RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Fernanda Lira anuncia curso online sobre jornada musical

Fã invade palco e ignora a banda enquanto Savatage joga futebol no Monsters of Rock

São Paulo ou Buenos Aires? Stratovarius desafiou fãs brasileiros no Monsters of Rock

O álbum que tirou a inocência de Slash e o levou para um caminho sem volta nos clichês do rock

O dia em que Jimmy Page se envolveu, sem querer, com a origem do nome dos Beatles

Geddy Lee revela qual é seu álbum favorito do Rush, e não é o clássico que costuma recomendar

"Músicas toscas como as dos Ramones"; a banda grunge adorada por Kim Thayil, do Soundgarden

O show merda que Steven Tyler assistiu e que o fez odiar apresentações paradas

Brian May cita cantor que deixaria Freddie Mercury com um misto de admiração e ciúmes

Gary Holt aceitaria convite para o Metallica no lugar de Kirk Hammett? Ele responde

A relação do Papa Francisco com ícone do punk rock

Richie Faulkner e Mikkey Dee surpreenderam fãs com show surpresa no Manifesto Bar

Heróis do rock recebem linda homenagem póstuma no Monsters of Rock

O que Legião Urbana fazia diferente dos Mamonas Assassinas segundo irmã de Renato Russo?

O disco clássico do AC/DC que mexeu com a cabeça do jovem Dave Mustaine


Stamp

Nazareth e as pedras do caminho

Postado em 20 de janeiro de 2007

A trajetória do Nazareth não tem sido tranqüila. Pelo contrário, seu caminho esteve sempre repleto de adversidades. Como na história de tantas bandas, há um período de maior sucesso, mas sempre aparecem também as pedras pelo caminho.

Nazareth - Mais Novidades

O Nazareth está às vésperas de uma nova turnê pelo Brasil. Trata-se de uma banda bem conhecida pelos roqueiros com mais de 30 anos. Porém, aqueles mais jovens, que podem ter ouvido apenas alguns hits, como "Love Hurts" ou "Hair Of The Dog", talvez queiram saber um pouco mais sobre sua longa carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Penso que o Nazareth nunca alcançou o reconhecimento a que faz juz. Aliás, um dia destes estive pesquisando aquelas votações para se eleger os melhores artistas nisto e naquilo, e notei no site Digital Dream Door uma lista relativa aos melhores artistas de rock que, lamentavelmente, por alguma razão, não tiveram o seu trabalho devidamente reconhecido. Bem, lá estava o Nazareth, em 2º lugar, superado apenas pelo artista norte-americano Link Wray, falecido há pouco mais de um ano. Outros grandes grupos, como Ten Years After e Uriah Heep também estavam lá, entre os primeiros.

Eu não sei qual seria a explicação para estas bandas não terem sido consideradas "Tops", mesmo em suas melhores fases. Talvez um pouco mais de marketing tivesse ajudado, mas o fato é que a história preferiu que fosse de outra forma. O que se pode fazer agora talvez seja apenas enaltecer o fato deste pessoal continuar na ativa, apesar das dificuldades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Este artigo é uma maneira que encontrei de homenagear um grupo que contribuiu muito para o rock, sendo referência para vários artistas, mas que raramente recebe o reconhecimento a que faz juz. A homenagem, todavia, é extensiva a todos aqueles que, mesmo sem muito (ou nenhum) apoio, provaram no decorrer dos anos que são mais fortes que todas as dificuldades.

Tudo começou em 1961 quando Pete Agnew, na época ainda um adolescente, juntou alguns amigos na cidade de Dunfermline, Escócia, e formou a banda "The Shadettes". Em 1964, o baterista Darrel Sweet entrou para o grupo. No ano seguinte, o vocalista Dan McCafferty, com quem Pete estudava desde os 5 anos de idade, provou para os amigos que era bom de garganta e reforçou a banda. Diz a lenda, aliás, que, durante os anos setenta, Dan teria por mais de uma vez provado sua amizade, recusando convites para trocar de banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O tempo foi passando e o The Shadettes continuava a fazer seus covers, adquirindo um prestígio cada vez maior na região de Dunfermline. Desta forma, o que havia começado por brincadeira foi aos poucos se transformando num desejo de fazer da música sua profissão. O resultado: aqueles "showzinhos" não eram mais suficientes para as pretensões da banda e eles acabaram percebendo que era preciso compor material próprio para progredir na carreira. A chegada do guitarrista e compositor Manny Charlton em 1968 deu o impulso que eles precisavam, pois Manny era um pouco mais velho que os rapazes e, com mais experiência, os incentivou a comporem suas próprias canções.

