Damned
Por Márcio Ribeiro
Postado em 06 de abril de 2006
Em março de 1975, dois amigos, Mick Jones e Tony James resolvem formar uma banda de rock. Vislumbravam conseguir reunir nesta banda, as melhores qualidades das bandas N.Y. Dolls, Stooges e MC-5. O duo batizou essa banda dos sonhos de London S.S. e partiram para recrutamento de membros. Infelizmente não conseguiram levantar vôo. A banda existiu por quase um ano, sempre ensaiando e testando novos membros. Nunca se apresentaram ao vivo e o único registro musical existente é uma fita demo de uma de suas várias formações. Por volta de janeiro de 1976 o London S.S. acabou de vez e assim acaba esta historia.
Por que então estou lhes obrigando a ler sobre uma banda sem maior relevância? Porque sem pretender, The London S.S. acabou se tornando ponto de encontro inicial e embrião de diversas bandas que mudariam a industria, detonando o movimento punk. Entre seus membros constam, Brian James, Terry Chimes, Cassino Heel, Paul Simenon, Matt Dangerfield, Nicky Headon, Rat Scabies e muitos outros. Mick Jones, Terry Chimes e Paul Simenon acabariam em Junho de 1976 formando The Clash. Mais tarde Nicky 'Topper' Headon substituiria Chimes na bateria desta. Também em Junho, Matt Dangerfield e Cassino Heel formariam The Boys , outra banda punk enquanto Tony James se associaria a Billy Idol para formarem a banda Chelsea que evoluiria para se tornarem Generation X em dezembro de 1976.
Brian James (Brian Robertson) e Rat Scabies (Chris Miller) saindo do London S. S. formam o que seria chamado The Damned com Captain Sensible (Raymond Burns), um rapaz bem arteiro no baixo, em janeiro de 1976. Porém nos primeiros meses de existência, a banda só ensaiava ocasionalmente, e acabaram levando seis meses para poderem estrear ao vivo. Uma das razões para isso é que Scabies estava preso a um trabalho com um grupo teatral, o Yorkshire Theater Company, que em meio de temporada, apresentavam uma versão musical para a peça "Puss 'n' Boots". Neste intervalo, Nick Kent deixou o Sex Pistols pouco depois de Johnny Rotton entrar na banda, e se uniu ao The Damned trazendo ainda dois amigos, Enyo e Hermine. Esta união rendeu algumas apresentações ao vivo, usando o nome de The Subterraneans. Essa exposição traria o contato com os Sex Pistols, com quem The Damned, já com Dave Vanian nos vocais, estreariam abrindo o show no 100 Club no dia 6 de Junho de 1976.
Rapidamente a banda seria reconhecida pelo publico jovem como sendo uma representante do espirito anárquico associado ao punk. Tocando no Festival Mont de Marson no sul da França, a imprensa os considerou "uma autêntica expressão de um novo estilo de vida." Pouco depois disso, a banda consegue um contrato com Jake Rivera e sua Stiff Records. The Damned é tido historicamente como a segunda banda punk a ser formada, a primeira sendo The Sex Pistols. Mas com as constantes algazarras aprontadas pelos Pistols, firmando sua imagem de rebeldes e agressivos, eles acabaram sendo expulsos de pelo menos três gravadoras antes de conseguirem lançar seu primeiro compacto e LP. Com isso, é The Damned quem obtêm o histórico título de ser a primeira banda a lançar um compacto punk, "New Rose/Help!" em Outubro de 1976. Na mesma semana, que o disco chega as lojas, o rosto de Dave Vanian cobre a capa do jornal Melody Maker.
Com a letra:
I got a feeling inside of me
It's kind of strange, I can surly see
I don't why, I don't know why
I guess these things just gotta be
I got a new rose, I got it good
Guess I knew that I always would
And now it's time to mess around
I got a brand new rose in town
Tenho algo dentro de mim
Posso perceber que é meio estranho
Eu não sei porque, eu não sei porque
Essas coisas simplesmente acontecem
Tenho uma nova rosa, para valer
Suponho que sempre soube que eu poderia ter
Chegou a hora de bagunçar
Eu tenho uma nova rosa na cidade
The Damned anuncia para Inglaterra e para o mundo, a chegada da "nova rosa", o movimento punk. Quem tiver ouvidos que ouçam. Como lado B, uma provocante releitura minimalista punk de Help! dos Beatles. Em fevereiro de 1977, sai o segundo compacto "Neat, Neat, Neat/Stab Your Back" como também o primeiro álbum punk da historia, "Damned, Damned, Damned", competentemente produzido por Nick Lowe.
