Adagio
Por Jean Dentão
Fonte: Adagio Official Website
Postado em 21 de julho de 2013
A ADAGIO nasceu da mente criativa do guitarrista STÉPHAN FORTÉ em 2001 com o lançamento mundial do primeiro álbum "Sanctus Ignis".
Este lançamento progressivo neoclássico veio estabelecer ADAGIO como um forte concorrente para o título "melhor novidade vinda do metal progressivo", tendo expressivos comentários com avaliação 5K / 5 na famosa revista KERRANG, 9 de 10 na revista ROCK HARD e muitas outras notas muito positivas dos meios de comunicação do Metal.
Fâs de guitarra todo o mundo rapidamente classificaram STEPHAN como um dos melhores "debulhadores" do instrumento, e "Sanctus Ignis" atinge imediatamente um grande sucesso na França e no Japão.
Depois de dois anos de intenso trabalho e um longo período de reflexão sobre morte e existência, finalmente, STÉPHAN compõe o segundo álbum do ADAGIO: "Underworld".
A sonoridade geral é muito mais sombria que a do trabalho anterior e apresenta elementos orquestrais e um coro real com 50 componentes.
A chegada de um espantoso piano clássico virtuoso/tecladista KEVIN CODFERT, consolida a formação, e imediatamente traz ao ADAGIO o toque clássico que STÉPHAN estava procurando desde o início.
Para um monte de fâs de metal progressivo, este álbum ainda é uma obra-prima do Metal Neoclássico / Progressivo absoluto em todos os tempos.
Logo depois deste lançamento, o ADAGIO sai em turnê para promover Underworld, e a inicia, tocando na França, Espanha, Holanda e em vários outros países europeus.
Após a saída do vocalista anterior, a banda recruta um novo vocalista do Brasil, GUS MONSANTO, e uma semana mais tarde, vai tocar nos EUA pela primeira vez no prestigiado Prog Power Festival em Atlanta (GA).
Em 2005, a banda assina com o selo Double Vision/Sony BMG na França e grava o terceiro álbum "Dominate".
Esta nova obra marca uma mudança bastante radical de estilo, muito mais poderoso e pesado, mas ainda mantendo sua marca registrada como o virtuosismo e massivas influências orquestrais.
Um maior aditivo para a música foi a junção de vocais extremos, mantendo o peso mas ainda com vocal melódico.
Dominate tem uma imagem e sonoridade obscuras e reúne fâs vindos dos movimentos Gótico e Black Metal.
Neste mesmo ano, ADAGIO abre para ROBERT PLANT no Carthage Amphitheater na Tunísia, para 6500 fâs enlouquecidos.
Depois de vários shows como atração principal na Europa, a banda vai pela primeira vez ao Japão em setembro de 2007 e toca em Tóquio, Nagoya e Osaka, do primeiro e ao último show esgotando ingressos.
ADAGIO está no momento trabalhando no seu próximo álbum "Archangels In Black" com lançamento mundial previsto para o final de 2008.
Fonte:
http://www.adagio-online.com/index.php?p=band
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps