Cogumelo Discos: a usina do metal brasileiro
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 30 de março de 2013
Objeto de culto entre os fãs de metal ao redor do globo, as gravadoras Megaforce e Metal Blade foram as responsáveis pela semeadura do metal extremo em meados dos anos 80. Se hoje são aclamadas e reconhecidas pelo lançamento de bandas como METALLICA, ANTHRAX, EXCITER, SLAYER entre inúmeras outras, seu início foi árido, sem perspectivas claras e se impuseram graças ao pioneirismo- e até certo ponto, da falta de juízo- de seus fundadores JON e MARSHA ZAZULA e BRIAN SLAGEL.
Agora, se na "terra das oportunidades" a coisa toda já era difícil e quase artesanal, o que dizer de uma iniciativa nos mesmos moldes, praticamente na mesma época, em um tempo em que infra estrutura, equipamentos, técnicos de som competentes e outros elementos indispensáveis à produção e realização de shows eram algo quase utópico por aqui- pior, tudo isso somado à distância do eixo Rio-São Paulo? Se hoje a internet nos proporciona saber as últimas novidades do metal iraniano, que tal uma ilha com acesso restrito à discos estrangeiros, informações de fanzines feitos a mão no fundo de casa e a total falta de tradição do rock n´roll brasileiro no cenário mundial?
Assim como seus inconsequentes pares americanos, a COGUMELO DISCOS nasceu em 1980, como uma loja em Belo Horizonte e, ao contrário do que se possa pensar, não trabalhava de olho no mercado do metal- mesmo porque isso praticamente não existia na época. Na falta de um catalisador como a Galeria do Rock em São Paulo, fãs de metal começaram a se reunir na loja que, gradativamente passou a absorver a estética dos frequentadores; daí para a gravação e lançamento de discos bastou aval do então balconista VLADMIR KORG (CHAKAL) para a proprietária PATTI para que fosse dado o start na produção maciça, cujo chute inicial foi nada menos que o "Split" OVERDOSE / SEPULTURA o cult "Bestial Devastation/Século XX", hoje item de colecionador. Depois disso vieram SARCÓFAGO, SEXTRASH, THE MIST, VULCANO e mais um sem número de bandas vitais para a cena brasileira.
Em entrevista ao portal Uai, em 2012, após trinta e dois anos de existência , o atual proprietário JOÃO EDUARDO FARIA, sintetizou a dinâmica dos negócios: "Quando a gente produz um disco, já sabe que vai trocá-lo por outros com gravadoras de outros estados e países. Esse material é vendido aqui também. Existe um esquema de intercâmbio e parceria muito forte no mundo do heavy metal que não sei se existe em outros segmentos. Essa rede ajuda a vender produtos e mantém a cena forte. Além disso, o heavy metal, como estilo, nunca passou". Alguém tem dúvida?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Ex-guitarrista do Turnstile foi preso por tentar matar o pai do vocalista
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