A banda completa o primeiro ano de existência com um show onde são distribuídos gratuitamente para quem comparecer, o mais novo compacto da banda "Stretcher Case Baby/Sick of Being Sick". Em agosto resolvem adicionar outro guitarrista, o novato Lu Edmunds. Tentam através da Stiff conseguirem Shel Tammy, famoso produtor na década de sessenta, proeminente no circuito mod, porém as partes não entram em um acordo. Stiff consegue então Nick Mason do Pink Floyd que produz o disco "Music For Pleasure", considerado por muitos um desastre. O disco foi lançado em novembro e a banda volta a excursionar pela Europa.
Mas o desgaste traz fricção que começa a tomar conta dos membros. Ressentimentos com as atitudes de liderança sob a banda, vindas de Brian James, começam a desgastar as relações dentro do grupo. Rat Scabies não concorda com a necessidade e permanência de Lu no grupo. James insiste em mantê-lo e Scabies encerra o dialogo com os dois. James por sua vez está cansado das constantes brincadeiras e palhaçadas de Sensible e tenta exigir mais responsabilidade e profissionalismo de seu baixista. Sensible, bem mais velho, ignora a pretensa liderança de James. Scabies acaba por deixar a banda e formar The Rat Scabies Runners. The Damned, com "Music For Pleasure" recém lançado, continuam até fevereiro se apresentando ao vivo, inicialmente com Dave Berk e depois com Jon Moss na bateria. O grupo resolve encerrar definitivamente a banda com um Farewell Show realizado no Rainbow Club em abril.
A partir daí cada um seguiu seu caminho. Brian James formaria Transmaical que acabaria virando Tranz Der Youth, gravando o compacto "I'm Sorry, I'm Sorry/Delay" em setembro de 1978. Lu Edmunds e Jon Moss ajudam a formar a banda The Edge que viria a gravar algumas coisas mas que nunca chegou a estourar, desfazendo-se em 1980. Edmunds reapareceria em 1985 excursionando com PIL e Moss conheceria fama e fortuna como baterista da banda The Culture Club. Dave Vanian se juntaria ao Doctor of Madness após o vocalista original da banda, Urban Blitz sair.
Captain Sensible por sua vez se aliou a Big Mick, ex-road manager do Damned em sua banda, The Softies. Excursionou com eles pela Alemanha e Holanda e gravou a canção "Jet Boy, Jet Girl". Neste período. É nesta excursão que Sensible larga o baixo e aprende a realmente tocar a guitarra. Logo ele estaria solando ferozmente. Meses depois, Sensible estava formando sua própria banda, King, que duraria dois meses. Nela estavam ao seu lado Dave Berk, com quem já tocou no Damned após a saída de Scabies, Kim Bradshaw no baixo. Teria Dave Vanian nos vocais, mas este recusou seguidamente o convite de Sensible de se unir. Os vocais ficaram então com Henry Bodowski que também cuidava dos teclados
Paralelamente a estes eventos, existe uma disputa judicial entre Brian James e Rat Scabies, de quem é o dono do nome The Damned. Enquanto isto não se define, Scabies está infeliz com sua banda, já com outro nome, The White Cats. Ele participa do Sod Off Sid, o Sid Vicious Farewell Gig, onde Vicious se despede antes de ir para Nova York. A banda nesta ocasião teve Steve New na guitarra, Glenn Matlock no baixo e Rat Scabies na bateria. Nos vocais estavam ambos, Sid e Nancy; evento realizado no Electric Ballroom no dia 15 de Agosto. Ele deixa White Cats e mês seguinte aceita o convite de se reunir a Sensible e Vanian para a alegria dos fãs. Sem poder usar o nome The Damned, a banda tocou com o nome de Les Punks, evento tendo sido realizado no dia 9 de setembro, também no Electric Ballroom e contando com Lemmy do Motorhead no baixo. Depois do show, todos concordaram na validade do evento e resolvem continuar juntos, agora com o nome The Doomed. Porém para o lugar de Lemmy, que seguiu excursionando Europa com Motorhead, promovendo o novo compacto do grupo, "Louie, Louie/Tear Ya Down", Captain Sensible chama Henry Badowski do falido King.
