Turbonegro
Por Michelle Oliveira
Postado em 06 de abril de 2006
Meados de 1988. Oslo, Noruega.
Thomas "Happy Tom" Seltzer (baixo), Pål-Erik Carlin (vocal), Vegard Heskestad (guitarra), Pål "Pot Pamparius" Bøttger Kjærnes (guitarra), Rune "Rebellion" Grønn (guitarra) e Carlos Churasco (bateira) formam uma banda com o nome mais controverso e polêmico da história do rock escandinavo "Turboneger" e mais tarde "Turbonegro".
Uma explicação para o controverso nome da banda pode ser entendida por uma declaração de Happy-Tom:
"Um Turbonegro é um grande homem negro, bem vestido, armado, em um carro em alta velocidade saindo para uma vingança. Nós somos os seus profetas".
O primeiro single deles, Route Zero, saiu no verão de 1989 e um pouco depois um single chamado Turboloid foi lançado.
Eles fizeram uma curta turnê pelos EUA onde Rune Rebellion foi brutalmente agredido o que o obrigou a ficar por um tempo fora da banda. Logo depois de uma seqüência de incidentes na turnê, Happy Tom decide trazer Pål e Rune (já recuperado) de volta a banda para recomeçar a tocar.
Happy Tom toca bateria agora (substituindo o antigo baterista), eles recrutam o veterano punk norueguês Harald Fossberg. Também chamaram Bengt 'Bingo' Calmeyer para tocar baixo.
Em 1991 esse novo line-up lança um single chamado Vaya Con Satan - com isso é oficializado o nascimento de um novo estilo chamado "Death-Punk".
No início de 1992 eles laçam o álbum de estréia, Hot Cars And Spent Contraceptives, que foi relançado em 1993 com um novo título: Helter Skelter.
Devido a problemas de saúde do vocal Harry, ele deixa o TBNGR no início de 1993 - ele é substituído por Hans Erik Husby, melhor conhecido como Hank Von Helvete. Eles trocam o nome Turbonegro por Stierkampf, mas depois de iniciar suspeitas de eles serem algum tipo de "nazis" eles voltam a usar o nome Turbonegro novamente e lançam o EP "He´s A Grunge Whore" um ano antes da morte de Kurt Cobain.
No início de 1994 o segundo álbum "Never Is Forever" é lançado. 1994/95 eles começam a usar maquiagem e perucas afro e a pintar o rosto de preto por brincadeira, mas desprenderam-se da piada na primavera de 1995.
Maio de 1995: eles lançam dois novos singles, Denim Demon e Bad Mongo, seguidos pelo lançamento de um dos grandes álbuns da década - Ass Cobra.
Depois de finalizar o álbum, Bingo saiu porque ele não gostou da nova direção musical que a banda estava tomando. Thomas deixou a bateria voltou para o baixo. Eles recrutaram um "guitar-genius", Knut Schreiner (também conhecido por Euroboy), que substituiu Pål na próxima turnê.
O single de "Prince Of The Rodeo" foi a estréia de Euroboy, apontando uma nova área musical para o TBNGR. Pål passa um ano na Tailândia e depois ele funda a famosa Pizzaria "Pamparius Pizza". Ele volta ao TBNGR no verão de 96, mas dessa vez no teclado e percussão.
Eles fazem uma turnê com o novo bateria Christer Engen, conhecido como Chris Summers. Com esse novo e forte line-up (que não mudou até hoje) eles gravam "o mais importante álbum punk da Europa da década de 90" disse Jello Biaffra do Dead Kennedys.
Apocalypse Dudes é o Turbonegro no seu melhor estado, fazendo uma turnê bem-sucedida. Mas na longa turnê de primavera/verão de 1998, Hank Von Helvete teve um colapso na área de emergência em Milão, Itália, devido ao seu vício em heroína. Eles têm que cancelar o resto da turnê (5 shows na Alemanha) e perderam muito dinheiro. Esse é o fim dos "denim demons".
E o que eles fizeram nesses quatro anos sem Turbonegro? Hank teve que se recuperar do seu vício em heroína e depois se mudou para a sua cidade natal ao norte da Noruega, onde ele se tornou prefeito por um tempo. Mas depois ele trabalhou num assustador museu de baleias. Pål passou um bom tempo na Nova Zelândia trabalhando em uma empresa de filmes colegiais, Happy Tom trabalhou como um estrategista empresarial e realizou diferentes projetos, dentre os quais o melhor foi o Oslo Motherfuckers com Chris Summers na bateria. Euroboy fez muita coisa boa com a sua banda Euroboys que teve Rune Rebbelion como empresário da banda. Outro destaque para os fãs foi o lançamento do "rockumentary Turbonegro - The Movie" que dá uma boa visão das loucuras de backstage e da dramática turnê de 1998.
Durante esse tempo foi lançado um cd tributo ao Turbonegro chamado "Alpha Motherfuckers" (que tem as participações de nomes de peso como Queens Of The Stone Age, Supersuckers, Ratos de Porão, Nashiville Pussy, Motosierra, HIM, entre outros) e o LP ao vivo da última turnê "Darkness Forever!".
Mas o TBNGR se tornou grande e popular devida a ajuda do Turbojugend, o fã-clube global que existe em várias cidade do mundo (desde a Tanzânia até Moscou). Finalmente em Agosto de 2003 eles recebem a proposta de tocar em três grandes festivais europeus. Hank está totalmente recuperado, e depois da resposta positiva do público, eles decidem voltar novamente. Em 28 de abril de 2003, o tão aguardado novo cd, Scandinavian Leather, é lançado. As vendas são esmagadoras e conseguem altas posições nas paradas. Uma bem-sucedida turnê mundial (nos EUA com o Queens Of The Stone Age) está abalando a Europa e os EUA. Parece que os "denim demons" estão se tornando maiores a cada mês, vamos esperar o que o futuro espera para eles e quem sabe alguns shows no Brasil, para eles nada é impossível!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps