Free
Postado em 06 de abril de 2006
Por Marcos Antônio Machado da Cruz
Tudo começou em 1967 quando Paul Rodgers (vocalista do Brown Sugar) e Paul Kossoff (guitarrista, na época tocando com o Black Cat Bones), resolvem montar juntos uma nova banda. Kossoff chama então o batera Simon Kirke, seu companheiro de banda, para trocar idéia com Rodgers. Marcam então um encontro num "pub" inglês, e a conversa foi tão boa que acabaram saindo nesta mesma noite à procura de um baixista para a banda. Eis que se encontram com John Mayall, que lhes propõe um jovem de apenas 16 anos de idade apaixonado por blues chamado Andy Fraser. Começam fazendo jam-sessions nos pubs ingleses, ainda sem um nome definido. Acabaram chamando a atenção de Alexis Korner que resolve "adotá-los", inclusive tendo batizado-os de "Free" e os recomenda à Chris Blackwell, todo-poderoso chefão da Island Records que fica encantado com o estilo de blues pesadão da banda. Acabam assinando um contrato e logo em seguida lançam seu primeiro (e clássico) disco: "Tons Of Sobs". Saem então em turnê inicialmente abrindo para o Blind Faith de Eric Clapton, depois seguem pela Europa tocando junto com Spooky Tooth e Jethro Tull.
No final de 69 lançam mais um lp, intitulado somente "Free", seguindo a mesma linha do primeiro. Prosseguem fazendo shows e cada vez angariando mais fãs.
Em 1970 lançam mais um petardo, o "Fire And Water" que possui o maior sucesso do Free, a faixa "All Right Now". A banda atinge seu auge a nível de popularidade. Lançam mais um bom disco em 1971, o "Highway", porém brigas internas acabam separando os membros da banda neste mesmo ano, ao mesmo tempo em que saía o excepcional "Free Live" uma amostra do poder de fogo da banda ao vivo!
Acabam os quatro formando projetos paralelos, Rodgers monta o "Peace", e Fraser o "Toby", ambas bandas que não chegaram à gravar nenhum disco (N.A.: prá dizer a verdade não conseguí descobrir quantos nem quem eram os componentes!) e Kossoff e Kirke montam juntos com John Rabbit (vocais) e Tetsu Yamaucht (baixo) o "Kossoff, Kirke, Tetsu e Rabbit", que rende um disco homônimo em 1972.
Menos de um ano depois os quatro resolvem retomar o Free, e lançam o "Free At Last", um trabalho bem inferior aos anteriores. Logo após a turnê de lançamento deste disco Fraser resolve deixar a banda para formar o "Sharks". Entram no seu lugar nossos velhos conhecidos Tetsu e Rabbit. Kossoff começa a ter problemas com drogas pesadas, e acaba criando problemas para a banda. Mesmo assim em 1973 ainda lançam mais um petardo, o "Heartbreaker", que trouxe mais um clássico, a faixa "Wishing Well".
Em 1974 Kossoff sai definitivamente da banda, e chamam Wendell Richardson em seu lugar. Porém não chegam a gravar nenhum disco com esta formação, e o Free encerra suas atividades em definitivo.
Fraser segue mais um tempo com o Sharks, chegando à lançar dois discos; depois em 76 segue carreira solo; Rodgers e Kirke vão para o Bad Company; posteriormente Rodgers sai em carreira solo, participa do "The Firm" de Jimmy Page, e depois retorna à carreira solo, lançando alguns excelentes discos.
Kossoff monta o "Backstreet Crawler" em 1974, e grava dois bons discos, até sua morte em 19 de março de 1976, se tornando mais uma lenda na história do Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
O melhor disco da história do thrash metal, segundo a Kerrang!
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"
Paul McCartney diz que John Lennon podia ser "um completo idiota" em algumas coisas
A música do Sepultura inspirada no Raimundos
Jimmy Page revela quem ele considera o guitarrista mais completo de todos os tempos
A história do hit do Raimundos inspirado em quando Rodolfo "descobriu que a vida é boa"


A única banda dos anos 1960 que a indústria não sacaneou, segundo Paul Rodgers
A banda setentista que criou seu maior clássico após um show desastroso
O cantor que Brian Johnson considera tudo o que um vocalista de rock deveria ser
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