The Doomed continuou se apresentando com um pique elétrico, tão característico ao Damned, até novembro daquele ano quando a justiça pronuncia Rat Scabies como dono do nome The Damned. A primeira mudança é a saída de Badowski e a entrada de Algy Ward, que tocava na banda Australiana radicada em Londres, The Saints. Esta formação estréia ao vivo no dia 7 de janeiro de 1979 no Greyhound em Craydon. Em menos de dois meses conseguiram um contato com a gravadora Chipwick e gravaram o EP "Love Song/Suicide/Neat, Neat, Neat".
Quase imediatamente já estavam se apresentando no Top of The Pops, programa de TV em sua forma tipicamente anárquica. A imagem da banda cercado por duas imensas caixas de sons de cada lado, desenhados em crayon vermelho, é tão hilário quanto inesquecível. Um atestado do sentimento criança e despojado que a banda quer associar com sua imagem. Ao mesmo tempo, temos Vanian de preto com pó no rosto, mais parecendo um morto vivo, não fossem os movimentos espasmódicos enquanto ele canta "This for you is a love song". Sensible do outro lado, de saia curta, botas militar e óculos, pula incessantemente enquanto sola, enquanto no findo, Scabies se apresenta com o bumbo da bateria todo rabiscado, manchado com o nome da banda quase invisível no meio de tanto lixo. Sai então o álbum "Machine Gun Etiquette" um dos melhores álbuns punks já gravados. "Love Song" chega a No.20 nas paradas e a banda consegue uma popularidade maior do que seu ápice anterior em 1977.
Mas no inicio de 1980, Algy Ward deixa a banda. Seu ideal é estar em uma banda que toca no estilo do Motorhead, sua banda predileta. Funda então o trio Tank com os irmãos Mar e Pete Brabbs. Ward é rapidamente substituído por Paul Grey que tocava com Eddie and the Hot Rods. Ele se mantém nas duas bandas enquanto pode mas em junho decide por ficar com The Damned. A banda então grava mais alguns compactos e três Lp's. O primeiro, "The Black Album" ainda em 1980, seguido pela coletânea com seu humilde titulo, "Another Great Record by The Damned: The Best of The Damned". Este disco tem material só encontrado em compactos como "Jet Boy, Jet Girl" e "There Ain't No Sanity Claus". Em final de 1982 eles lançariam ainda "Strawberries," um dos seus melhores trabalhos e um disco livre de sintetizadores como um aviso na contracapa indica. Roman Judd e Simon Lloyd são convidados para ajudarem, respectivamente com teclados e sopros.
[an error occurred while processing this directive]Em 1984, é a vez de Captain Sensible deixar a troupe e se dedicar exclusivamente a sua carreira solo. Ele desde 1982 vem anualmente lançado trabalhos solos. Primeiramente saiu o "Woman & Children First" seguido por "Power of Love" e finalmente "A Day in the Life of Sensible".
Em 1985, a banda lança "Phantasmagoria", agora pela gravadora MCA. A banda novamente tem alterações; além da ausência de Sensible, a saída de Paul Grey, que é substituído por Bryan Merrick. Roman Judd é agora membro definitivo e responsável por teclados e guitarras. A banda investe no som gótico embora sem perder totalmente o lado criança que tanto os caracterizaram. Em 1986 a banda tem seu maior hit comercial com um cover de "Eloise" de Berry Ryan. Segue no mesmo ano o LP "Anything" confirmando a opção pelo gótico e distanciando-se de suas raízes punk naquele verão ao se apresentar com uma orchestra sinfônica.
A banda continuou por mais uma temporada e embora tenha oficialmente acabado, volta e meia se reúnem e fazem shows esporádicos. A maioria com a presença do anárquico e bom astral Captain Sensible. Durante a década que se passou, diversas gravações de shows ao vivo e coletâneas referentes a melhor época da banda acabaram saindo por diversos selos. Mas o melhor provavelmente é o "Tales From The Damned" lançado em agosto de 1993, coletânea com diversos lados B de compactos, alguns out-takes e alt-mix.
Captain Sensible em 1995, lançaria dois CD's, "Meathead" seguido de "Live At The Milky Way", um disco ao vivo considerado por muitos seu melhor registro até o momento. Sua banda conta com Paul Gray no baixo, Malcolm Dixon nos teclados e Garrie Dreadful na bateria. No ano seguinte, The Damned voltam para o estúdio pela primeira vez em dez anos e gravaram o álbum "Not Of This Earth" que na América saiu com o nome alternativo de "I'm Alright Jack & the Beans Talk".
[an error occurred while processing this directive]The Damned parece estar destinado a continuar como banda ao vivo, não necessariamente buscando compor e gravar material novo. Eles podem ser como sugere o nome, amaldiçoados, mas jamais serão esquecidos.
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