANSEN. A primeira formação com quatro membros lançou a 14 de agosto de 1990, ‘Insult to Injury’. Existe um vídeo de 1988 gravado em ‘Copenhagen’ em que TONY PORTARO informa ao público que o título original desse disco seria ‘Rape of the Mind’. HANSEN foi o responsável por todas as letras, e o álbum, posteriormente, foi relançado com cinco faixas bônus ao vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por motivos comerciais a banda se desfaz, reaparecendo em 1996 com um novo ‘line-up’. CANGELOSI já teria ido tocar com o MASSACRE (Flórida) e depois se juntou ao KREATOR, possibilitando a volta de SCAGLIONE à bateria. JAMES PREZIOSA surge substituindo o baixista BONO e mais um guitarrista (WARREN CONDITI) é adicionado. PORTARO dessa vez conta com o vocalista ROB GONZO. Acreditando na nova fase a ‘Massacre Records’ assina com a banda e lança o álbum ‘Cult of One’, uma obra bem diferente das anteriores que mostrava um lado mais ‘Groove’ do grupo. A banda segue então em turnê pela Europa na companhia do S.O.D. que na época foi reformulado por BILLY MILANO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O contrato com a ‘Massacre Records’ era mantido, mas as mudanças na banda continuavam. GONZO não durou muito tempo e CONDITI assumiu o vocal além de tocar guitarra. SCAGLIONE mais uma vez deixa a banda e em seu lugar chega BOB CANDELLA. Com esse time o álbum ‘Sit Stand Kneel Prey’ é lançado em setembro de 1977. As faixas resgatam mais o "tempero" Thrash, porém ainda soa um pouco moderno e em algumas passagens ganham adições de teclados executadas também por WARREN.

Os fãs antigos de WHIPLASH ficaram mais satisfeitos em outubro de 1998, quando a formação original retorna lançando o ótimo ‘Thrashback’. O velho estilo Speed/Thrash Metal mais uma vez imperava na banda que se tornara novamente um ‘Power Trio’. A faixa ‘Strike me Blind’ ganha participações de MICHAEL PINELLA (teclados) e MICHAEL ROMEO (solo de guitarra), ambos do SYMPHONY X.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1999 a gravadora lança uma compilação com algumas faixas demo e canções ao vivo, somando um total de dezenove músicas. O nome desse trabalho é ‘Messages in Blood’. Em 2002, aos 38 anos de idade, TONY BONO morre vítima de um ataque cardíaco. A banda segue em silêncio por quase onze anos sem lançar um álbum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Finalmente em setembro de 2009, TONY PORTARO com o retorno de JOE CANGELOSI, reaparecem com o baixista RICH DAY trazendo o lançamento ‘Unbor Again’ pela ‘Pulverized Records’. Entre as dez faixas do álbum o novo ‘Power Trio’ faz um cover para "I've Got the Fire" de MONTROSE. Por mais que a ilustração do álbum remeta às características dos primeiros discos, as músicas contêm vários elementos que os deixam distantes de suas origens, mas que acrescentam na qualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No mesmo ano a banda parte para alguns festivais na Europa, com passagens pelo ‘Wacken Open Air’ na Alemanha, apresentações na Finlândia, Noruega e Itália. México e Colômbia também receberam a banda.

No começo de 2010 o grupo dá uma nova parada para resolver questões judiciais de seus membros, mas em dezembro PORTARO anuncia um novo retorno de SCAGLIONE ao seu posto de baterista. Para o baixo foi escolhido DAVID ‘DANK’ DELONG, porém problemas na agenda de SCAGLIONE o impede de excursionar, a saída foi chamar DAN ‘LOORD’ FOORD (SIK TH). Em 2011 eles abrem a turnê ‘Power and Pain 2011’ viajando pela Grécia e Itália em abril. Na frança fizeram passagens no ‘Hellfest’, retornando à Nova Jersey para uma apresentação na cidade de Clinton. Foram ainda ‘Headliners’ no segundo festival ‘Slaugther by the Water’ em São Francisco. Depois retornaram mais uma vez à sua cidade natal onde fizeram mais uma apresentação para então encerrar a turnê no Chile.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já com material novo (ainda não concluído) a banda começa 2012 com um show em Nova Jersey e outro na Filadélfia, depois são convidados a participar do cruzeiro ‘70.000tons of Heavy Metal’ a bordo do ‘Royal Caribbean ship Majesty of the Seas’. Março e abril os norte americanos visitaram mais uma vez a Alemanha e registraram passagem pelo ‘SWR Barroselas Metalfest’ em Portugual. Em julho o grupo esteve no ‘Convivencia Rock 2012’, Pereira, Colômbia, onde desde então tentam terminar o novo material. Que da próxima vez venham para o Brasil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manifesto 2025


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Leonardo M. Brauna

Leonardo M. Brauna é cearense de Maracanaú e desde adolescente vive a cultura do Rock/Metal. Além do Whiplash, o redator escreve para a revista Roadie Crew e é assessor de imprensa da Roadie Metal. A sua dedicação se define na busca constante por boas novidades e tesouros ainda obscuros.
Mais matérias de Leonardo M. Brauna.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS