Voivod
Postado em 06 de abril de 2006
Por Camila Schafer
O Voivod é uma banda que merecia mais destaque do que já obteve, por possuir um estilo único e difícil de se copiar. A banda canadense manteve no início, com os dois primeiros discos, um thrash metal bem clássico. As obras geralmente oscilaram entre o thrash, passando pelo rock progressivo, com umas pitadas de psicodelismo.
A banda começou por volta de 1982, fazendo covers de outras bandas como Venom, Tank, Motörhead e Judas Priest. Com o tempo Away (Michel Langevin, bateria), Piggy (Denis D'Amour, guitarra), Snake (Denis Belanger, vocais) e Blacky (Jean Yves Theriault, baixo) foram criando e inovando o som do Voivod, tocando um metal diferente, com uma atmosfera psicodélica, porém, pesada e agressiva, que identificaria o som da banda.
Em 1984 aparecem na coletânea Metal Massacre, da gravadora Metal Blade, e lançam o primeiro disco, intitulado War and Pain, ganhando o gosto de headbangers do mundo inteiro. O segundo disco, Rrroooaaarrr de 1985, ainda trazia o thrash metal característico do primeiro álbum. Vieram logo após as preciosidades Killing Technology (1987) e Dimension Hatross (1988).
Em 1989 saem em turnê para o lançamento do álbum Nothingface, junto com bandas como Soundgarden e Faith No More, que foram como acompanhantes, pois a atração principal era o Voivod. Em 1991 lançam o sexto álbum da carreira, Angel Rat e a primeira baixa acontece. Sai o baixista Blacky.
O próximo disco é o The Outer Limits, lançado em 1993. O outro integrante a deixar a banda é o vocalista Snake, que monta outro grupo, porém não obtém o sucesso esperado e termina em cerca de um ano.
O novo integrante é Eric Forrest, que assume a posição de baixista e vocalista. Eles lançam então Negatron (1995), Phobos (1997), Kronik (1999) e Voivod Lives em 2000 que é um cd ao vivo com músicas gravadas em shows na Europa entre 1996 e 1999. A partir daí a banda se manteve nas turbulências.
Em 2003 o grupo volta com novo disco de estúdio, intitulado Voivod e lançado pela gravadora do ex-baixista do Metallica, Jason Newsted, a Chophouse Records. Além de produzir o álbum, Jason passou de músico convidado para integrante permanente, ganhando o apelido, como todos possuem, de Jasonic. Ele afirma estar gostando do novo emprego e chingou os caras do Metallica em reportagens de outros sites.
Fazem parte da nova formação ainda Away, Piggy e o vocalista original Snake. No novo disco a banda volta um pouco às raízes, e para Away é um dos melhores da banda, junto com Killing Technology.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Próximo disco de estúdio do Exodus será lançado no dia 20 de março
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Rush anuncia reedição expandida do álbum "Grace Under Pressure"
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


