Tenotitlan
Postado em 06 de abril de 2006
Press-Release
1997 é o ano em que tudo começa, Pouso Alegre (Sul de Minas Gerais), aos 18 anos, durante uma aula de história, Cássio Pagliarini ouve pela primeira vez o nome da capital da civilização Astéca, TENOTHITLAN, Na época, muito influêncido por bandas como Sepultura e Pantera, imaginou que seria um nome forte e marcante para uma banda deste estilo. Conversando sobre música com o baterista Bruno Silveira, ele fala sobre a idéia de formar uma banda com o nome da antiga cidade mexicana. o nome agrada, porém os dois eram bateristas, Pagliarini se mostra imediatamente disposto a assumir o desafio de tocar um instrumento do qual não era íntimo, Ele agora seria guitarrista.
Começaram a procurar por músicos para formar a banda, Willian de Melo foi convidado a assumir o baixo. Outro convidado foi Ewerton Laraia, que passou a ser tecladista da banda. Pagliarini chamou um conhecido para ser vocalista, este era Adriano (Mow) Gamalier, Mow já havia tocado com Pagliarini no Curse,(uma banda de Death Metal que durou muito pouco), mais tarde, Mow decide abandonar o grupo. Bruno Silveira convida um amigo que já havia sido vocalista do Satanic Sacrifice, banda que tinha na bateria seu irmão Giovani Silveira, este vocalista era André "Ximbica" Pompeu, que deu um toque de experiência ao grupo pelo fato de já ter feito apresentações pela região com o Satanic. Temendo um possível problema por utilizar o nome de uma cidade histórica, a banda mudou de TENOTHITLAN para TENOTITLAN.
Em Julho de 2000, entra na banda Anderson Zampieri, Violonista que se adaptou facilmente ao novo estilo do grupo, que agora seria uma banda de Doom Metal. Em janeiro de 2001, A banda passa a ter mais dois guitarristas, ZLuiz Budai e Denny Bastos, Com tres guitarras e um violão, a banda passa a tocar um som mais pesado. Gravam sua primeira demo, AUTOPHOBY, A demo trazia uma musica chamada "B.O.R.D.A.S Furious", A musica tornou a banda conhecida no cenario Sul Mineiro, sendo muito executada nas radios especializadas da região.
Em maio do mesmo ano, ZLuiz abandona o grupo. A banda ainda grava mais 1 demo com 3 músicas. até que três meses depois, devido a divergências sobre qual seria a nova linha do grupo, os integrantes resolvem seguir seus caminhos, Pagliarini decide então deixar a banda de lado para se aprimorar no estudo da guitarra. Em fevereiro de 2002, Cássio, Willian e Ewerton decidem retornar aos trabalhos com a banda. O estilo escolhido foi o Doom Metal adotado no início de tudo, e que tinha sido deixado de lado pelos antigos integrantes. O fato de os remanescentes terem em comum o gosto pela música clássica, foi definitivo para a nova formação buscar uma nova identidade.
Em abril de 2002 lançam a terceira demo que leva o nome da banda, também com 3 faixas. No mês de dezembro a banda lança seu primeiro trabalho entitulado "Senselessness Sounds", Que foi considerado um dos melhores lançamentos do ano pela midia especializada. Em 2003 a banda inicia sua turnê nacional, tendo cerca de 25 shows agendados, A banda começa a fazer a divulgação de seu debut no exterior, passando por, Escócia, Suécia, Alemanha, Italia, Chile e Argentina. Em Janeiro de 2003, o Fanzine "Heavy Metal Brasil" elege o TENOTITLAN, a banda revelação do ano de 2002. Após a participação no festival "SOULS OF METAL" na cidade de Glasgow, na Escócia, o baterista Bruno Silveria, convidado para a turnê internacional, decide retornar definitivamente, a banda, abandonando os trabalhos com o "Inconfident Warriors".
Em Junho de 2003, já com Bruno Siveira como membro definitivo, a banda grava o EP "Last Exit to Babylon". Em Novembo do mesmo ano, a banda lança o single "Dark Widow" que marca o retorno do vocalista André "Ximbica" Pompeu. Em fevereiro de 2004 a banda é novamente confirmada como uma das atrções do festival "SOULS OF METAL" na cidade de Glasgow, na Escócia. No dia dois de abril de 2004 é lançado "Torment Eyes", segundo álbum da banda, um mês depois, em maio, o primeiro álbum "Senselessness Sounds" é lançado na europa pela DWF Records.
No final do mesmo ano o vocalista André Pompeu deixou o Tenotitlan no final do mês de novembro, a notícia só foi divulgada em janeiro de 2005 a pedidos do próprio André que decidiu dedicar seu tempo exclusivamente ao Satanic Sacrifice, banda que o revelou no final da década de 80. Outro que deixou o grupo foi o baterista Bruno Silveira que se formou em direito e passou a dedicar seu tempo à profissão.
Em 2006, os remanescentes Cássio, Ewerton e Willian, lançam, como um power trio, o terceiro álbum intitulado "RISE", o mais pesado e obscuro de suas carreiras, depois de uma turnê passando por Brasil, Argentina, Chile, Itália, Escócia e Alemanha, a banda encera suas atividades.
http://www.heavymetalbrasil.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps