Free

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 

Por Marcos Antônio Machado da Cruz

Tudo começou em 1967 quando Paul Rodgers (vocalista do Brown Sugar) e Paul Kossoff (guitarrista, na época tocando com o Black Cat Bones), resolvem montar juntos uma nova banda. Kossoff chama então o batera Simon Kirke, seu companheiro de banda, para trocar idéia com Rodgers. Marcam então um encontro num "pub" inglês, e a conversa foi tão boa que acabaram saindo nesta mesma noite à procura de um baixista para a banda. Eis que se encontram com John Mayall, que lhes propõe um jovem de apenas 16 anos de idade apaixonado por blues chamado Andy Fraser. Começam fazendo jam-sessions nos pubs ingleses, ainda sem um nome definido. Acabaram chamando a atenção de Alexis Korner que resolve "adotá-los", inclusive tendo batizado-os de "Free" e os recomenda à Chris Blackwell, todo-poderoso chefão da Island Records que fica encantado com o estilo de blues pesadão da banda. Acabam assinando um contrato e logo em seguida lançam seu primeiro (e clássico) disco: "Tons Of Sobs". Saem então em turnê inicialmente abrindo para o Blind Faith de Eric Clapton, depois seguem pela Europa tocando junto com Spooky Tooth e Jethro Tull.

5000 acessosUltimate Guitar: as 28 canções mais sombrias de todos os tempos5000 acessosMarilyn Manson: vocalista revela suas estranhas fobias sexuais

No final de 69 lançam mais um lp, intitulado somente "Free", seguindo a mesma linha do primeiro. Prosseguem fazendo shows e cada vez angariando mais fãs.

Em 1970 lançam mais um petardo, o "Fire And Water" que possui o maior sucesso do Free, a faixa "All Right Now". A banda atinge seu auge a nível de popularidade. Lançam mais um bom disco em 1971, o "Highway", porém brigas internas acabam separando os membros da banda neste mesmo ano, ao mesmo tempo em que saía o excepcional "Free Live" uma amostra do poder de fogo da banda ao vivo!

Acabam os quatro formando projetos paralelos, Rodgers monta o "Peace", e Fraser o "Toby", ambas bandas que não chegaram à gravar nenhum disco (N.A.: prá dizer a verdade não conseguí descobrir quantos nem quem eram os componentes!) e Kossoff e Kirke montam juntos com John Rabbit (vocais) e Tetsu Yamaucht (baixo) o "Kossoff, Kirke, Tetsu e Rabbit", que rende um disco homônimo em 1972.

Menos de um ano depois os quatro resolvem retomar o Free, e lançam o "Free At Last", um trabalho bem inferior aos anteriores. Logo após a turnê de lançamento deste disco Fraser resolve deixar a banda para formar o "Sharks". Entram no seu lugar nossos velhos conhecidos Tetsu e Rabbit. Kossoff começa a ter problemas com drogas pesadas, e acaba criando problemas para a banda. Mesmo assim em 1973 ainda lançam mais um petardo, o "Heartbreaker", que trouxe mais um clássico, a faixa "Wishing Well".

Em 1974 Kossoff sai definitivamente da banda, e chamam Wendell Richardson em seu lugar. Porém não chegam a gravar nenhum disco com esta formação, e o Free encerra suas atividades em definitivo.

Fraser segue mais um tempo com o Sharks, chegando à lançar dois discos; depois em 76 segue carreira solo; Rodgers e Kirke vão para o Bad Company; posteriormente Rodgers sai em carreira solo, participa do "The Firm" de Jimmy Page, e depois retorna à carreira solo, lançando alguns excelentes discos.

Kossoff monta o "Backstreet Crawler" em 1974, e grava dois bons discos, até sua morte em 19 de março de 1976, se tornando mais uma lenda na história do Rock.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Free"

Top 10Top 10
Bandas importantes com menos de 10 discos lançados

Total GuitarTotal Guitar
Os 20 melhores riffs de guitarra da história

Pré-Clube dos 27Pré-Clube dos 27
10 astros do rock que morreram antes dos 27 anos

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Free"

Ultimate GuitarUltimate Guitar
As 28 canções mais sombrias de todos os tempos

Marilyn MansonMarilyn Manson
Vocalista revela suas estranhas fobias sexuais

Sexo e RockSexo e Rock
Músicas com conotação sexual

5000 acessosBon Jovi: o mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"5000 acessosEddie Van Halen: falando sobre o solo de "Beat It"5000 acessosBruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose5000 acessosHeavy Metal para crianças: os 10 melhores covers mirins5000 acessosIron Maiden: Quais os melhores álbuns de estúdio da banda?5000 acessosMachine Head: teria o A7X plagiado a imagem usada no palco?

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online