Inspirados com a chegada do espanhol Manny, os escoceses Dan, Pete e Darrel decidiram que era chegada a hora de alçar vôos mais altos. Assim, trocaram o nome da banda para "Nazareth", mudaram-se para Londres e foram em busca do sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já na capital da Inglaterra, lançaram em 1971 o primeiro álbum, que hoje é considerado um excelente trabalho, mas que na época não obteve qualquer sucesso. No ano seguinte, o Nazareth experimentou um som mais suave ("Exercises"), mas o reconhecimento passou distante.

Algumas bandas teriam desistido e tomado o rumo de volta para casa, mas o Nazareth tinha planos mais ambiciosos. A banda começava a ter a honra de abrir alguns shows do Deep Purple e deste convívio surgiu um verdadeiro divisor de águas na carreira dos escoceses, pois Roger Glover aceitou produzir seu próximo trabalho – "Razamanaz" - lançado em 1973. O sucesso deste álbum ficou na história. "Razamanaz" até hoje é considerado um dois maiores clássicos do rock, assim como "Hair Of The Dog", lançado em 1975 (este último já produzido pelos próprios integrantes da banda).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os anos setenta foram os mais produtivos e bem sucedidos do grupo. A alegria dos rapazes era indisfarçável até mesmo no nome e na arte da capa dos álbuns, como em "Loud 'N' Proud" e "Close Enough For Rock 'N' Roll".

Durante vários anos a banda viveu um excelente período, dentro do qual merecem destaque, além dos álbuns citados, os muito bem trabalhados "Expect No Mercy" e "No Mean City". No início dos anos 80, ainda surgiram os não menos importantes "Snaz" (ao vivo) e "2XS".

Todavia, com o passar do tempo o hard rock foi perdendo espaço na mídia para outros estilos musicais. O Nazareth tinha, então, dois caminhos a escolher: continuar com seu rock puro, mas fazendo menos sucesso, ou tentar compor músicas num estilo mais pop, e assim continuar a tocar nas rádios. Os escoceses, talvez pressionados pela gravadora, parecem ter preferido a segunda opção, o que pode ser visto mais claramente nos álbuns "Sound Elixir" e "The Catch".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esta escolha, todavia, não rendeu bons frutos: o Nazareth perdeu prestígio, sendo duramente criticado durante boa parte dos anos 80. Em 1989, no pior momento da crise, lançaram "Snakes 'N' Ladders", considerado o álbum menos inspirado da banda. Como era de se esperar, não foi bem recebido no mercado e as tensões aumentaram dentro do grupo. O resultado foi a lamentável saída do guitarrista Manny Charlton, em maio de 1990.

Longe dos holofotes da mídia e sem o seu mais produtivo compositor, o Nazareth parecia estar com os dias contados, mas os escoceses surpreenderam público e crítica no início dos anos 90 com o bem sucedido álbum "No Jive".

Assim, o rockão do Nazareth estava de volta e o grupo voltou a brilhar, embora não com a mesma intensidade com que brilhava nos anos setenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Finalmente, então, a carreira do Nazareth estava novamente estabilizada. No final de 1998, lançaram o promissor álbum "Boogaloo", muito bem recebido pela crítica. Todavia, poucos minutos antes do primeiro show da turnê de lançamento do novo CD, o baterista Darrel Sweet sofreu um ataque cardíaco fulminante e veio a falecer.

O golpe foi muito duro. A banda precisou de alguns meses para refletir, mas Dan McCafferty e Pete Agnew logo perceberam que não conseguiriam mais viver longe dos palcos. Além disso, concluíram que continuar com a carreira seria uma forma de homenagear o amigo, que provavelmente gostaria que eles continuassem.

De volta à estrada ainda em 99, o Nazareth tem se apresentado em incansáveis turnês ao redor do mundo, presenteando o público com belíssimas apresentações. Atualmente, além das turnês, parecem dispostos a lançar um CD de inéditas. Dan, aliás, já declarou que a banda possui muito material novo de ótima qualidade, inclusive composições do novo guitarrista Jimmy Murrison.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Obviamente não é nada fácil para uma banda veterana, que está ausente das rádios já há um bom tempo, conseguir fechar um bom acordo para gravar um novo álbum, sobretudo nos dias atuais. Mas é claro que este fato não abala os experientes Dan e Pete. Eles certamente sabem que a razão da vida de um verdadeiro músico é estar nos palcos. Por esta razão, o Nazareth é uma banda vitoriosa. Afinal de contas, foi justamente por amor à música e por tocar ao vivo que tudo começou para estes rapazes de Dunfermline, nos idos anos sessenta. E hoje, já sexagenários, eles ainda continuam fazendo o que amam diariamente.

Por tudo isso, penso que a trajetória do Nazareth é uma prova de que quando o talento se conjuga à persistência para atingir os ideais, o êxito é inevitável. Sua tenacidade pode servir como incentivo para muitas bandas que estão começando. E para tantos músicos que estão pensando em desistir...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS